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30 Exercícios de Filosofia para Ensino Médio, com Gabarito


Confira os exercícios de Filosofia para o Ensino Médio com gabarito e respostas. Sugeridos par provas, testes, simulados, vestibular, ENEM e Concursos Públicos.

30 Exercícios de Filosofia para Ensino Médio, com Gabarito

Questões objetivas de Filosofia


1. (FEPESE/SJosé) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V )
e as falsas ( F ) sobre os significados de sofisma.
( ) Argumentação concebida com a intenção de induzir ao erro e que supõe má-fé da parte
daquele que a apresenta.
( ) Técnica oratória utilizada pelos candidatos a cargos eletivos e útil para convencer seus
eleitores de que implementará as promessas proferidas.
( ) Princípio teórico que fundamenta uma demonstração, argumentação ou um processo discursivo.
( ) Argumento com finalidade meramente retórica, sem compromisso com a verdade.
( ) Raciocínio falacioso que recobre uma falsidade sob a aparência de verdade
inquestionável.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) V • V • F • F • F
b. ( ) V • F • V • F • F
c. ( X ) V • F • F • V • V
d. ( ) F • V • V • F • V
e. ( ) F • F • V • V • F

2. (FEPESE/SJosé) Certamente, o filósofo Emmanuel Kant contribuiu significativamente para as reflexões sobre o estudo da Filosofia.
Assinale a alternativa correta sobre afirmação do pensador mencionado.
a. ( X ) “Não há filosofia que se possa aprender, só se aprende a filosofar”.
b. ( ) “O mais importante é buscar teorias e conceitos para entender o que significa filosofar”.
c. ( ) “Todos os nossos pensamentos filosóficos são frutos das nossas experiências”.
d. ( ) “O principal objetivo do ser humano é a busca da felicidade plena na reflexão”.
e. ( ) “A ascese nos aproxima de Deus, fonte de felicidade e do conhecimento filosófico”.

3. Assinale a alternativa que indica corretamente o autor da obra Assim falou Zaratustra.
a. ( ) Franz Kafka
b. ( ) Henri Bergson
c. ( ) Walter Benjamin
d. ( ) Jürgen Habermas
e. ( X ) Friedrich Nietzsche

4. (FEPESE/SJosé) Leia com atenção o texto abaixo:
“Podemos dizer que …………………… surge
quando os seres humanos começam a exigir
…………………… e justificações racionais que
validem ou invalidem as crenças cotidianas”.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. ( ) a racionalidade • testemunhas
b. ( ) o senso comum • definições
c. ( ) a subjetividade • reflexões
d. ( X ) a filosofia • provas
e. ( ) a ciência • imagens

5. (FEPESE/SJosé) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os significados do termo filosofia.
( ) imaginação sistemática
( ) amor à sabedoria
( ) visão de mundo
( ) sabedoria de vida
( ) experiência mediúnica

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) V • F • V • F • F
b. ( ) V • F • V • V • F
c. ( X ) F • V • V • V • F
d. ( ) F • V • V • F • V
e. ( ) F • V • F • V • V

6. (FEPESE/SJosé) Assinale a alternativa correta sobre a doutrina que reduz a realidade à oposição de dois princípios
contraditórios e fundamentais que regem o Universo: o bem e o mal.
a. ( ) Sofismo.
b. ( ) Monismo.
c. ( ) Dualismo.
d. ( ) Masoquismo.
e. ( X ) Maniqueísmo

7. (FEPESE/SJosé) Leia com atenção o texto abaixo:
Atribui-se ao grego …………………… a invenção da
palavra filosofia. Ele teria afirmado que a sabedoria
plena pertence aos …………………… e os homens
podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. ( ) Platão • anjos
b. ( X ) Pitágoras • deuses
c. ( ) Arquimedes • nobres
d. ( ) Aristóteles • santos
e. ( ) Sócrates • sábios

8. (FEPESE/SJosé) Assinale a alternativa correta sobre o pensador que se utilizou do Mito da Caverna para explicar
ideias filosóficas.
a. ( X ) Platão
b. ( ) Sófocles
c. ( ) Parmênides
d. ( ) Heráclito
e. ( ) Sócrates

9. (FEPESE/SJosé) Leia com atenção o texto abaixo:
Para o pensador grego da época clássica …………………… , a política é superior à ética, pois
a verdadeira liberdade, sem a qual não pode haver vida virtuosa e ética, só é conseguida na pólis. Por isso, a finalidade da política é a vida …………………… , livre, boa e bela, da qual depende a atividade ética e moral dos indivíduos.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. ( ) Platão • social
b. ( ) Xenofonte • animal
c. ( ) Parmênides • humana
d. ( X ) Aristóteles • justa
e. ( ) Cícero • terrena

10. (FEPESE/SJosé) Sobre a filosofia Patrística, é correto afirmar:
a. ( ) Seus representantes repudiavam a validade das Sagradas Escrituras como fonte de conhecimento filosófico e teológico.
b. ( X ) Resultou dos esforços intelectuais dos apóstolos Paulo e João e dos Padres da Igreja para
conciliar o Cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos.
c. ( ) Foi influenciada pelas ideias cristãs divulgadas no Oriente pelos Cruzados e pela
harmonização com as ideias dos pensadores muçulmanos.
d. ( ) Sistematizou as ideias dos pensadores católicos que organizaram as estratégias de combate aos heréticos europeus dos seguidores de Lutero.
e. ( ) Os representantes mais conhecidos da Patrística são Santo Ambrósio, Santo Tomás de Aquino, Santo Agostinho, Boécio e Tertuliano.

30 Exercícios de Filosofia para Ensino Médio, com Gabarito


11. (FEPESE/SJosé) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Filosofia Medieval.
( ) A partir do século XII, por ter sido ensinada nas escolas, também é denominada escolástica.
( ) Teve como principal influência as ideias dos filósofos gregos Platão e Aristóteles.
( ) Na filosofia a perscrutação suplantou o valor comprobatório da autoridade da fonte.
( ) Uma característica do período foi o domínio religioso, social e político da Igreja Romana.
( ) O método filosófico agostiniano conhecido como disputa deixou de ser utilizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( X ) V • V • F • V • F
b. ( ) V • F • V • F • F
c. ( ) F • V • V • F • V
d. ( ) F • V • F • V • V
e. ( ) F • F • V • V • F

12. (FEPESE/SJosé) Leia com atenção o texto abaixo:
Uma das características marcantes da filosofia renascentista foi o …………………… . Em outras palavras,
o ser humano passou a ser valorizado, pelo significado
relevante da sua …………………… e seu poder criador e transformador.
Assinale a alternativa que completa corretamente as
lacunas do texto.
a. ( ) existencialismo • origem
b. ( ) individualismo • iniciativa
c. ( X ) humanismo • liberdade
d. ( ) idealismo • personalidade
e. ( ) racionalismo • inteligência

13. (FEPESE/SJosé) Leia com atenção o texto abaixo:
Percebe-se na análise dos escritos filosóficos que surgiram durante os séculos XVIII e XIX uma grande valorização dos poderes da razão humana. Através dela é possível alcançar a liberdade, a felicidade social e política.
Os pensadores responsáveis pela divulgação das ideias acima mencionadas formam denominados de filósofos …………………… . Dentre eles destacaram-se, entre outros, Hume, Voltaire, …………………… e Rousseau.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. ( ) idealistas • Fichte
b. ( ) racionalistas • Diderot
c. ( ) experimentalistas • Kant
d. ( ) existencialistas • Sartre
e. ( X ) iluministas • D’Alembert

14. (FEPESE/SJosé) Assinale a alternativa correta sobre a corrente filosófica segundo a qual todo o conhecimento que
vai além da experiência sensível é incognoscível ao entendimento humano.
a. ( ) idealismo
b. ( ) fetichismo
c. ( ) racionalismo
d. ( X ) agnosticismo
e. ( ) experimentalismo

15. (FEPESE/SJosé) Leia com atenção o texto abaixo:
Para o filósofo …………………… , as pessoas reunidas numa multidão, pelo pacto social, passam a constituir um corpo político, uma pessoa artificial criada pela ação humana e que chama de
…………………… .
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. ( ) Karl Marx • sociedade
b. ( X ) Thomas Hobbes • Estado
c. ( ) Jean-Jacques Rousseau • grupo social
d. ( ) Nicolau Maquiavel • principado
e. ( ) John Locke • comunidade

16. (FEPESE/SJosé) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre concepção de razão para Hegel.
( ) A capacidade dos seres humanos para agirem de forma diferenciada em relação aos demais
seres vivos, fenômeno que permite a vida em sociedade.
( ) O conjunto de leis do pensamento, ou seja, os princípios, os procedimentos do raciocínio, as
formas e as estruturas necessárias para pensar as categorias e as ideias.
( ) Os arquétipos inatos nos indivíduos dotados de inteligência, que facultam suas opções de
escolher livremente seu destino social, econômico e cultural.
( ) A ordem, a organização, o encadeamento e as relações das principais coisas, isto é, a realidade objetiva e racional.
( ) A relação interna e necessária entre as leis do pensamento e as leis do real, ou seja, a unidade da razão subjetiva e a razão objetiva.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) V • V • F • V • F
b. ( ) V • F • V • F • F
c. ( ) F • V • V • F • V
d. ( X ) F • V • F • V • V
e. ( ) F • F • V • V • F

17. (FEPESE/SJosé) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V )
e as falsas ( F ) sobre o Existencialismo.
( ) Corrente filosófica que enfatiza a realidade concreta do indivíduo como centro da especulação filosófica.
( ) Considera a realidade compreendida segundo sua contingência e finitude, não segundo uma
essência metafísica.
( ) Os pensadores existencialistas aprofundaram as críticas contra o cristianismo, iniciadas
pelos marxistas.
( ) Entre os principais representantes do existencialismo destacavam-se Jean-Paul Sartre e
Sören Kierkegaard.
( ) O existencialismo cristão considera que a essência humana corresponde a um atributo
de Deus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( X ) V • V • F • V • V
b. ( ) V • V • F • V • F
c. ( ) V • F • V • F • F
d. ( ) F • V • V • F • V
e. ( ) F • F • V • V • F

18. (FEPESE/SJosé)Leia com atenção o texto abaixo:
Para que exista consciência ética é necessário que exista o agente ético, ou seja, pessoa que conheça
a diferença entre o bem e o mal, certo ou errado, …………………… ou proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também se reconhece como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas, e de agir em conformidade com os valores morais. Consciência e …………………… são condições indispensáveis da vida ética.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. ( ) vedado • atitude
b. ( ) errado • conhecimento
c. ( X ) permitido • responsabilidade
d. ( ) admitido • abnegação
e. ( ) injusto • colaboração

19. (FEPESE/SJosé) Leia com atenção o texto abaixo:
A cada época, as teorias científicas instituem
…………………… e definições de seus objetos, constituindo matrizes de investigação e de pensamento que …………………… denominou de paradigmas. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. ( ) teorias • Herbert Marcuse
b. ( ) modelos • Theodor Adorno
c. ( ) hipóteses • Sigmund Freud
d. ( ) conceitos • Milan Kundera
e. ( X ) métodos • Thomas Kuhn

20. (FEPESE/Tijucas/2011) Seguindo o exemplo dos jogos olímpicos, os pitagóricos falavam de três modos de vida: o dos que vão para comprar e vender, o dos que correm no estádio e o dos espectadores, que se limitam a ver. Assim viviam os pitagóricos, forasteiros curiosos da Magna Grécia, como espectadores. É o que se chama de vida teorética ou contemplativa. Segundo os pitagóricos, a dificuldade para essa vida
era(m):
a. ( ) a alma.
b. ( ) o mundo.
c. ( ) a inteligência.
d. ( ) os outros.
e. ( X ) o corpo.

21. (FEPESE/Tijucas/2011) Além dos pitagóricos, a Magna Grécia viu surgir outra manifestação filosófica fundamental: a escola eleática. Com eles a filosofia adquire um nível e um grau de profundidade que antes não tinha.
O principal filósofo dessa escola foi:
a. ( ) Sócrates.
b. ( ) Heráclito.
c. ( X ) Parmênides.
d. ( ) Anaxímexes.
e. ( ) Anaximandro.

22. (FEPESE/Tijucas/2011) Na obra de Rousseau, o que teve conseqüências mais graves foi a sua filosofia social.
Qual a obra principal de Rousseau sobre este tema?
a. ( ) Julie.
b. ( ) Émile.
c. ( ) Confissões.
d. ( X ) Contrato Social.
e. ( ) Discurso Sobre as Ciências e as Artes.

23. (FEPESE/Tijucas/2011) Para expressar seu pensamento, Platão escolheu
como gênero literário o diálogo, que tem uma profunda relação com sua doutrina da dialética como
método filosófico.
O personagem principal dessas obras é:
a. ( ) Platão.
b. ( X ) Sócrates.
c. ( ) Aristóteles.
d. ( ) Protágoras.
e. ( ) Demócrito.

24. (FEPESE/Tijucas/2011) Aristóteles diz concretamente que o ser se diz de quatro maneiras:
1. por essência ou por acidente
2. segundo as categorias
3. o ser verdadeiro e o ser falso
4. segundo a potência e o ato
5. o ser divino e o ser humano
Assinale a alternativa que contém as a quatro maneiras que, segundo Aristóteles o ser se diz:
a. ( X ) 1 – 2 – 3 – 4
b. ( ) 1 – 2 – 3 – 5
c. ( ) 1 – 2 – 4 – 5
d. ( ) 1 – 3 – 4 – 5
e. ( ) 2 – 3 – 4 – 5

25. (FEPESE/Tijucas/2011) Distinguem-se três épocas, chamadas de estoicismo: antigo, médio e novo, que se estendem desde
300 a.C. , aproximadamente, até o século II d.C., ou seja, por meio milênio.
O fundador da escola estoica foi:
a. ( ) Cipião.
b. ( ) Posidônio.
c. ( X ) Zenão de Cicio.
d. ( ) Cleantes de Assos.
e. ( ) Panécio de Rodes.

26. (FEPESE/Tijucas/2011) O conteúdo da filosofia agostiniana se expressa em sua obra intitulada Solilóquios.
Qual o tema central da filosofia de Santo Agostinho?
a. ( X ) Deus e a alma
b. ( ) Deus e a razão
c. ( ) A alma e a razão
d. ( ) A razão e a salvação
e. ( ) O homem e o mundo

27. (FEPESE/Tijucas/2011) Para Hobbes, o conhecimento se funda na experiência, e seu interesse é a instrução do homem para a prática.
Assim, podemos afirmar que o pensamento de Hobbes é:
a. ( ) sofista.
b. ( ) apriorista.
c. ( ) nominalista.
d. ( ) pragmatista.
e. ( X ) empirista.

28. (FEPESE/Tijucas/2011) Espírito em Hegel é ser para mim, mesmidade.
Há um momento na evolução do absoluto que é o espírito, e definimos este espírito com a entrada em
si mesmo, a mesmidade, o ser para si. E Hegel elabora um novo esquema do espírito.
Quais os três estágios do espírito definidos por Hegel?
a. ( ) indutivo, dialético e absoluto
b. ( ) indutivo, dialético e filosófico
c. ( ) subjetivo, objetivo e filosófico
d. ( X ) subjetivo, objetivo e absoluto
e. ( ) subjetivo, dialético e absoluto

29. Quanto à teologia, Descartes afirma que não irá se ocupar dela, embora seja algo sumamente respeitável.
Apoia sua afirmação no fato de que, segundo ele, a teologia é assunto:
a. ( ) que carece de fundamentação lógica.
b. ( X ) de revelação, que está acima da razão.
c. ( ) destinado aos de mente mais obscuras.
d. ( ) destinado aos que não almejam explicações matemáticas.
e. ( ) que contraria seu método, pois a revelação divina não supõe a dúvida.

30. No livro VII da República, Platão conta um mito de extraordinária força, em que representa simbolicamente a situação do homem e sua relação com a filosofia e, ao mesmo tempo, a estrutura da realidade.
Este mito relatado por Platão ficou conhecido como Mito da:
a. ( ) república.
b. ( ) sombra.
c. ( X ) caverna.
d. ( ) realidade.
e. ( ) intelectualidade.



Por Blog Caderno de Educação


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