Publicidade

Resenha do Livro A Mao e A Luva Machado de Assis

 A Mao e A Luva Machado de Assis


"A Mão e a Luva" é um livro escrito por Machado de Assis e publicado em 1874. A obra é considerada um dos primeiros romances do autor e apresenta uma sátira da sociedade carioca do século XIX. A trama se desenvolve ao redor de um casal, Felisberto e Luíza, cujo relacionamento é afetado pelo dinheiro e pelos valores sociais da época. Luíza é retratada como uma jovem superficial, que se preocupa com aparências e riquezas, enquanto Felisberto é retratado como um homem confuso e insatisfeito com a vida. A obra é marcada por um tom irônico e satírico, o que torna a leitura ainda mais interessante e divertida. "A Mão e a Luva" é considerado uma das obras mais importantes de Machado de Assis e é amplamente reconhecido como um dos mais expressivos representantes da literatura realista no Brasil.

Publicidade

"A Mão e a Luva" é um dos primeiros romances de Machado de Assis, escrito em 1874. Nesta obra, o autor aborda temas como o amor, o casamento, a ambição social e a busca pela realização pessoal. É um romance que revela a maestria literária do autor desde os primeiros passos de sua carreira.

Contexto Histórico e Literário:

O livro foi escrito durante o período do romantismo brasileiro, mas já mostra traços do realismo que caracterizaria as obras posteriores de Machado de Assis. Este romance é uma transição entre esses dois movimentos literários, refletindo a evolução do autor como escritor.

Personagens Notáveis:


Guiomar: A protagonista da história, uma jovem bela e virtuosa que desperta o interesse de vários pretendentes.
Estevão: Um homem ambicioso e apaixonado por Guiomar, que almeja ascender socialmente através do casamento com ela.
Jorge: Um amigo de Estevão, também apaixonado por Guiomar, mas que possui uma personalidade mais tranquila e sensata.

Os principais personagens de "A Mão e a Luva" são:


Felisberto - personagem masculino, retratado como um homem insatisfeito e confuso com a vida.

Luíza - personagem feminina, retratada como uma jovem superficial, que se preocupa com aparências e riquezas.

Marilda - irmã de Luíza, apaixonada por Felisberto.

Sr. P., Sra. P. - um casal rico e distinto da sociedade carioca, amigos de Luíza.

Conde de Mauá - personagem importante da sociedade carioca, retratado como um homem arrogante e convencido.

Temas e Tópicos Relevantes:


Amor e Ambição: O cerne da história gira em torno das relações amorosas e das ambições sociais dos personagens principais, especialmente Estevão.
Casamento e Realização Pessoal: O livro explora a ideia de que o casamento pode ser uma forma de alcançar a realização pessoal e social, mas também mostra suas complexidades e desafios.
Conflito de Interesses: O triângulo amoroso entre Guiomar, Estevão e Jorge cria um conflito central na trama, ilustrando as tensões entre o coração e a ambição.

Estilo Literário:

Machado de Assis exibe sua característica prosa cuidadosamente elaborada, com diálogos perspicazes e narrativa detalhada. O autor utiliza de ironia e sátira para analisar as motivações e os desejos dos personagens.

Narrativa e Estrutura:

A narrativa é em terceira pessoa e permite que o leitor tenha acesso aos pensamentos e sentimentos dos personagens principais. A história é bem estruturada e se desenrola de maneira equilibrada, mantendo o interesse do leitor.

Impacto e Legado:

"A Mão e a Luva" é um marco na literatura brasileira, pois revela o talento literário emergente de Machado de Assis. A obra não apenas fornece insights sobre a sociedade da época, mas também apresenta questões universais relacionadas ao amor e à busca por uma vida significativa.

Conclusão:

"A Mão e a Luva" é uma obra literária que não apenas captura a essência do romantismo e do realismo, mas também destaca o estilo único de Machado de Assis como escritor. Seus personagens complexos e suas reflexões sobre amor, ambição e casamento continuam a ressoar com os leitores modernos, tornando este romance uma leitura valiosa para quem deseja explorar a riqueza da literatura brasileira

Download do livro aqui
Os Trabalhadores do Mar  Autor: Victor Hugo  Tradutor: Machado de Assis
Veja também


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.