Publicidade

Machado de Assis - Historias Sem Data - (Português)

Historias Sem Data Joaquim Maria Machado de Assis



Resenha do Livro "Machado de Assis - Histórias Sem Data"


Introdução
"Histórias Sem Data" é uma coletânea de contos escrita pelo renomado autor brasileiro Machado de Assis. Publicada originalmente em 1884, a obra reúne uma série de contos que exploram temas variados, mostrando a versatilidade literária e a habilidade de Machado de Assis em criar narrativas cativantes e reflexivas.

Publicidade

Contexto Histórico e Artístico

A obra de Machado de Assis se insere em um período de transição na literatura brasileira, marcado pelo Realismo e pelo Naturalismo. Machado é frequentemente considerado um dos maiores escritores brasileiros e é conhecido por sua análise perspicaz da sociedade e das relações humanas.

Conteúdo e Estrutura

"Histórias Sem Data" é composto por 18 contos curtos, cada um explorando diferentes aspectos da vida e da sociedade brasileira da época. Os contos são independentes, o que permite ao leitor saborear a diversidade de estilos, temas e personagens apresentados por Machado de Assis.

Entre os contos notáveis estão "A Causa Secreta", que aborda as obsessões humanas, e "O Enfermeiro", que explora a influência do ambiente sobre a mente. A obra também inclui contos mais leves e humorísticos, como "Pai Contra Mãe", que satiriza a escravidão.

Temas Centrais


Psicologia Humana - Muitos contos de Machado de Assis exploram os aspectos mais profundos da psicologia humana, revelando as motivações, neuroses e fraquezas dos personagens.

Crítica Social - O autor frequentemente critica a sociedade brasileira de sua época, expondo problemas como a escravidão, a hipocrisia e as desigualdades sociais.

Humor - Machado de Assis também demonstra seu dom para o humor, incorporando elementos cômicos em alguns contos para entreter o leitor.

Conclusão

"Histórias Sem Data" de Machado de Assis é uma coletânea de contos que oferece uma visão multifacetada da sociedade brasileira do século XIX. A habilidade do autor em explorar a psicologia humana e em fazer críticas sociais perspicazes se destaca em cada história.

A obra é uma leitura cativante e envolvente, que continua relevante até hoje. Ela convida os leitores a refletirem sobre questões humanas universais, ao mesmo tempo em que proporciona uma visão valiosa da história e da cultura brasileira da época.

"Histórias Sem Data" é uma contribuição significativa para a literatura brasileira e é uma leitura indispensável para aqueles que desejam explorar a genialidade literária de Machado de Assis e sua capacidade de capturar a complexidade da condição humana.



Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.