Publicidade

Resenha do Livro Os Trabalhadores do Mar de Victor Hugo Tradutor: Machado de Assis | PDF

Resenha do Livro "Os Trabalhadores do Mar" de Victor Hugo, Traduzido por Machado de Assis


"Os Trabalhadores do Mar" é uma obra literária clássica escrita por Victor Hugo, um dos mais renomados autores franceses do século XIX. Publicado originalmente em 1866, este romance é uma das obras mais significativas da literatura francesa e aborda temas como o mar, a solidão, o heroísmo e o destino humano.

Contexto Histórico e Literário:

Victor Hugo é conhecido por sua contribuição ao movimento romântico francês e por sua habilidade em abordar questões sociais e filosóficas em suas obras. "Os Trabalhadores do Mar" foi escrito durante seu exílio na ilha de Guernsey, e sua experiência na pequena ilha do Canal da Mancha influenciou a ambientação e os temas do livro.

Enredo e Personagens:


Gilliat: O protagonista da história, um pescador corajoso e solitário que se torna o herói relutante ao enfrentar os perigos do mar e uma misteriosa máquina abandonada.
Deruchette: A bela sobrinha do dono do barco, objeto do amor de Gilliat.
Lethierry: O dono do barco naufragado e tio de Deruchette.
Clubin: O antagonista da história, um membro da tripulação que trai seus companheiros.

Temas e Tópicos Relevantes:


O Mar como Força e Metáfora: O mar desempenha um papel fundamental na narrativa, representando tanto a força bruta da natureza quanto os desafios da vida.
Solidão e Isolamento: Gilliat enfrenta a solidão na ilha de Guernsey e sua luta solitária contra o mar e a máquina abandonada.
Heroísmo e Destino: O personagem de Gilliat personifica o heroísmo relutante, à medida que enfrenta desafios aparentemente insuperáveis por um senso de dever.
Amor e Altruísmo: O amor de Gilliat por Deruchette e sua determinação em protegê-la impulsionam grande parte da trama.
Conflito Moral: O livro explora o conflito moral enfrentado por Gilliat ao decidir entre o amor por Deruchette e a necessidade de confrontar Clubin.
Estilo Literário:
Victor Hugo é conhecido por seu estilo literário grandioso e poético. Sua prosa é rica em descrições detalhadas, metáforas vívidas e simbolismo. O autor usa a natureza e o ambiente marítimo como elementos simbólicos para transmitir as emoções e os dilemas dos personagens.


Publicidade

Impacto e Legado:

"Os Trabalhadores do Mar" é uma obra que continua a ser lida e estudada em todo o mundo, apreciada por sua profundidade temática, estilo literário e a complexidade de seus personagens. A tradução de Machado de Assis para o português ajudou a popularizar a obra no Brasil e contribuiu para seu reconhecimento como um clássico da literatura mundial.

Conclusão:

"Os Trabalhadores do Mar" é uma obra-prima literária que mergulha profundamente na condição humana, explorando temas como solidão, heroísmo e amor. Victor Hugo, com seu estilo literário impressionante, constrói uma narrativa envolvente que perdura através do tempo, tornando-a uma leitura essencial para os amantes da literatura clássica. A tradução de Machado de Assis para o português também enriquece a apreciação dessa obra atemporal.

Download do livro original aqui


Os Trabalhadores do Mar  Autor: Victor Hugo  Tradutor: Machado de Assis

Veja também


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.