Publicidade

Resenha de Historias Sem Data de Machado de Assis.

Resenha do Livro "Histórias Sem Data" de Machado de Assis


"Histórias Sem Data" é uma coletânea de contos escritos por Machado de Assis. O livro é composto por histórias curtas, que abrangem uma variedade de temas e gêneros literários, incluindo romance, humor, crítica social e fábula. Alguns dos contos mais conhecidos do livro são "O Espelho", "O Alienista", "O Enterro de Miss Penélope" e "O Cão". Cada história é única e oferece uma visão irônica e perspicaz da sociedade brasileira da época, explorando questões de identidade, relacionamentos, moralidade e preconceito.

"Histórias Sem Data" é uma obra fundamental na literatura brasileira, escrita pelo mestre Machado de Assis. A coletânea de contos apresenta uma ampla variedade de gêneros e temas, que vão desde o romance até a crítica social.

Os contos de Machado de Assis são conhecidos por sua ironia fina e perspicácia, e "Histórias Sem Data" não é exceção. Cada história é única e oferece uma visão irônica da sociedade da época, explorando questões de identidade, relacionamentos, moralidade e preconceito.

Além disso, o livro também apresenta a habilidade de Machado de Assis de criar personagens complexos e cativantes, que retratam as diversas camadas da sociedade da época.

Em resumo, "Histórias Sem Data" é uma leitura obrigatória para todos os fãs da literatura brasileira e para aqueles interessados em conhecer a habilidade e a perspicácia de Machado de Assis como escritor.

"Histórias sem Data" de Machado de Assis é uma coletânea de contos e crônicas que não apresentam personagens principais fixos ou recorrentes. Cada história apresenta personagens diferentes, geralmente retratando a vida urbana no Rio de Janeiro do século XIX. Alguns dos contos incluem personagens como um professor, um comerciante, um médico, um jornalista, entre outros.


Contexto Histórico e Literário:

O livro foi lançado durante o período em que o realismo estava firmemente estabelecido na literatura brasileira. Nesse contexto, Machado de Assis se destacava como uma das figuras mais importantes desse movimento literário, e "Histórias Sem Data" reflete claramente os princípios realistas em sua abordagem literária.

Estrutura da Obra:

A coletânea é composta por uma série de contos independentes, cada um explorando diferentes aspectos da vida cotidiana, das relações humanas e dos dilemas morais. Cada conto possui uma estrutura única, mas todos compartilham a característica de explorar a profundidade psicológica de seus personagens.

Temas e Tópicos Relevantes:


Psicologia Humana: A obra destaca a capacidade de Machado de Assis em analisar e retratar os complexos estados mentais de seus personagens, explorando suas motivações, conflitos e dilemas morais.
Ironia e Sátira: O autor utiliza a ironia de maneira sutil para criticar aspectos da sociedade da época, como a hipocrisia social e os valores morais contraditórios.
Amor e Relacionamentos: Vários contos abordam temas relacionados ao amor e aos relacionamentos, mostrando as complexidades das interações humanas.

Estilo Literário:

Machado de Assis demonstra seu estilo literário característico, com uma prosa elegante e precisa. Sua narrativa é frequentemente permeada de ironia, o que acrescenta profundidade aos personagens e às situações apresentadas.

Narrativa e Estrutura dos Contos:

Cada conto possui sua própria narrativa e estrutura, variando desde histórias curtas e diretas até narrativas mais longas e elaboradas. Essa diversidade na estrutura dos contos permite ao autor explorar uma ampla gama de temas e estilos.

Personagens Memoráveis:

Os contos apresentam uma série de personagens memoráveis, cada um com suas peculiaridades e características únicas. Machado de Assis cria personagens que são reflexos da complexidade humana, tornando-os cativantes para o leitor.

Impacto e Legado:

"Histórias Sem Data" é uma obra que continua a ser estudada e apreciada até os dias de hoje. A habilidade de Machado de Assis em explorar a psicologia humana e sua maestria na escrita o tornam um dos autores mais importantes da literatura brasileira e mundial.

Conclusão:

"Histórias Sem Data" é uma coletânea de contos que demonstra a genialidade de Machado de Assis como escritor realista. Seus contos exploram temas universais, apresentando personagens complexos e dilemas morais que ressoam com o leitor contemporâneo. A obra é um testemunho duradouro do talento literário de Machado de Assis e de sua capacidade de analisar a natureza humana com perspicácia e profundidade.

Download do livro aqui


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.