Publicidade

Resenha do Livro: Papeis Avulsos de Machado de Assis

 Livro: Papeis Avulsos  de Machado de Assis 


"Papéis Avulsos" é uma coletânea de contos escritos por Machado de Assis, publicada em 1882. A obra reúne histórias curtas que abrangem diversos temas, como a vida urbana, a sociedade do século XIX no Brasil e o cotidiano dos personagens. Machado de Assis demonstra em "Papéis Avulsos" sua habilidade na escrita de contos, apresentando personagens carismáticos e situações surpreendentes ao longo das histórias. Além disso, a obra é marcada pela presença de ironia e sátira, elementos que tornam a leitura ainda mais interessante e divertida. "Papéis Avulsos" é considerado um marco da literatura brasileira e é amplamente reconhecido como uma das obras mais importantes de Machado de Assis.

Publicidade

Resenha do Livro "Papéis Avulsos" de Machado de Assis


"Papéis Avulsos" é uma coletânea de contos escrita por Machado de Assis, um dos mais importantes autores da literatura brasileira do século XIX. Publicado pela primeira vez em 1882, este livro reúne algumas das histórias mais notáveis e representativas da maestria literária de Machado de Assis.

Contexto Histórico e Literário:

Machado de Assis é conhecido por seu papel central no movimento realista brasileiro, que trouxe uma abordagem mais objetiva e crítica à literatura. "Papéis Avulsos" é uma obra que marca a transição do autor do romantismo para o realismo, refletindo seu amadurecimento literário.

Contos Notáveis:


"O Alienista": Neste conto, o autor critica a suposta busca pela razão absoluta na sociedade e como essa busca pode levar à loucura. É uma sátira brilhante da mentalidade cientificista do século XIX.
"A Igreja do Diabo": Machado de Assis cria uma narrativa mordaz e irônica, onde o Diabo funda sua própria igreja para combater a igreja tradicional, explorando temas como religião, moralidade e hipocrisia.
"O Enfermeiro": Um conto que aborda o tema do amor não correspondido e como isso pode afetar a psique humana. Machado de Assis tece uma narrativa psicológica rica e complexa.
"O Caso da Vara": Uma história que lida com questões de casamento e traição, explorando as complexidades das relações interpessoais e dos códigos de conduta da sociedade da época.
Estilo Literário:
Machado de Assis é conhecido por seu estilo literário sofisticado, caracterizado pelo uso brilhante da ironia e da sátira. Seus contos frequentemente exploram questões filosóficas e psicológicas, e ele usa uma linguagem precisa e concisa para criar narrativas cativantes.

Temas e Tópicos Relevantes:


Crítica Social: Machado de Assis frequentemente critica as instituições sociais, como a ciência, a religião e o casamento, revelando as contradições e absurdos da sociedade de sua época.
Psicologia dos Personagens: Muitos dos contos de "Papéis Avulsos" exploram a psicologia dos personagens, revelando suas motivações e conflitos internos.
Ironia e Sátira: O autor usa a ironia e a sátira de maneira magistral para questionar valores e crenças tradicionais.

Impacto e Legado:

"Papéis Avulsos" é uma obra fundamental na literatura brasileira e continua a ser estudada e apreciada tanto por seu valor literário quanto por sua crítica social e psicológica. A capacidade de Machado de Assis de criar narrativas que são ao mesmo tempo profundas e irônicas estabelece um padrão elevado para a literatura brasileira e mundial.

Conclusão:

"Papéis Avulsos" é uma coleção de contos que demonstra a habilidade excepcional de Machado de Assis como contador de histórias e crítico social. Os temas atemporais e a abordagem sofisticada do autor tornam este livro uma leitura essencial para quem deseja explorar a literatura brasileira e refletir sobre questões humanas universais. Cada conto é uma obra-prima por si só, contribuindo para o legado duradouro de Machado de Assis na literatura mundial.

Download do Livro aqui
Os Trabalhadores do Mar  Autor: Victor Hugo  Tradutor: Machado de Assis


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.