Publicidade

Resenha do Livro "Miragaia: Romance Popular" de Almeida Garrett

 Miragaia  Romance Popular  Autor: João Baptista da Silva Leitão de Garrett


MIRAGAIA
ROMANCE POPULAR
"Miragaia" é um conto do escritor português Almeida Garrett, publicado em 1843. A história se passa na cidade do Porto, em Portugal, e retrata a vida das pessoas que habitavam o bairro de Miragaia, conhecido na época como um local degradado e marginalizado.

O conto é narrado em primeira pessoa pelo próprio Garrett, que descreve suas impressões ao visitar o bairro de Miragaia. Ele descreve a sujeira, a pobreza e a miséria que assolavam a região, mostrando a vida difícil das pessoas que ali viviam.

Durante sua visita, o narrador se depara com diversas figuras curiosas e interessantes, como o velho pescador, o ferreiro e a mulher que vendia alho. Ele conversa com essas pessoas e ouve suas histórias, mostrando como mesmo em um local tão pobre e marginalizado, as pessoas ainda mantinham sua dignidade e sua humanidade.

O conto "Miragaia" é considerado um marco na literatura portuguesa, por retratar com realismo e sensibilidade a vida dos mais pobres e marginalizados da sociedade. Além disso, o conto é um exemplo da habilidade de Almeida Garrett para descrever cenas e personagens de forma vívida e realista.

Publicidade

Contexto Histórico:

Almeida Garrett viveu numa época de agitação política e social em Portugal, marcada pela Revolução Liberal de 1820 e pelos conflitos entre liberais e absolutistas. Essa instabilidade política teve influência sobre sua obra.

Estrutura da Obra:

O livro é uma novela que retrata o ambiente urbano da cidade do Porto, especificamente o bairro de Miragaia, e seus habitantes. A narrativa é construída em forma de romance de costumes.

Temas e Tópicos Relevantes:


Vida Urbana: A obra oferece um retrato detalhado da vida na cidade do Porto, com suas ruas, praças, costumes e diversidade de personagens.
Retrato Social: Garrett descreve diferentes estratos sociais, desde os mais abastados até os mais humildes, proporcionando uma visão abrangente da sociedade portuense.
Amor e Intriga: A narrativa envolve tramas amorosas e intrigas que ocorrem entre os personagens, adicionando um elemento de suspense à história.
Realismo: Garrett adota um estilo realista ao descrever o cotidiano dos habitantes de Miragaia, capturando os detalhes da vida urbana.

Estilo Literário:

Almeida Garrett é conhecido por seu estilo literário que combina realismo com elementos românticos. Sua prosa é habilidosa e rica em detalhes, permitindo que o leitor se sinta imerso na atmosfera do Porto do século XIX.

Narrativa e Estrutura do Livro:

A narrativa segue um formato episódico, com diferentes personagens e eventos interligados ao longo da trama. O leitor é apresentado a diversos aspectos da vida cotidiana no Porto.

Personagens Memoráveis:

Os personagens que habitam Miragaia são variados e interessantes, representando diferentes facetas da sociedade da época. Cada personagem contribui para a construção do retrato social e urbano da cidade.

Interpretações e Debates:

A obra é frequentemente estudada como um exemplo do realismo na literatura portuguesa, e as representações detalhadas dos costumes e da vida urbana são objeto de análises críticas.

Impacto e Legado:

"Miragaia: Romance Popular" é uma obra que continua a ser estudada e apreciada como parte importante da produção literária de Almeida Garrett. Sua contribuição para a literatura realista em Portugal é amplamente reconhecida.

Conclusão:

"Miragaia: Romance Popular" é uma novela fascinante que oferece um olhar detalhado sobre a vida e os costumes da cidade do Porto no século XIX. Com seu estilo literário envolvente e sua representação realista da sociedade e da vida urbana, a obra de Almeida Garrett permanece como um testemunho valioso da literatura portuguesa do período.

Download do livro aqui

Livros Grátis
Veja também
  1. Dom Casmurro de Machado de Assis | Baixar Gratis em PDF
  2. Dicionario de João Fernandes Autor: Francisco Gomes de Amorim
  3. Romanceiro I Romances da Renascença Autor: V. de Almeida Garrett
  4. Romanceiro III Romances Cavalherescos Antigos Autor: V. de Almeida Garrett


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.