Publicidade

Questões sobre os Capitães da Areia, com Respostas

 Questões sobre os Capitães da Areia



Capitães da Areia foi escrito por: 
a) Jorge Amado
b) José de Alencar
c) Machado de Assis
d) Ruy Barbosa


2) Sobre a obra Capitães da areia é incorreto afirmar
a) A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema.
b) Este livro foi escrito na primeira fase da carreira de Jorge Amado, e notam-se grandes preocupações sociais.
c) As autoridades e o clero são retratados, em geral, como preocupados com a comunidade e não são responsáveis pelos males. 
d) Os Capitães da Areia são heróicos, "Robin Hood” que tiram dos ricos e guardam para si (os pobres). 
 
3) Assinale a alternativa ERRADA
a) Em Capitães da Areia temos a "cidade alta" como cenário principal. E também as ruas e as areias das praias de Salvador.
b) Capitães da Areia trata da vida de crianças em família que viviam nos lares da Classe Média baiana.
c) Os motivos que as uniram os garotos eram os mais variados: ficaram órfãs, foram abandonadas, ou fugiram dos abusos e maus tratos recebidos em casa.  
 d)  Aproximadamente quarenta meninos de todas as cores, entre nove e dezesseis anos, dormiam nas ruínas do velho trapiche.

4) Analise os itens
 I - Pedro Bala Era um jovem loiro de 15 anos, que tinha um corte no rosto. Era o chefe dos Capitães da Areia, ágil, esperto, respeitador e sabia respeitar a todos. 
II - Pedro Bala é o chefe de um grupo de jovens arruaceiros que roubam para sobreviver.
Está(ão) correto(s)
a) Somente I
b) Somente II
c) I e II
d) Nenhum dos itens
 
 5) Um garoto magro, inteligente, calmo e o único que sabia ler no grupo. Era quem planejava os roubos dos Capitães da Areia. Depois de muito tempo aceitou um convite e foi pintar no Rio de Janeiro. O personagem é
a) Professor
b) Pedro Bala
c) Gato
d) Sem Pernas
 
6) Em Capitães da Areia  há um personagem pequeno para sua idade, coxo de uma perna, agressivo, individualista. Era quem penetrava nas casas de família fingindo ser um pobre órfão com o objetivo de descobrir os lugares da casa onde ficavam os objetos de valor; depois fugia e os Capitães da Areia assaltavam a casa. Seu destino foi suicidar-se atirando-se do parapeito do elevador Lacerda, pelo ódio que nutria pela polícia baiana.
a) Professor
b) Pedro Bala
c) Gato
d) Sem Pernas

 7) Era um negro alto, forte e burro. Era também o defensor dos meninos pequenos do grupo. Era figura importante no grupo e realizava os mais audaciosos furtos ao lado de Bala; seu destino foi se mandar como ajudante num navio.
 a) Professor
b) João Grande
c) Gato
d) Sem Pernas

 8) A narrativa se desenrola, exceto:
a) no Trapiche; 
b) no Pelourinho
c) no Terreiro de Jesus (na época era lugar de destaque comercial de Salvador); onde os meninos circulavam na esperança de conseguirem dinheiro e comida devido ao trânsito de pessoas que trabalhavam lá e passavam por lá; 
d) no Corredor da Vitória, área nobre de Salvador, local visado pelo grupo porque lá habitavam as pessoas da alta sociedade baiana, como o comendador mencionado no início da narrativa.
 
 

9) Analise os itens  
I - A obra "Capitães da Areia" é narrada na terceira pessoa;. O narrador se comporta, durante todo o desenvolvimento do tema, de maneira indiferente, criando e narrando os acontecimentos sem se envolver diretamente com eles.
II - Capitães da Areia é um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os únicos que se relacionam com eles são Padre José Pedro e uma mãe-de-santo. 
 Está(ão) correto(s)
a) Somente I
b) Somente II
c) I e II
d) nenhum dos itens
 
10) Assinale a alternativa ERRADA
a) Eles se relacionam bem com o padre José Pedro, mas não com a Mãe de Santo D. Aninha. do candomblé, capoeira e respeitavam a igreja.
b) A justiça se mostrava indiferente ao Capitães da Areia só se preocupando com eles quando roubavam alguém importante.
c) A igreja também não se mostrava preocupada com os Capitães da Areia. Apenas o padre José Pedro se interessava em ajudá-los. 
d) A imprensa fazia o papel de          porta-voz de problemas relacionados aos Capitães da Areia; mas o espaço era sempre e mais destacado quando o material era para acusá-los.
 

Questões sobre os Capitães da Areia

Veja também

Gabarito das questões sobre Capitães da Areia


  1. A
  2. C
  3. B
  4. C
  5. A
  6. D
  7. B
  8. B
  9. C
  10. A


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.