Publicidade

Base Nacional Comum Curricular BNCC Educação Infantil


Segundo o site do Ministério da Educação conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

De acordo com o Ministério a Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). 


Base Nacional Comum Curricular BNCC Educação Infantil


Como fazer o Download da Base Nacional Comum Curricular?


No Portal especial do Ministério da Educação, qualquer pessoa – em especial gestores das redes de ensino, diretores escolares, professores, coordenadores, pais, alunos e especialistas – podem navegar pela BNCC de forma mais intuitiva; fazer download da BNCC em formato editável (tabelas em editor de planilha) das aprendizagens requeridas a todos os alunos ao longo da educação básica de forma a facilitar e apoiar as discussões sobre a BNCC; e acessar materiais de apoio à nova elaboração dos currículos.


Download da BNCC em formato editável

O texto Editável da BNCC você poderá encontrar em aqui no site do MEC e está disponível a ferramenta de download da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em formato editável. A partir de uma seleção, é possível baixar uma tabela com os dados desejados e editá-la por meio de um editor de planilhas. Na Educação Infantil os filtros possibilitam o download dos direitos e objetivos de aprendizagem por grupo de faixas etárias ou campos de experiência. Na aba Ensino Fundamental, os filtros permitem o download das competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver em todas as áreas do conhecimento.

Segundo o site do MEC o Ensino Médio será disponibilizado posteriormente.


Material de Apoio


Ainda no site do Ministério de Educação o material que está aqui disponível foi elaborado pelo MEC, em parceria com o CONSED e a UNDIME, para apoiar as secretarias de educação e escolas na realização do Dia D para estudo e discussão da BNCC, marcado para 6 de março de 2018.

Para o MEC o importante é que a BNCC seja conhecida e analisada por todos os educadores brasileiros.

  •  Mobilização para o Dia D
  •  As 10 Competências Gerais da BNCC
  •  Orientações para o Dia D
  •  Apresentação das Atividades (PPT)
  •  Apresentação da Atividade Extra (PPT)


Você encontra também no site do MEC (aqui) o texto da Base Nacional Comum Curricular na íntegra. Ele está disponível em dois formatos: um para navegação e o outro para a impressão


Consulta Pública


No Portal do MEC também há uma área destinada aos gestores de redes de ensino que estejam (re)elaborando seus currículos e desejam realizar uma consulta pública, que você pode acessar aqui.

Caso já seja um gestor cadastrado no módulo “Documento Curricular”, você pode utilizar os mesmos dados de acesso (e-mail e senha) para disponibilizar seus documentos curriculares em (re)elaboração para Consulta Pública.



Confira abaixo a Versão Final da BNCC

 Clique aqui para baixar o arquivo em PDF (Acessado em 04/06/2018)



Por blog caderno de educação

.
Compartilhe em suas Redes Sociais!



Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Publicidade
Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top