Publicidade

Romanceiro III Romances Cavalherescos Antigos Autor: V. de Almeida Garrett

 Resenha do Livro "Romanceiro III: Romances Cavalheirescos Antigos" de Almeida Garrett


"Romanceiro e Romances Cavalheirescos Antigos" é uma obra do escritor português Almeida Garrett, publicada em 1843. A obra é composta por uma coletânea de poemas em forma de romance, que retratam histórias épicas e heróicas, muitas delas originárias da tradição popular portuguesa.

Os romances cavalheirescos antigos são narrativas poéticas que remontam à Idade Média e que retratam as aventuras e feitos de cavaleiros e heróis, muitas vezes com uma forte carga de fantasia e mitologia. Esses romances eram recitados e cantados em feiras, praças e tabernas, e faziam parte da cultura popular portuguesa.

Em "Romanceiro e Romances Cavalheirescos Antigos", Almeida Garrett reuniu uma seleção desses poemas populares, muitos deles desconhecidos do grande público. Ele fez uma seleção cuidadosa, buscando preservar a autenticidade e a riqueza dos poemas, mas também fazendo adaptações e atualizações necessárias para torná-los mais acessíveis ao leitor moderno.

A obra é considerada um marco na literatura portuguesa, por resgatar e valorizar a tradição popular do romanceiro e dos romances cavalheirescos antigos, que muitas vezes eram negligenciados pela elite intelectual da época. Além disso, a obra mostra a habilidade de Almeida Garrett para a poesia, ao mesmo tempo em que preserva a riqueza e a complexidade dos poemas populares que selecionou.

Contexto Histórico:

Almeida Garrett, um dos maiores nomes da literatura portuguesa do século XIX, viveu numa época de grande agitação política e social em Portugal. Sua obra contribuiu para a afirmação do romantismo no país.

Estrutura da Obra:

"Romanceiro III" é uma coleção de romances, que são narrativas em verso que celebram os ideais de cavalheirismo, heroísmo e amor cortês. Os romances são apresentados em forma de poesia narrativa.

Temas e Tópicos Relevantes:


Cavalheirismo e Heroísmo: Os romances retratam as façanhas e aventuras de cavaleiros nobres, que se destacam por sua coragem e honra.
Amor Cortês: O amor é um tema recorrente nos romances cavalheirescos, geralmente representado como um sentimento nobre e idealizado.
Época Medieval: Muitos dos romances têm como pano de fundo a Idade Média, com seus castelos, torneios e batalhas.
Valores Morais: Os romances frequentemente exploram questões morais e éticas, como a lealdade, a justiça e a fidelidade.

Estilo Literário:

Almeida Garrett é conhecido por sua habilidade poética e seu domínio da língua portuguesa. Sua escrita é marcada por uma linguagem rica e pela capacidade de evocar imagens vívidas por meio das palavras.

Narrativa e Estrutura do Livro:

Cada romance é uma narrativa independente, geralmente centrada em um cavaleiro ou uma figura histórica. Os versos rimados dão ritmo à narrativa, tornando-a mais envolvente.

Personagens Memoráveis:

Os protagonistas dos romances são os cavaleiros e donzelas que personificam os ideais cavalheirescos. Cada personagem tem suas próprias características distintas, mas todos compartilham a busca pela honra e pela aventura.

Interpretações e Debates:

Os romances cavalheirescos são uma forma literária que tem sido objeto de estudo e interpretação ao longo dos séculos. Eles são vistos como reflexos das aspirações e dos valores da sociedade medieval, bem como como precursoras das histórias de cavalaria mais modernas.


Publicidade

Impacto e Legado:

A obra de Almeida Garrett, incluindo "Romanceiro III", continua a ser estudada e apreciada como parte importante da literatura portuguesa e da tradição literária europeia. Seus escritos contribuíram para moldar o romantismo em Portugal e deixaram um legado duradouro.

Conclusão:

"Romanceiro III: Romances Cavalheirescos Antigos" de Almeida Garrett é uma coleção de narrativas poéticas que celebram os ideais de cavalaria, heroísmo e amor cortês. A obra é um exemplo notável da maestria literária de Garrett e de seu papel na promoção do romantismo em Portugal. Com seus personagens cativantes e narrativas envolventes, este livro continua a ser uma parte valiosa do patrimônio literário português.

Download do livro aqui
Livros Grátis
Veja também
  1. Dom Casmurro de Machado de Assis | Baixar Gratis em PDF
  2. Dicionario de João Fernandes Autor: Francisco Gomes de Amorim
  3. Romanceiro I Romances da Renascença Autor: V. de Almeida Garrett
  4. +50 Livros para Leitura, Vestibular, ENEM e Concursos


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.