Publicidade

Resenha do Livro "Dom Casmurro" de Machado de Assis

Resenha do Livro "Dom Casmurro" de Machado de Assis


"Dom Casmurro" é um romance escrito por Machado de Assis. A história se desenvolve em torno do personagem principal, Bento Santiago, que conta sua história de amor e desamor com Capitú. Bento é um homem introspectivo e descrente, que suspeita de traição por parte de Capitú e reflete sobre as relações humanas e a natureza do amor e da fidelidade. O livro explora temas como a identidade, a memória e a narrativa, e questiona a confiabilidade da narrativa de Bento e sua visão da realidade.

"Dom Casmurro" é uma obra considerada uma das mais importantes do autor Machado de Assis e do realismo brasileiro. O livro é conhecido por sua narrativa complexa e reflexiva, que questiona a verdade e a confiabilidade das narrativas pessoais. Além disso, aborda temas universais como o amor, a traição e a infidelidade de uma forma realista e sombria. A escrita de Machado de Assis é refinada e elegante, tornando a leitura de "Dom Casmurro" uma experiência enriquecedora e desafiadora para o leitor. É uma obra fundamental para quem deseja compreender a literatura brasileira e sua evolução ao longo do tempo.

Os principais personagens de "Dom Casmurro" de Machado de Assis são:


Bento Santiago (protagonista)
Capitu
Escobar
Ezequiel
Quincas Borba
Glória
Padre Cabral
Tícia
Lobo Neves.

Capitu é uma personagem feminina do livro "Dom Casmurro" de Machado de Assis. Ela é a amada de Bento Santiago, o protagonista da obra. Capitu é descrita como uma mulher bonita, charmosa e sedutora. No entanto, sua personalidade é ambígua e suas ações são questionáveis, o que leva Bento a duvidar da fidelidade dela. A relação de Bento e Capitu é o centro da trama, e a história é contada por meio dos pensamentos e lembranças de Bento. A figura de Capitu é um dos temas principais da obra, pois sua personalidade é um reflexo da complexidade do ser humano.

Contexto Histórico e Literário:

A obra foi escrita em um período em que o realismo e o naturalismo eram dominantes na literatura brasileira. Machado de Assis, um dos maiores expoentes desse movimento literário, usa "Dom Casmurro" para explorar a mente de seu protagonista de maneira psicologicamente intensa.

Estrutura da Obra:

O livro é narrado em primeira pessoa por Bento Santiago, mais conhecido como Bentinho. A narrativa é apresentada sob a forma de um longo monólogo, em que o protagonista reflete sobre sua vida e suas obsessões. A estrutura da obra é marcada por digressões e reflexões do narrador.

Temas e Tópicos Relevantes:


Ciúme e Obsessão: O cerne da trama gira em torno das dúvidas de Bentinho sobre a fidelidade de Capitu, sua esposa, e sua obsessão em descobrir se seu filho, Ezequiel, é realmente seu filho biológico.
Máscaras Sociais: A obra aborda como as pessoas podem esconder suas verdadeiras intenções e sentimentos por trás de máscaras sociais, criando uma atmosfera de ambiguidade e incerteza.
Narrador Confiável: O protagonista, Bentinho, é um narrador não confiável, o que deixa o leitor constantemente em dúvida sobre a veracidade de sua narrativa.

Estilo Literário:

Machado de Assis utiliza um estilo literário preciso e irônico, característico do realismo. Sua prosa elegante e sua capacidade de análise psicológica são marcantes em toda a obra.

Narrativa e Estrutura do Romance:

A narrativa é marcada por uma estrutura não linear, em que o narrador se distancia frequentemente da história principal para fazer digressões e reflexões. Isso cria uma complexidade na trama, aumentando o suspense e a ambiguidade.

Personagens Memoráveis:

Bentinho e Capitu são personagens icônicos da literatura brasileira. Suas personalidades complexas e a relação cheia de mistério entre eles tornam o romance inesquecível.

Interpretações e Debates:

"Dom Casmurro" gerou uma série de interpretações e debates ao longo dos anos, principalmente em relação à dúvida de Bentinho sobre a paternidade de seu filho e à possível traição de Capitu. A ambiguidade na narrativa levanta questões sobre confiabilidade do narrador e moralidade.

Impacto e Legado:

A obra de Machado de Assis é amplamente estudada e influenciou gerações de escritores. "Dom Casmurro" continua a ser lido e debatido, e a incerteza em torno da história de Bentinho e Capitu é um dos maiores enigmas da literatura brasileira.

Conclusão:

"Dom Casmurro" é uma obra-prima da literatura brasileira que explora de maneira magistral a psicologia humana, a dúvida e a obsessão. Machado de Assis constrói uma narrativa complexa que desafia a interpretação do leitor, tornando-a uma das obras mais intrigantes e discutidas da literatura brasileira e mundial.

Download do livro aqui


Os Trabalhadores do Mar  Autor: Victor Hugo  Tradutor: Machado de Assis

O psicologismo: os acontecimentos exteriores são considerados somente à medida que revelam o interior. 

As influências: de uma formação clássica e seguiu a ironia de Voltaire e o humor dos ingleses.

Os grandes arquétipos: (modelo de ser vivo, padrão exemplar) aparecem com relativa freqüência nas obras machadianas.  

Características Gerais: 
  • Linguagem simples, enxuta
  • Personagens sem problemas econômicos - ociosos - disponíveis
  • Análise da burguesia endinheirada com fumos de nobreza
  • Espaço: Rio de Janeiro - universal  e brasileiro
  • Tempo: século XIX – sociedade patriarcalista: o favor, o compadrio, as influências
  • Método: análise/observação da realidade física,
  • Psicológica – comportamental.
Veja também


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.