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10 questões de Raciocínio Lógico-Matemático da Banca FCC

Questões de Raciocínio Lógico-Matemático da Banca Fundação Carlos Chagas - FCC para concursos de Nível Superior. Questões sugeridas para candidatos de concursos públicos organizados pela Banca.

5 questões de Raciocínio Lógico-Matemático da Banca FCC

Questões de Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático da Banca Fundação Carlos Chagas - FCC


1. (FCC/TRT2/2018) O salário de Arthur equivale a 3/7 3 do salário de Bárbara. Para que o salário de ambos fosse igual, o salário de Arthur teria que aumentar em 130% e, depois disso, ainda ser acrescido de R$ 60,00. Nas condições descritas, a soma dos atuais salários de  Arthur e Bárbara, em reais, é igual a
(A) 6.400,00
(B) 5.900,00
(C) 6.000,00
(D) 5.400,00
(E) 6.200,00

2. (FCC/TRT2/2018) Quinze fiscais iam vistoriar todos os estabelecimentos comerciais da zona sul da cidade em 25 dias, trabalhando 8 horas por dia cada um e todos com mesma produtividade. Depois de 5 dias completos desse serviço, a superintendência regional solicitou, em regime de urgência e com pagamento de hora extra, que os 15 funcionários passassem a trabalhar 10 horas por dia para
finalizar a vistoria em menos dias do que os 25. Considerando que a solicitação foi atendida e que os funcionários continuaram o trabalho com mesma produtividade, a vistoria completa dos estabelecimentos comerciais da zona sul ocorreu em um total de
(A) 18 dias.
(B) 20 dias.
(C) 17 dias.
(D) 19 dias.
(E) 21 dias.

3. (FCC/TRT2/2018) Do total de funcionários(as) de um tribunal, 20% têm menos de 40 anos de idade, e 70% são homens. Sabe-se ainda que 20% das mulheres que trabalham nesse tribunal têm menos de 40 anos de idade. A porcentagem do total de funcionários(as) desse tribunal que são homens e com 40 anos ou mais de idade é igual a
(A) 45%
(B) 52%
(C) 48%
(D) 56%
(E) 54%

Raciocínio Lógico-matemático Auditor Fiscal de Tributos Área Abrangência: Tecnologia da Informação (TI)


4. (FCC/São Luís) A rotina de treinamento de um maratonista é composta de ciclos consecutivos de cinco dias. Nos três primeiros dias, ele realiza treinos diversificados, alternando corridas e exercícios de fortalecimento muscular. Para evitar desgaste excessivo, os dois últimos são
dias de folga, não sendo realizado qualquer tipo de treino. Sempre que seus dois dias seguidos de folga caem em um sábado e
em um domingo, e apenas nesses dias, o maratonista visita seus pais, que moram em outra cidade, chegando no sábado e voltando no domingo. O número de dias transcorridos entre duas visitas consecutivas do maratonista a seus pais é igual a
(A) 21
(B) 27
(C) 28
(D) 35
(E) 34

5.  (FCC/São Luís) Na primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol da série D, cada equipe disputa 6 partidas, recebendo, em cada jogo,
3 pontos em caso de vitória, 1 ponto em caso de empate e nenhum ponto em caso de derrota. Uma das equipes participantes
marcou 4 gols e sofreu 4 gols nesses 6 jogos. O total de pontos que essa equipe conquistou na primeira fase do campeonato
pode ser, no máximo, igual a
(A) 13
(B) 8
(C) 11
(D) 7
(E) 14


Raciocínio Lógico-Matemático
6. (FCC/Agente de Apoio Legislativo/2016/AL-MS) Taís recebe diariamente certa quantidade de fichas que são colocadas em um mesmo fichário vazio no início do expediente. Ao final do expediente, Solange retira todas as fichas colocadas por Taís no fichário. Sabe-se que o fichário tem capacidade máxima para 110 fichas, e que Taís recebe 2 fichas no primeiro dia, 5 fichas no segundo dia, 8 fichas no terceiro dia, e assim sucessivamente (sempre recebendo 3 fichas a mais do que no dia anterior). Sendo assim, a capacidade desse fichário será suficiente até, no máximo, o
(A) 43o  dia.
(B) 46o  dia.
(C) 51o  dia.
(D) 37o  dia.
(E) 29o  dia.

7. (FCC/Agente de Apoio Legislativo/2016/AL-MS) Renato trabalha em um escritório de segunda à sexta feira, e nos próximos 30 dias de trabalho não haverá feriado. Atualmente, Renato tem ocupado 25 minutos diários do trabalho com a tarefa da reorganização de um grande arquivo. Ao seu ritmo de trabalho nessa tarefa, ela será concluída em 7 horas e meia. Se Renato iniciou essa tarefa em uma quarta feira, então ele irá concluí-la em uma
(A) quinta feira.
(B) segunda feira.
(C) quarta feira.
(D) terça feira.
(E) sexta feira.

8. (FCC/Agente de Apoio Legislativo/2016/AL-MS) Os números naturais positivos são 1, 2, 3, 4, ... . Mariana procura cinco números naturais positivos diferentes cuja soma seja igual a 15 e cujo produto, que é o resultado da multiplicação, seja igual a 120. Encontrados esses números, Mariana precisa dividir o segundo menor pelo maior dos cinco números. Se ela realizou a tarefa corretamente, o resultado final obtido foi o número
(A) 1,25
(B) 0,4.
(C) 2.
(D) 1,333... .
(E) 1,666... .

9. (FCC/Agente de Apoio Legislativo/2016/AL-MS) Arlete está a 24 metros de Bianca, que por sua vez está a 12 metros de Cleide. Se as três estão em um terreno totalmente plano, a situação descrita permite concluir que a menor e a maior distância possível entre Cleide e Arlete são, respectivamente, iguais a
(A) 12 m e 18 m.
(B) 6 m e 12 m.
(C) 12 m e 36 m.
(D) 12 m e 24 m.
(E) 6 m e 24 m. 

10.(FCC/Agente de Apoio Legislativo/2016/AL-MS) Lucas encontrou as seguintes sentenças em um livro de lógica:
1. A próxima sentença é verdadeira.
2. A sentença anterior é falsa.
 Analisando as duas sentenças, é correto afirmar que
(A) 1 e 2 são mutuamente inconsistentes.
(B) 1 e 2 são necessariamente verdadeiras.
(C) 1 é verdadeira e 2 é falsa.
(D) 1 é falsa e 2 é verdadeira.
(E) 1 e 2 são necessariamente falsas. 

Gabarito das 10 questões de Raciocínio Lógico-Matemático da Banca FCC 

1 C
2 E
3 D
4 E
5 A
6.D
7.E
8.B
9.C
10.A




Editais FCC.
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO:
Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação);
expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas.
Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas.
Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.
Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.
Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas




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