Publicidade

Resenha do Livro "Romanceiro I: Romances da Renascença" de Almeida Garrett

Resenha do Livro "Romanceiro I: Romances da Renascença" de Almeida Garrett


O "Romanceiro I" é uma coletânea de poemas e canções épicas escrita por Almeida Garrett, e faz parte do livro "Romances da Renascença". Nesta obra, o autor apresenta um panorama da cultura popular da época, reunindo lendas, mitos e histórias que eram transmitidas de forma oral e que retratam valores, crenças e concepções da sociedade da época. É considerada uma das primeiras obras do gênero no Brasil.

O "Romanceiro I" é uma coletânea de romances escritos por Almeida Garrett e publicados na primeira metade do século XIX. O livro é uma parte da série "Romances da Renascença", e apresenta uma seleção de histórias épicas, sentimentais e melancólicas, algumas baseadas em lendas e tradições populares, outras em fatos históricos. Almeida Garrett escreveu com um estilo poético e lírico, incorporando temas como o amor, a justiça, a amizade, o desejo e a liberdade. O livro é considerado uma importante contribuição para a literatura portuguesa do século XIX.

Publicidade


Contexto Histórico e Literário:

A obra foi escrita em um período marcado pelo romantismo em Portugal, um movimento literário que valorizava a expressão individual, a emoção e a busca pela identidade cultural. Garrett desempenhou um papel importante nesse movimento, e "Romanceiro I" é um exemplo notável de sua produção literária.

Estrutura da Obra:

A obra é organizada como uma coleção de romances, que são poemas narrativos que contam histórias de amor, heroísmo e tragédia. Cada poema é independente, mas todos compartilham a mesma temática romântica.

Temas e Tópicos Relevantes:


Romance Medieval: Os poemas do "Romanceiro I" muitas vezes revisitam temas e cenários medievais, evocando uma sensação de nostalgia e uma conexão com as tradições literárias do passado.
Amor e Paixão: O amor é um tema recorrente na obra, com muitos poemas explorando as complexidades e intensidades das paixões humanas.
Identidade Nacional: Garrett também aborda a questão da identidade nacional portuguesa, muitas vezes destacando elementos culturais e históricos do país.

Estilo Literário:

Almeida Garrett é conhecido por seu estilo literário exuberante e lírico. Ele utiliza uma linguagem poética e rica em imagens, criando uma atmosfera emotiva e envolvente em seus poemas.

Narrativa e Estrutura do Livro:

Cada poema é uma narrativa autônoma, mas todos compartilham uma atmosfera romântica e lírica. A estrutura simples dos romances permite ao autor explorar diferentes aspectos das emoções humanas.

Personagens Memoráveis:

Embora os poemas não se concentrem em personagens específicos, eles frequentemente apresentam figuras heroicas, damas apaixonadas e cavaleiros valentes, todos contribuindo para a atmosfera romântica e medieval da obra.

Interpretações e Debates:

"Romanceiro I" tem sido objeto de interpretação e análise crítica ao longo dos anos, com estudiosos explorando temas como a relação entre os romances e a identidade nacional portuguesa.

Impacto e Legado:

A obra de Garrett, incluindo "Romanceiro I," teve um impacto significativo na literatura portuguesa e contribuiu para a consolidação do romantismo como um movimento literário influente em Portugal.


"Romanceiro I: Romances da Renascença" de Almeida Garrett é uma coleção cativante de poemas românticos que encapsula o espírito do romantismo português do século XIX. Com sua linguagem lírica e temas apaixonados, a obra oferece aos leitores uma viagem emocional através de narrativas medievais e poesia exuberante. Esta coleção continua a ser uma parte valiosa do cânone literário português e um testemunho do talento literário de Almeida Garrett.


João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett foi um escritor, poeta, dramaturgo, jornalista e político português do século XIX. É conhecido como um dos principais representantes da chamada Geração de 36, um grupo de escritores e poetas que buscavam renovar a literatura portuguesa. Ele é conhecido por seus romances históricos, como "Fricote", "Frei Luís de Sousa" e "Camões", além de sua coleção de poesia "Romanceiro da Inglaterra".
João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett foi um escritor, político e jornalista português do século XIX. Ele é considerado um dos mais importantes representantes do Romantismo em Portugal, tendo escrito romances, peças teatrais, poesia e prosa. Seu romance mais conhecido é "Frei Luís de Sousa". Garrett também é conhecido por suas críticas à monarquia absolutista e pelo seu apoio ao liberalismo político.

Download do livro aqui

Livros Grátis

Veja também
  1. Historias Sem Data de Machado de Assis
  2. Dom Casmurro de Machado de Assis | Baixar Gratis em PDF
  3. Dicionario de João Fernandes Autor: Francisco Gomes de Amorim
  4. +50 Livros para Leitura, Vestibular, ENEM e Concursos


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.