Publicidade

Resenha do Livro: A Bíblia da Humanidade de Anthero de Quental | Download PDF

Resenha do Livro "A Bíblia da Humanidade" de Antero de Quental

"A Bíblia da Humanidade," escrito pelo poeta e filósofo português Antero de Quental, é uma obra de destaque no movimento do Realismo e do Positivismo em Portugal. Publicada em 1872, esta obra apresenta uma visão crítica e filosófica do mundo e da sociedade, abordando temas como ciência, progresso, religião e moralidade.

Publicidade

Contexto Histórico e Literário:

Antero de Quental é conhecido como um dos principais representantes da Geração de 70 em Portugal, que buscava reformar a sociedade e a cultura portuguesas. O livro "A Bíblia da Humanidade" reflete a influência do Positivismo de Auguste Comte, bem como a rejeição das estruturas tradicionais, incluindo a religião.


Estrutura da Obra:

"A Bíblia da Humanidade" é composta por vinte e duas epístolas que exploram diferentes aspectos da sociedade e do pensamento humano. Cada epístola aborda um tópico específico, como ciência, filosofia, moralidade e progresso, e é escrita em forma de versos rimados.


Temas e Tópicos Relevantes:


Positivismo e Razão: Antero de Quental enfatiza a importância da razão e da ciência como guias para a compreensão do mundo, desafiando a autoridade da religião tradicional.


Crítica Religiosa: A obra questiona a influência da religião na sociedade, defendendo uma abordagem secular e cética em relação às doutrinas religiosas.


Ciência e Progresso: Antero de Quental exalta o papel da ciência como motor do progresso humano, destacando a necessidade de abandonar antigas superstições.


Moralidade e Ética: O autor discute a moralidade em um contexto secular, argumentando que a ética deve se basear na razão e no bem da humanidade.


Ceticismo: A obra é permeada por um tom cético, questionando dogmas e tradições em busca de uma compreensão mais profunda da existência humana.


Estilo Literário:

Antero de Quental utiliza uma linguagem poética e eloquente para expressar suas ideias filosóficas e críticas sociais. A rima e a métrica dos versos conferem à obra um caráter lírico e melódico.


Impacto e Legado:

"A Bíblia da Humanidade" teve um impacto significativo na literatura e no pensamento em Portugal, influenciando gerações posteriores de escritores e intelectuais. A obra representa um marco na transição do romantismo para o realismo e positivismo em Portugal.


Conclusão:

"A Bíblia da Humanidade" de Antero de Quental é uma obra literária e filosófica de grande importância, que desafia as estruturas tradicionais e defende uma visão secular e científica do mundo. Com sua linguagem poética e ideias profundas, o livro continua a ser lido e debatido, permanecendo relevante para os leitores interessados em filosofia, crítica social e literatura portuguesa do século XIX

Download do livro original aqui


Livro: A Bíblia da Humanidade de Anthero de Quental
Veja também


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.