Publicidade

Exercícios de Português para Concurso de Nível Fundamental

Questões de Português de Concurso de Nível Fundamental


A luz azul emitida pelos dispositivos já foi associada ao prejuízo da visão e do sono. Agora, novo estudo indica que usar esses aparelhos durante a noite também pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. Isso porque a luz azul interfere no funcionamento do ritmo circadiano (ou relógio biológico), responsável por controlar os níveis hormonais nos tecidos endócrinos.
Ou seja, a iluminação durante a noite pode prejudicar a produção de insulina, hormônio que atua no controle do açúcar no sangue. “A luz azul à noite é um desregulador endócrino ambiental. Mesmo em níveis que você possa considerar inofensivos, essa exposição pode desencadear uma série de problemas de saúde”, comentou Kathryn Russart, da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, ao Daily Express.
Especialistas ressaltam que as pessoas devem manter a exposição à luz azul abaixo de cinco lux paragarantir o bom funcionamento do ritmo circadiano. Usar celular, tablet ou assistir à TV antes de dormir pode expor uma pessoa a 40 lux de luz. Isso significa que não podemos utilizar nenhum aparelho pelo menos uma hora antes de deitar.
Mas ficar sem usar qualquer dispositivo eletrônico durante a noite pode ser muito difícil, não é mesmo?
Talvez isso não seja necessário. Segundo especialistas, é possível tomar algumas medidas para reduzir o contato com a luz azul no período noturno. Uma das sugestões é utilizar óculos de bloqueio de luz azul, que podem ser facilmente comprados pela internet.
https://veja.abril.com.br/saude/... - adaptado.

1)  (Objetiva/Sentinela/2020)Sobre o texto, analisar os itens abaixo:
I. A luz azul emitida por dispositivos pode, durante o dia, elevar os níveis de açúcar no sangue.
II. A exposição, no período noturno, à luz azul emitida por dispositivos pode ocasionar problemas de saúde.
III. Uma das medidas para diminuir o contato com a luz azul, durante a noite, é usar óculos que obstem tal luz.
Estão CORRETOS:
a) Somente os itens I e II.
b) Somente os itens I e III.
c) Somente os itens II e III.
d) Todos os itens.

2)  (Objetiva/Sentinela/2020) A palavra “prejuízo” (primeiro parágrafo) é acentuada
pela mesma regra de:
a) Líquido.
b) Níquel.
c) Piauí.
d) Vírus.

3)  (Objetiva/Sentinela/2020) Assinalar a alternativa CORRETA cuja palavra sublinhada é um adjetivo:
a) A luz azul emitida pelos dispositivos... (primeiro parágrafo).
b) Agora, novo estudo indica... (primeiro parágrafo).
c) Usar celular, tablet ou assistir à TV... (terceiro parágrafo).
d) Segundo especialistas, é possível tomar algumas medidas... (último parágrafo).

4)  (Objetiva/Sentinela/2020) Em relação à ortografia, marcar C para as palavras Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(---) Ascensão.
(---) Compreenção.
(---) Paçoca.
a) C - C - C.
b) C - E - C.
c) C - E - E.
d) E - E - E.

5)  (Objetiva/Sentinela/2020) Em relação às formas nominais do verbo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
(---) Em “Pescar é um ótimo divertimento.”, a forma nominal sublinhada está no gerúndio, pois exprime o
fato verbal em si, sem indicar seu início nem seu término.
(---) Em “Os cavalos correndo...”, a palavra sublinhada está no gerúndio, pois exprime o fato verbal em
desenvolvimento.
(---) Em “Ela já tinha ouvido o mesmo discurso inúmeras vezes.”, a palavra sublinhada está no particípio, pois exprime o fato verbal já concluído.
a) C - C - E.
b) E - C - E.
c) C - E - E.
d) E - C - C.

6)  (Objetiva/Sentinela/2020) De acordo com a classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(---) Açúcar é proparoxítona.
(---) Responsável é paroxítona.
(---) Endócrinos é paroxítona.
a) C - C - E.
b) E - C - C.
c) C - E - C.
d) E - C - E.


7)  (Objetiva/Sentinela/2020) Em relação ao uso dos sinais de pontuação, analisar os
itens abaixo:
I. Chegamos, pedimos silêncio à plateia e iniciamos a explanação dos resultados.
II. O comportamento do homem, entretanto, ocasionou
surpresa a todos.
a) Os itens I e II estão corretos.
b) Somente o item I está correto.
c) Somente o item II está correto.
d) Os itens I e II estão incorretos.

8)  (Objetiva/Sentinela/2020) Assinalar a alternativa que apresenta palavra que SÓ
se usa no plural:
a) Atlas.
b) Lápis.
c) Núpcias.
d) Pires.

9)  (Objetiva/Sentinela/2020) Em relação ao gênero do substantivo, assinalar a
alternativa CORRETA:
a) Carneiro - cabra.
b) Cavaleiro - dama.
c) Cavalheiro - amazona.
d) Oficial - oficiala.

10)  (Objetiva/Sentinela/2020) Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo
CORRETAMENTE:
Eu imponho as regras, se você também __________.
a) impor
b) impores
c) impuser
d) impuseres


11. (FEPESE/CAMBORIÚ/2021) Complete os espaços em branco conforme o
número de sílabas.
1. A palavra “lar” é .
2. A palavra “orgulhoso” é .
3. A palavra “caminho” é .
4. A palavra “galo” é .
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.
a. monossílaba / polissílaba / trissílaba / dissílaba
b. dissílaba / trissílaba / monossílaba / polissílaba
c. trissílaba / monossílaba / polissílaba / dissílaba
d. polissílaba / dissílaba / trissílaba / monossílaba
e. polissílaba / trissílaba / dissílaba / monossílaba

12. (FEPESE/CAMBORIÚ/2021) Assinale a alternativa em que todas as palavras
estão corretamente separadas em sílabas.
a. pne-u / li-vro / le-i-te
b. bo-rra-cha / mor-ma-ço / sa-ú-de
c. a-ssal-to / a-ben-çoe/ es-pi-an-do
d. sa-í-da / nas-ci-men-to/ e-di-fí-ci-o
e. psi-co-ló-gi-co / U-ru-guai / ma-dei-ra

13. (FEPESE/CAMBORIÚ/2021) Leia a anedota.
Assim que Joãozinho chegou em casa, sua mãe
perguntou:
— Oi, filho, como foi a aula hoje?
E o menino respondeu sem muito entusiasmo:
— Foi bem!
— Que bom! Aprendeu tudo?
— Acho que não, mãe, amanhã vou ter que ir de novo.
Assinale a alternativa verdadeira.
a. A palavra “mãe” é um verbo.
b. A palavra “entusiasmo” é um adjetivo.
c. Na anedota, há um substantivo próprio.
d. As palavras “casa” e “filho” são masculinas.
e. O texto possui dois pronomes de tratamento.

14. (FEPESE/CAMBORIÚ/2021) Assinale a alternativa que apresenta um anúncio
com três adjetivos no plural.
a.  Aqui temos dois serviços à sua disposição: cabelo cortado e barba feita! Venha aproveitar!
b. Vendem-se maçãs, bonitas, baratas e fresquinhas! Venha, freguês!
c. Nesta loja temos tudo o que você queria, com
preços pequenos que cabem no seu bolso
grande.
d. Balneário Camboriú é a terra de pessoas honestas e prestativas.
e. Freguês, venha conferir: roupas masculinas
pelo melhor preço da cidade.

15. (FEPESE/CAMBORIÚ/2021) Assinale a alternativa em que a expressão está
corretamente reescrita no plural.
a. uma cruz – duas cruzes
b. um anzol – dois anzoles
c. um irmão – dois irmões
d. um alemão – dois alemões
e. um cidadão – dois cidadões

Exercícios de Português para Concurso de Nível Fundamental



Veja também
>> 12 Exercícios de Português sobre Pontuação | Ensino Fundamental, com gabarito
>> 10 Exercícios de Português sobre Adjetivos, para Ensino Fundamental
>> 20 Exercícios de Português sobre Ortografia, com gabarito.

Gabarito Questões de Português de Concurso de Nível Fundamental


01) D 
02) D 
03) C 
04) C 
05) A 
06) B 
07) A 
08) C
09) C 
10) B
11) A
12) E
13) C
14) B
15) A




Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.