10 Dicas de Como Fazer um Plano de Aula Profissional


Algumas duvidas são muito frequentes quando se trata de elaboração de plano de aula.

  • como planejar aulas?
  • como apresentar um plano de aula?
  • como planejar uma aula para educação infantil?
  • como elaborar um plano de ensino?


São perguntas que povoam a mente de muitos educadores. Qual seria o modelo de plano de aula ideal? Na verdade, para muitos o ideal seria encontrar um plano de aula pronto.

10 Dicas de Como Fazer um Plano de Aula Profissional.


1. Quando começar a escrever um plano de aula, faça a si mesmo três perguntas básicas:


  • Em que ponto estão seus alunos/alunas? 
  • Onde quer que eles cheguem?
  • Como você vai saber quando eles chegaram? 


2. Objetivo geral da aula

Sobre o que você está ensinando especificamente nesta aula? Você deve saber e descrever qual é o objetivo geral desta aula

3. Título da aula

Uma vez definido o objetivo da aula você deve indicar o título que você da aula em particular. Exemplo: “Animais mamíferos”

4. Nível Escolar e Número de Alunos

Quem está na sua sala de aula? Quantos estudantes? Quantos anos (nível de desenvolvimento cognitivo)? Algum aluno com necessidades especiais? Você deve descrever seus alunos para que outros envolvidos no processo escolar possam determinar como eles mudariam para atender às necessidades de seus alunos. 

5. Objetivos de aprendizado 

O que seus alunos deverão saber e fazer no final de sua aula? Os objetivos específicos devem incluir um verbo comportamental e um objeto direto. Os objetivos de aprendizagem devem delinear o resultado esperado do aluno, bem como o grau do resultado do aluno. Exemplo: “Os alunos poderão escrever 5 objetivos claros de aprendizagem comportamental” ou “Os alunos serão capazes de explicar 5 características de um animal  mamífero ”

Dicas para elaborar plano de aula

6. Situando o Conteúdo :


  • O que foi ensinado anteriormente? Identifique o conhecimento prévio e as experiências de aprendizado que os alunos podem ajudar eles aprendem nesta lição.
  • O que será ensinado a seguir? Explique os próximos passos que os alunos farão para continuar aprendendo e / ou dominar o objetivos de aprendizado desta lição.
  • Por que esse conteúdo é importante para aprender? Explique a grande ideia e / ou o conceito transversal e como isso ajudará os alunos a funções acadêmicas, de carreira e de consumidor / cidadão.
  • Qual é a relação entre as conexões (Conceitos e Habilidades)?
  • Identifique os domínios que serão intencionalmente ensinados na aula e explique como cada domínio  terá um papel para os alunos aprenderem de forma integrada. 
  • Listar maneiras explícitas de ajudar os alunos a fazerem conexões entre os diferentes domínios para apoiar a aprendizagem integrada intencional e listar contextos em que o conteúdo é aplicado em configurações com o mundo fora da sala de aula (prática).

7. Avaliação

Explicar a evidência do aluno para cada objetivo de aprendizagem e o método de avaliação que
for usado para o professor saber até que ponto cada aluno dominou os objetivos de aprendizagem.
Tenha em mente que as avaliações formativas podem ser usadas com mais freqüência do que
quantitativas. 

8. Tempo

Quanto tempo cada atividade levará para ser concluída? Identifique as estimativas de tempo.

9. Método de ensino

Que método de ensino você usará? Em poucas palavras, rotule o método de ensino. Instruções e Atividade de Aprendizagem. O que seus alunos farão para atingir os objetivos de aprendizado? O que você vai dizer? Quais questões você vai perguntar? Como você vai dividir os grupos? Delinear em DETALHE seu plano para o aprendizado experiência.


10. Materiais e Recursos

Quais materiais e recursos você precisará ter pronto para facilitar esta lição? Delinear TODOS
Recursos.

Referências
https://ag.purdue.edu/PK12/Documents/Tips_For_Writing_A_Lesson_Plan.pdf




Por blog caderno de educação


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.