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Saiba Como Usar o Laboratório de Informática de forma Eficiente

 Saiba Como Usar o Laboratório de Informática de forma Eficiente

Regras de condutas para o Laboratório de Informática da escola

Um bom usuário do Laboratório de Informática deve:

  • 1. Utiliza o computador e outras tecnologias com boas intenções e apenas para fins educacionais. Não usar a tecnologia para prejudicar as pessoas ou o seu trabalho.
  • 2. Respeite o computador e outras tecnologias como propriedade da nossa escola. Não danifique o computador ou outra propriedade da comunidade escolar.
  • 3. Respeite a lei. Não faça o download e / ou instala software, shareware ou freeware, a menos que seja autorizado pelo professor e não viola as leis de direitos autorais.
  • 4. Pratique boa cidadania usando o laboratório de informática da escola. Não olha, não envie e nem imprima mensagens inapropriadas ou fotos.
  • 5. Respeite o meio ambiente. Não desperdiça papel imprimindo muito.
  • 6. Respeite os direitos de privacidade. Não compartilha ou use senhas que não são suas sem um professor dar permissão.
  • 7. Respeite os direitos dos outros. Não entra nas pastas, no trabalho ou nos arquivos de outra pessoa sem permissão.
  • 8. Não usa palavras, imagens, vídeo, música ou outro conteúdo de outra pessoa em seu próprio trabalho sem citar onde foi encontrado.
  • 9. Atua com responsabilidade. Diz a um adulto se o seu computador ou outra tecnologia exibe material inadequado.
  • 10. Aceite a responsabilidade pelo uso adequado da tecnologia. O mau uso do Laboratório de informática pode resultar na perda de privilégios e outras punições


Cuidados com equipamentos de informática na educação.


São cuidados básicos com o PC ou Notebook, manutenção preventiva informatica e o check list da manutenção são preocupações que devem ser constantes em escritórios, laboratórios de informática, call center e outros. Os equipamentos de informática não são simples e nem baratos, por isso é altamente recomendável que a manutenção, principalmente preventiva, não seja executada por pessoas não habilitadas em relação aos procedimentos a serem adotados no caso de falhas nesses equipamentos. 

Relação de dicas de Cuidados com equipamentos de informática

  1. Verificar sempre se a voltagem da rede elétrica é a mesma requerida pelo equipamento;
  2. Evite comer, beber e fumar enquanto opera o equipamento, pois restos de comida, bebidas derramadas e fumaça são ameaças ao bom funcionamento do teclado e dos demais componentes da instalação;
  3. As capas servem para evitar o acumulo de poeira e devem ser usados quando o equipamento estiver desligado
  4. Com o equipamento ligado não devem ser usadas, pois impedem a ventilação interna e podem provocar a queima destes;
  5. Recomenda-se que o equipamento não seja ligado e desligado várias vezes ao dia, devendo ser desligado apenas uma vez ao dia ou ao final de cada turno de operação;  Evite colocar objetos sobre o equipamento ou a CPU.
  6. Caso o equipamento fique longo tempo desligado, é aconselhável desligá-lo da tomada;
  7. Evite tocar na tela do monitor de vídeo;
Laboratório de Informática


Informática na educação e os aspectos pedagógicos do uso da tecnologia. O debate acerca do uso das tecnologias de informática na educação ainda é o desafio que os professores enfrentam no cotidiano escolar, ou seja, estabelecer o espaço e a forma de uso das mais diversas tecnologias  para realizar e construir os grandes objetivos da Educação. 


Informática na educação e aspectos pedagógicos do uso da tecnologia

1. Identificar os Problemas


Quatro problemas, mais comuns, na aplicação da informática na educação foram apontados em obra do Professor José Moran (Moran 2016), quais sejam:

  • Confusão entre informação e conhecimento;
  • Alguns alunos não aceitam facilmente essa mudança na forma de ensinar e de aprender;
  • Há facilidade de dispersão;
  • Impaciência de alguns alunos.


Uma forma de encontrar sucesso nos trabalhos da informática educacional é identificar esses problemas e promover meios de contorná-los, a fim de obter melhores resultados no uso da informática na educação como, por exemplo, orientar as pesquisas para diferenciar informação de conhecimento e manter o foco do aluno no que há de ser realizado, com tarefas claras e objetivas registradas no planejamento e no plano de aula.

2. Planejamento para Laboratório de Informática


Além disso, planejar uma aula para laboratório de informática educacional ou educativa é um desafio para o professor. A utilização de laboratório de informática na escola deve, dentre outros aspectos, observar as seguintes situações: 1 - Clareza no que vai ser realizado para ter mais eficiência; Explique para seu aluno o que espera que ela faça. Inclusive, com um roteiro. 2 - Objetividade, porque a tendência é a fácil dispersãoEstabeleça uma meta (objetivo) para o aluno atingir o que pode gerar um bônus para ele. 3 - Troca de resultados entre os participantesA interação e a discussão sobre os resultados atingidos. 4 - Proposição de problemas e questões desafiantes que levem o grupo a discutir e debaterComo resolver uma determinada situação? 5 - Problematizar para gerar novos temas, novas propostas e novas aulas. Ressaltar os problemas e questões que surgiram que podem gerar novas aulas.


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3. Interdisciplinaridade

Envolver professores de diferentes áreas em um projeto que inclua a informática educativa promove experiências peculiares para o educando no processo de ensino aprendizagem. Sabemos das dificuldades inerentes para realização de tais projetos, mas, trouxemos três sugestões, que embora pareçam óbvias é, sempre importante, ressaltá-las:  1) Um assunto/tema abrangente que permita explorar conteúdos diversos. Em um projeto que integramos Matemática, Educação Física e Ciências abordamos o sistema circulatório e o bombeamento do sangue pelo coração, fazendo planilhas e análise de dados dos batimentos cardíacos antes e depois da aula de Educação Física e relacionando com as atividades cardiovasculares. 2) Estabeleça o Período de execução do projeto e o que cada participante (professor) deverá realizar.  Número de aulas, por exemplo. O que cada professor deverá fornecer ao seu colega? 3) Registre os resultados do projeto transformando em: um artigo, um evento, etc.


Temas relacionados para pesquisa

A importância da informatica na educação; informatica na educação infantil; congresso internacional de educação; pos em informatica educativa; pos graduação informatica educativa; informatica na escola; especialização em informática educativa; informatica nas escolas; informatica educacional

Fonte:
Plano de Tecnologia Educacional 2010-2012 para as Escolas Públicas do Condado de Albemarle
Cartilha PROINFO
Moran, José  MUDAR A FORMA DE ENSINAR E DE APRENDER Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual, disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf, acessado em 11/2016


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