Publicidade

Como fazer abordagens críticas na aula de Literatura?

7. Abordagens críticas da Literatura

Abordagens críticas da Literatura

O aluno do Ensino Médio pode aprender como fazer abordagens críticas de Literatura que é usada para analisar, questionar, interpretar, sintetizar e avaliar obras literárias, com uma mentalidade específica.

Desenvolva com os estudantes as seguintes formas de abordagens:

1. Crítica social

- Solicite que os alunos discutam os textos com base em uma análise da estrutura social e política.

2. Crítica de resposta do leitor

- Gere um debate sobre como é a interação do leitor com o texto; 
- examina as reações e pensamentos dos leitores (alunos) sobre o texto lido

3.Crítica biográfica

- Solicite aos alunos que pesquisem sobre a vida e os pensamentos do autor e seu trabalho
- permite compreender melhor os elementos de uma obra, bem como relacionar as obras com a intenção e o público autoral

4.Crítica Narratológica

Faça uma análise da estrutura da narrativa; como os eventos são construídos e sob que ponto de vista.
- Peça para que considerem o narrador não necessariamente como pessoa, mas mais como uma janela através da qual se vê uma realidade construída

5. Crítica Antropológica

- Nesse caso é necessário conhecer aspectos da vida cotidiana em várias culturas; usando idéias de folclore, ritual, celebrações, tradições, etc.

6. Crítica Psicanalítica

- Solicite aos alunos que busquem descobrir simbolismos e significados implícitos

7. Crítica histórica

Sugira aos alunos que analisem as perspectivas que tendem a refletir uma preocupação com o período em que um texto é produzido e / ou lido.


Fazer abordagens críticas na aula de Literatura envolve analisar, interpretar e questionar textos literários de maneira profunda e reflexiva. Aqui estão algumas estratégias que podem ser úteis para conduzir abordagens críticas em uma aula de Literatura:

Leitura atenta: Antes de qualquer análise crítica, é fundamental que os alunos leiam o texto cuidadosamente. Eles devem prestar atenção aos detalhes, à estrutura, ao estilo e ao contexto da obra.

Contextualização: Ajude os alunos a entender o contexto histórico, cultural e literário em que a obra foi escrita. Isso pode fornecer informações valiosas para a interpretação.

Discussões em grupo: Promova discussões em grupo em sala de aula, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e debatam diferentes interpretações. Isso pode ajudar a enriquecer a análise crítica.

Análise de personagens: Incentive os alunos a examinar os personagens em profundidade, considerando suas motivações, desenvolvimento ao longo da história e simbolismo.

Análise de temas e simbolismo: Explore os temas presentes na obra e os símbolos que o autor utiliza. Pergunte aos alunos como esses elementos contribuem para a mensagem geral da obra.

Estilo literário: Analise o estilo do autor, incluindo elementos como linguagem, narrador, tempo verbal e estrutura. Como esses elementos afetam a experiência do leitor?

Comparação com outras obras: Encoraje os alunos a fazer comparações com outras obras literárias ou períodos literários semelhantes. Isso pode ajudar a contextualizar a obra e a destacar características específicas.

Análise crítica de perspectiva: Peça aos alunos que questionem a perspectiva do autor e considerem se há elementos de preconceito, estereótipos ou críticas sociais na obra.

Intertextualidade: Explore as referências a outras obras literárias, mitologia, história ou cultura popular que possam estar presentes na obra e como essas referências enriquecem o significado.

Escrita crítica: Incentive os alunos a escrever ensaios críticos em que eles articulem suas interpretações, apoiadas por evidências do texto. Isso pode ajudá-los a desenvolver suas habilidades de argumentação e análise.

Discussão ética: Em algumas obras literárias, questões éticas podem surgir. Promova discussões sobre dilemas morais e éticos que os personagens enfrentam e como essas questões se relacionam com a sociedade atual.

Exercícios de análise textual: Forneça passagens específicas para análise textual detalhada, pedindo aos alunos que identifiquem elementos como metáforas, símiles, alusões e figuras de linguagem.

Abordagem interdisciplinar: Conecte a literatura a outras disciplinas, como história, filosofia, sociologia e psicologia, para uma análise mais ampla e rica.

Incentivo à criatividade: Encoraje os alunos a explorar interpretações criativas e a pensar fora da caixa ao analisar a literatura.

7. Abordagens críticas da Literatura

Lembre-se de que a abordagem crítica na aula de Literatura deve incentivar a reflexão, o pensamento crítico e a expressão de pontos de vista individuais. Além disso, é importante criar um ambiente de aprendizado onde os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões e explorar diferentes perspectivas.


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.