Publicidade

Diva José de Alencar | Resenha e Resumo

Diva José de Alencar


Título:  Diva

Autor: José de Alencar 

Categoria:  Literatura

Idioma:  Português


Diva José de Alencar 

 Resenha do livro "Diva" de José de Alencar


Introdução

"Diva" é uma das obras mais icônicas do escritor brasileiro José de Alencar, publicada originalmente em 1864. Este romance é uma representação fascinante do Romantismo brasileiro, explorando temas como o amor, o casamento por conveniência, a sociedade aristocrática do Brasil Imperial e o conflito entre a paixão e o dever.

Contexto Histórico e Social

O livro "Diva" foi escrito em um período de transformações sociais e políticas no Brasil, quando a sociedade imperial estava passando por mudanças significativas. José de Alencar retrata as classes aristocráticas e a influência europeia na cultura brasileira, bem como as tensões sociais e as expectativas impostas aos indivíduos da época.

Análise dos Personagens

José de Alencar cria personagens complexos que representam diferentes aspectos da sociedade brasileira do século XIX. Os personagens principais incluem:

Diva - A protagonista da história, Diva é uma jovem nobre que enfrenta o dilema entre seguir seu coração e casar-se por conveniência para salvar a honra da família. Sua personalidade forte e determinada a torna uma figura cativante.

Felisberto - O herói romântico da história, Felisberto é um homem nobre e apaixonado que luta contra os obstáculos impostos por sua classe social e pela família de Diva para estar com a mulher que ama.

Conde d'Aspramonte - O antagonista da trama, o Conde representa a sociedade aristocrática e suas convenções rígidas. Ele busca casar-se com Diva por razões financeiras e para manter a honra de sua família.

Temas Abordados

"Diva" aborda uma série de temas significativos que são característicos do Romantismo brasileiro:

Amor e Paixão - O romance destaca a intensidade dos sentimentos amorosos, explorando o conflito entre o coração e o dever social.

Casamento e Sociedade - O livro critica as convenções sociais da época, especialmente o casamento arranjado por motivos financeiros, que muitas vezes sacrificava a felicidade dos envolvidos.

Honra e Família - A noção de honra familiar é central na trama, pois Diva enfrenta a pressão de preservar a honra da família mesmo quando isso vai contra seus desejos pessoais.

Conclusão

"Diva" de José de Alencar é uma obra literária que continua a cativar leitores com sua representação vívida das complexidades do amor e do casamento em uma sociedade aristocrática do século XIX. A narrativa envolvente, os personagens bem desenvolvidos e os temas universais explorados tornam este romance uma leitura atemporal. Através da história de Diva e Felisberto, o autor nos convida a refletir sobre as tensões entre a paixão individual e as expectativas sociais, oferecendo uma visão rica da cultura brasileira da época.




Resumo 

Diva é um dos romances do escritor brasileiro José de Alencar. 

Em Diva a heroína Emília, bela e rica filha mimada de um capitalista carioca fica dividida e confusa frente ao amor de Augusto. 

Foi publicado em 1864. 

O romance urbano de Alencar segue muitas vezes o padrão do típico romance de folhetim, retratando a alta sociedade carioca com todas as suas belas fantasias de amor.

Diva narra a história de Emília Duarte. 

Emília é uma adolescente muito tímida e tem aversão a que estranhos a toquem, mas uma enfermidade a leva quase à morte. 

O narrador, em primeira pessoa, é o homem que a ama, Augusto Amaral. 

Augusto foi o médico que salvou sua vida quando ela era só uma menina feia e Emília ficam assim presos em jogos de amor, amizade e desprezo que são por vezes infantis e outras humilhantes.


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.