13 Dicas sobre produção de Texto: Argumentativo, Narrativo e Dissertativo

Dicas sobre produção de Texto: Argumentativo, Narrativo e Dissertativo

Dicas sobre produção de texto
by Pixabay


Acompanhe as sugestões para produção de texto.


1. A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha sua opinião ou comportamento alterado.

2. Procedimentos argumentativos são todos os recursos acionados pelo produtor do texto para dar credibilidade àquilo que escreve.

3. Citações, dados estatísticos, percentuais são recursos argumentativo, utilizados na produção de texto, que podem consolidar o texto.

4. Uma das formas como um autor pode reproduzir a fala das personagens, em uma narrativa, no discurso direto é a reprodução da fala antecedida por verbos dicendi, por exemplo: Mamãe olhou a mesa da sala e, apontando, falou: Esses óculos não são meus. Podem levá-los daqui.

6. A Produção de texto dissertativo caracteriza-se por obedecer a duas exigências básicas: a exposição e a argumentação simultâneas daquilo que o autor pensa a respeito de determinado assunto.

7. Os trabalhos acadêmicos ou científicos, assim como artigos e editoriais de jornal, podem ser considerados textos do tipo expositivo-argumentativo.

8. Na produção de texto dissertativo use principalmente verbos no presente.

Em artigos científicos é indicada a linguagem técnica, para a área específica da pesquisa considerando sempre o rigor linguístico.

9. No artigo científico as citações diretas no corpo do trabalho consistem na transcrição literal das palavras do autor, respeitando todas as suas características.

10. Trabalhos acadêmicos ou científicos, assim como artigos e editoriais de jornal, podem ser considerados, quanto a produção do texto, como tipo expositivo-argumentativo

11. Em regra, quem produz um texto está interessado em convencer o leitor de alguma coisa.

12. Procedimentos argumentativos são todos os recursos aplicados pelo produtor do texto para convencer o leitor a crer naquilo que diz.

13. A escolha da linguagem a ser usada pode servir como recurso de argumentação.


Obs. Todas as dicas foram baseadas e compiladas com base em análises de gabaritos provas de concursos, mas podem não corresponder ao entendimento de determinados autores



Por blog caderno de educação


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.