15 Questões de conhecimentos pedagógicos, com gabarito.

Questões de concurso para professor sobre conhecimentos pedagógicos, com gabarito.  Conhecimentos específicos de pedagogia para concurso público. conhecimentos pedagogicos para concurso de professor, questões com gabaritos sugeridas para profissionais da educação e professores do ensino infantil, fundamental e médio (Educação Básica). Simulado de conhecimentos especificos de provas anteriores.


Questões de conhecimentos pedagógicos, com gabarito.



Questões de conhecimentos pedagógicos, com gabarito.



Questões objetivas de conhecimentos pedagógicos


1 - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
A _____________ propõe uma educação focada no estudante, em que o professor se transforma em mediador do conhecimento, facilitador da aprendizagem, fazendo com que o aluno encontre nas propostas didáticas temas que venham ao encontro de suas experiências de vida. A avaliação se baseia na ______________ uma vez que o aluno é considerado a parte mais importante do processo de ensino-aprendizagem.
a) Pedagogia tecnicista; classificação.
b) Pedagogia nova; autoavaliação.
c) Pedagogia tradicional; resolução de questionários.
d) Pedagogia nova; mensuração.

2 - A Tendência Libertadora surge a partir das ideias de Paulo Freire (1921-1997) considerado pela crítica mundial como um dos maiores educadores do mundo contemporâneo, por sua luta em relação a uma educação popular de qualidade e seu objetivo de formar cidadãos conscientes, críticos e atuantes. Na Tendência Libertadora é correto afirmar que:
a) A educação considera o indivíduo como uma tabula rasa inserido em um mundo.
b) A educação possui caráter modelador do comportamento humano.
c) A educação deve ser dialogada entre professor e aluno.
d) A educação é baseada em conteúdos enciclopédicos e descontextualizados.

3 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação veio em atendimento aos preceitos constitucionais e resultou de um longo processo de tramitação destacando como um importante instrumento de concretização dos direitos educacionais. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale
(V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Caracterizou a educação como dever da família e do Estado.
( ) Introduziu a autonomia e flexibilização dos sistemas de ensino.
( ) Abriu espaço para a educação a distância e, principalmente a educação especial.
( ) Introduziu o ensino obrigatório a todas as crianças dos 7 aos 14 anos de idade.
( ) Estabeleceu o conceito de educação básica trazendo as creches para o sistema educacional.
( ) Introduziu normas favoráveis à expansão da educação de jovens e de adultos, estendendo os direitos a quem não teve oportunidade na idade própria.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
a) V, V, V, F, V, V.
b) V, F, V, V, F, V.
c) F, V, V, F, F, V.
d) V, V, V, V, V, F.


4 - (Curitiba 2009/UFPR) Sobre currículo em uma perspectiva crítica, considere as seguintes afirmativas:


1. É resultado de uma seleção histórica, feita a partir de um universo mais amplo de conhecimentos.
2. Expressa a determinação da administração do sistema de ensino sobre o que deve ser ensinado aos alunos.
3. Trata-se de um referencial para o trabalho pedagógico que expressa um conjunto de influências convergentes ou não, construído processualmente.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Apenas a afirmativa 3 é verdadeira.
d) Somente, são verdadeiras, as afirmativas 1 e 3 .
e) Somente, são verdadeiras, as afirmativas 1 e 2. 


5 - Segundo Vygotsky, é correto afirmar que a aprendizagem:
a) É produto da ação dos adultos que fazem a mediação no processo de aprendizagem das crianças.
b) É um processo construído internamente que depende do nível de desenvolvimento do sujeito.
c) É um processo de reorganização cognitiva onde os conflitos cognitivos são importantes no desenvolvimento.
d) É um processo de esquemas de assimilação da criança com atividades desafiadoras que provocam desequilíbrios.


06 - (Curitiba-2009/UFPR) Sobre a conexão entre conteúdo, forma e avaliação dos conhecimentos, considere as seguintes afirmativas:
1. A distinção entre a forma de ensinar o conteúdo e a de avaliá-lo é fundamental para que o aluno desenvolva a capacidade de estabelecer nexos e relações também a partir da forma.
2. Os instrumentos de avaliação devem expressar a coerência entre o que foi ensinado e o que está sendo avaliado, bem como entre os objetos pedagógicos e a própria avaliação.
3. É o cumprimento dos objetivos pedagógicos que deve dar legitimidade à avaliação da aprendizagem, e não os pontos de partida e os perfis apresentados pelos alunos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente o item 1 é verdadeiro.
b) Somente o item 2 é verdadeiro.
c) Somente o item 3 é verdadeiro.
d) São verdadeiros apenas os itens 1 e 2 .
e) São verdadeiros apenas os itens 2 e 3. 


7 - (Curitiba-2014/UFPR) A organização escolar em ciclos de aprendizagem demanda um olhar mais aprofundado sobre o processo de ensinoaprendizagem.
Acerca dessa temática, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsa (F):
( ) O processo de aprender foi ressignificado com os ciclos de aprendizagem, sendo necessário que o aluno aprenda a aprender, isto é, desenvolva as competências e as habilidades necessárias à construção autônoma do seu
próprio caminho na escola.
( ) Os ciclos de aprendizagem trouxeram a ideia de que os alunos não aprendem todos ao mesmo tempo e no mesmo ritmo, ainda que possuam idades próximas, e isso é importante para se (re)conhecerem as trajetórias individuais
dos estudantes, seus limites e possibilidades.
( ) Ensinar é uma ação universal e atemporal, pois se trata de conduzir o educando ao conhecimento, motivo pelo qual a organização da escola em ciclos de aprendizagem modifica a rotina avaliativa e de distribuição de alunos
nas etapas e turmas adequadas, mas não cobra uma alteração significativa no processo de ensino.
( ) A organização dos tempos escolares muda com os ciclos de aprendizagem, pois há uma nova noção sobre terminalidade e seriação. Logo, ocorre um alargamento dos tempos, e isso se traduz em uma flexibilização da
noção de critérios para aprovação/reprovação de alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F.
b) F – V – F – V.
c) V – F – F – V.
d) F – V – V – F.
e) F – F – V – V.


8 - (Curitiba-2014/UFPR) Os professores são chamados constantemente a discutirem, estudarem e elaborarem os planejamentos de suas atividades de ensino. É correto afirmar que essa cobrança advém:
a) da necessidade de responder às demandas avaliativas, pois o preenchimento dos formulários de planejamento é requisito para o bom desempenho da escola e do município/estado nos indicadores educacionais.
b) da compreensão de que esse planejamento implica seleção de conteúdos, de procedimentos metodológicos e avaliativos, recursos, organização do tempo e dos espaços, e isso quer dizer que se trata de tomadas de decisão sobre a parte mais importante da ação escolar: a aula.
c) da busca pelo equilíbrio entre meios e fins, recursos e objetivos, pois a escola, como qualquer outra organização coletiva, necessita de um conjunto de procedimentos padronizados, de maneira a dar as melhores condições de qualidade educacional a alunos e professores.
d) da constante luta pela previsão das ações futuras, ou pelo menos para a preparação para lidar com as situações futuras. Assim, e especialmente, o planejamento é necessário para lidar com as situações adversas, difíceis de se estimar e de se enfrentar.
e) da busca pela eliminação do risco ou do erro, isto é, a necessidade de planejar está conectada diretamente ao conhecimento prévio dos erros do passado e/ou dos riscos do futuro. Assim, o planejamento define as melhores estratégias para evitar repetição daqueles e desvio destes.



9 - A Declaração de Jomtien está em consonância com as diretrizes e objetivos traçados por organismos internacionais. Em relação ao artigo nº 03, universalizar o acesso à educação e promover a equidade, é correto afirmar que:
a) As populações das periferias urbanas e zonas rurais devem sofrer restrições ao acesso à escola.
b) Os programas educacionais devem atender exclusivamente a educação infantil.
c) A educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos.
d) A educação básica é exclusiva a criança na faixa etária de seis a doze anos de idade.

10 - A expressão “Educação Ambiental” surgiu nos anos 70, com a problemática ambiental. Em relação à educação ambiental é correto afirmar que:
a) É específica da educação infantil e do ensino fundamental.
b) Deve estar presente em todos os segmentos e níveis da educação formal.
c) Deve ser implantada como uma disciplina do currículo escolar.
d) É exclusivamente informativa não incutindo uma consciência crítica no aluno.

11.  (St Ant.doGrama/MG 2017) Para DELORS, Jacques: Em nossa sociedade atual, pensar-se na educação ao longo da vida e para a vida, numa altura em que os sistemas educativos formais tendem a privilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento de outras formas de aprendizagem, importa conceber a educação como um todo. Esta perspectiva deve, no futuro, inspirar e orientar as reformas educativas, tanto em nível da elaboração de programas como da definição de novas políticas pedagógicas. Esta linha de
pensamento, a educação ao longo de toda a vida, baseia-se em quatro pilares. Que são:
a) Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos, Aprender a ser;
b) Aprender a conviver, Aprender a fazer, Aprender a nortear valores, Aprender a ser;
c) Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conceber a educação, Aprender a ser;
d) Aprender a conviver, Aprender a fazer, Aprender a conviver com o grupo familiar, Aprender a ser.


12. (St Ant.doGrama/MG 2017)O professor representa a sociedade, exercendo um papel de mediação entre o indivíduo e a sociedade. As habilidades de relacionamento interpessoal e social são apreendidas e desenvolvidas na sala de aula:
a) No viver junto;
b) Somente pela gerência feita pelo professor;
c) Somente pela aplicação de técnicas pedagógicas;
d) Somente pela boa vontade dos alunos.


13. (São José SC/2013) A “Pedagogia Progressista” tem entre seus pressupostos:
a. ( ) Refutar os ideais da teoria crítica, por não admitir que a educação tem uma finalidade sociopolítica.
b. ( ) Reconhecer a escola como parte dos cenários sociais, políticos e culturais, e situar nela os espaços de contradição que apontam a possibilidade
de transformação social.
c. ( ) Recusar a educação como dimensão formativa que possibilite a compreensão da realidade histórico-social e explicite o papel de intervenção do sujeito na realidade.
d. ( ) Contestar a reflexão crítica como instrumento de luta dos professores, associados com outras práticas sociais emancipatórias.
e. ( ) Formar o indivíduo para atender, prioritariamente, as exigências do mercado na sociedade contemporânea.


14. (Martinópole 2015) O currículo assume o papel de nomear, classificar, posicionar e hierarquizar os conteúdos, principalmente no que diz respeito ao livro didático, extremamente utilizado nas escolas públicas e particulares do Brasil. Sobre o livro didático é CORRETO afirmar:
a) O livro didático não contém aspectos culturais do país.
b) O livro didático é neutro, estando livre de ideologias.
c) O livro didático é um instrumento pedagógico completo, podendo se dispensar a figura do professor.
xd) Existem três categorias de usuários ou consumidores do livro didático: o Estado, que compra o livro; o professor, que o escolhe e o utiliza como instrumento pedagógico e o aluno, que tem o livro como indispensável para o seu aprendizado.

15. São Técnicas pedagógicas desenvolvida por Freinet, EXCETO:
a) A Aula-Passeio.
xb) O momento recreativo.
c) A Auto-avaliação.

d) A Auto-correção.

Gabarito das questões de conhecimentos pedagógicos



Outras questões sobre conhecimentos pedagógicos


1 - (Colombo 2016) Contemporaneamente, há intenso debate sobre como compreender o erro no processo pedagógico. Nesse sentido, é corretor afirmar:
a) O erro deve ser identificado pelo estudante e encaminhado ao professor, que deve compreendê-lo e buscar formas de fazer com que seja superado.
►b) Não há aprendizagem sem erro, sendo este um importante elemento, também, mediador da aprendizagem.
c) A superação do erro deve prever estratégias de recuperação dos conteúdos e dos processos.
d) Cabe ao professor corrigir o erro e prever caminhos para que a criança não passe novamente por situação de constrangimento.
e) A avaliação constitui importante mecanismo de formação, por permitir a identificação e correção dos erros cometidos pelos estudantes.

2 - (Alm. Tamandaré 2015) A avaliação da aprendizagem é um tema polêmico, mas importante na organização e na prática pedagógica. Sobre este tema, é correto afirmar:
a) A avaliação é a razão da organização do trabalho pedagógico, pois finaliza todo o ciclo do ensino, de forma que os resultados da aprendizagem só ficam evidentes por meio da avaliação.
b) A avaliação tem o papel de definir os alunos que serão aprovados ou reprovados, por meio da verificação da aprendizagem
e consequente mensuração do alcance ou não dos objetivos educacionais.
c) O sentido de se avaliar os alunos é permitir sua classificação face aos objetivos educacionais, isto é, a avaliação da aprendizagem permite que o professor e a escola possam identificar os alunos com mais ou menos dificuldades e encaixálos em turmas ou procedimentos mais avançados ou encaminhá-los para refazerem a trajetória pedagógica.
►d) A avaliação da aprendizagem é um processo intencional e sistemático de coleta, análise e interpretação de informações sobre o processo educativo, em que se dimensionam o próprio processo e seus resultados, com vistas a permitir orientar as tomadas de decisões relativas ao próprio processo pedagógico.
e) Os processos modernos de avaliação da aprendizagem têm contestado o uso de provas, porque tais instrumentos são incapazes de auxiliar a mensuração da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos

3 - (SEED PR 2007) A Educação está diretamente relacionada com a sociedade. Diferentes perspectivas dessa relação são consideradas em três grandes grupos. Numere os grupos da segunda coluna de acordo com as respectivas funções na primeira coluna.

  • 1. A função da educação é resolver todos os problemas sociais.
  • 2. A função da educação é fazer o trabalho mais avançado possível, apesar dos limites impostos
  • pelo momento histórico.
  • 3. A função da educação é a reprodução da sociedade.
( ) Realismo Pedagógico
( ) Imobilismo Pedagógico
( ) Otimismo Pedagógico

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
*a) 2 – 3 – 1.
b) 1 – 2 – 3.
c) 3 – 2 – 1.
d) 1 – 3 – 2.
e) 3 – 1 – 2. 

4 - (SEED PR 2007) Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas:
( ) A relação professor-aluno deve estar baseada no respeito e na responsabilidade.
( ) A equipe de profissionais da escola deve ter preocupação com a organização de uma escola da melhor
qualidade possível.
( ) Os profissionais da escola devem incentivar a maior e melhor participação dos pais.
( ) O trabalho pedagógico na escola é antes de tudo um trabalho individualizado.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.
a) F – V – V – V.
b) F – V – F – V.
c) V – F – V – F.
*d) V – V – V – F.
e) F – F – V – V.

5. (Reriutaba 2014) A didática assegura o fazer pedagógico na instituição escolar, na dimensão técnica, política e social, por isso que é uma ciência eminentemente pedagógica. Marque a opção INCORRETA:
a) A didática investiga as condições e formas que vigoram no ensino os fatores reais condicionantes das relações entre a docência e a aprendizagem.
b) A didática é a ciência que estuda o processo de ensino mediante seus componentes, por esse motivo é de fundamental importância os professores dominarem a didática.
c) O professor que não compreende a didática e não a utiliza corretamente pode
influenciar o aluno a diminuir o interesse pelos estudos e pela escola.
xd) A didática é a ciência da psicanálise e seu fundador foi Karl Marx.



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