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Teorias da Aprendizagem em Vygotsky, Watson, Wallon e Piaget

Teorias da Aprendizagem em Vygotsky, Watson, Wallon e Piaget


John B. Watson.


O comportamento é o objeto de estudo da psicologia, estudando-o por meio de
aspectos como estímulos e respostas, de maneira que o objetivo teórico da psicologia é a previsão e o controle do comportamento.


Lev S. Vygotsky.


A zona de desenvolvimento proximal advém da diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente. Assim, a ZDR é tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido.
Lev S. Vygotsky Focaliza na interação social, com a ideia de que o desenvolvimento do indivíduo se dá através da relação com o outro e com o mundo.

Henri Wallon.


A vida psíquica é formada por três dimensões (motora, afetiva e cognitiva), que são coexistentes e atuam de forma integrada na aprendizagem e desenvolvimento humano.
Henri Wallon Vê a criança como um ser completo e concreto em um dado contexto, não como um adulto em miniatura, mas como uma etapa da vida com especificidades.


4 Dicas de Teorias da Aprendizagem em Vygotsky, Watson, Wallon e Piaget


Jean Piaget.


A educação deve possibilitar à criança seu pleno desenvolvimento durante todos os estágios de maturação da inteligência, desde o nascimento (estágio sensório-motor) até a adolescência (estágio operatório formal).
Jean Piaget Indica que a criança, ao se deparar com algo novo, relaciona este fato a qualquer coisa com que já tenha tido contato, que já conheça, buscando correlações.

Aspectos da Teoria do Desenvolvimento de Piaget


Acompanhe este breve resumo sobre a teoria do desenvolvimento e aprendizagem em Piaget.

  1. Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Somente poderá ocorrer a aprendizagem quando o esquema de assimilação não sofre acomodação.
  2. A epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento;
  3. Este pesquisador mostrou como as ações dos indivíduos sobre o meio são o motor da aquisição de conhecimento. Esse conceito é conhecido como esquemas de ação;
  4. Piaget uma das suas características essenciais é defender o pressuposto de que o conhecimento se constrói, e não é captado de um bloco ou transmitido de fora para dentro.
  5. Piaget defende a ideia de que o desenvolvimento antecede às aprendizagens.
  6. Para Piaget A inteligência é uma adaptação biológica e é também a forma de equilibração para a qual todas as estruturas (cognitivas) tendem.
  7. Piaget Indica que a criança, ao se deparar com algo novo, relaciona este fato a qualquer coisa com que já tenha tido contato, que já conheça, buscando correlações. 
  8. Jean W. F. Piaget tem contribuições importantes para o desenvolvimento das pesquisas no campo da cognição humana. Para ele A inteligência é um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cerca
  9.  Segundo Piaget, o conhecimento advém da ação física e mental do indivíduo sobre o objeto, o que implica compreender que não há inteligência inata, nem um meio que, por si só, determine a inteligência do sujeito.
  10.  Piaget considera que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como maturação, exercitação, aprendizagem social e equilíbrio.
A Educação Construtivista ganhou espaço no Brasil e hoje está representada em diversas escolas e instituições de ensino. As discussões sobre o assunto abordam questões como:

  • Teoria do construtivismo na educação  
  • Construtivismo na educação 
  • O que significa construtivismo na educação 
  • teoria construtivista na educação
  • Método de ensino construtivista 
  • Sistema de ensino construtivista 
  • Ensino tradicional e ensino construtivista

8 características dos ambientes de aprendizagem construtivistas


Oito características que sublinham os ambientes de aprendizagem construtivistas e são aplicáveis ​​a ambas as perspectivas - Construtivismo e construtivismo social.

  • 1. A Educação em Ambientes de aprendizagem construtivistas fornecem múltiplas representações da realidade.
  • 2. Múltiplas representações evitam simplificação excessiva e representam a complexidade do mundo real.
  • 3. Ambientes de aprendizagem construtivistas enfatizam a construção do conhecimento inserido de reprodução do conhecimento.
  • 4. Ambientes de aprendizagem construtivistas enfatizam tarefas autênticas em um contexto significativo em vez de instrução abstrata fora do contexto.
  • 5. Ambientes de aprendizagem construtivistas proporcionam educação como contextos do mundo real ou aprendizagem baseada em casos, em vez de seqüências predeterminadas de instrução.
  • 6. Meios de aprendizagem construtivistas incentivam a reflexão cuidadosa sobre a experiência.
  • 7. Espaços de aprendizagem construtivistas "permitem a construção do conhecimento dependente ao contexto e conteúdo-."
  • 8. Ambientes construtivistas de aprendizagem são uma "construção  de uma educação colaborativa do conhecimento através da negociação social, e não a competição entre os alunos para o reconhecimento."

Para ampliar os seus conhecimentos sobre o assunto é interessante pesquisar temas como:construtivismo psicologia, psicologia construtivista, sistema de ensino Jean Piaget, sistema de ensino construtivista,  pedagogia construtivista a alfabetização na nova escola, método construtivista educação infantil, construtivismo na escola ensino fundamental, pedagogia Waldorf na educação infantil, educação infantil escola, linha pedagógica, plano de ensino ensino fundamental, método construtivista alfabetização, construtivismo na educação infantil, metodologia ensino fundamental 


Referências:

Construtivismo e construtivismo social disponível em <http://www.ucdoer.ie/index.php/Education_Theory/Constructivism_and_Social_Constructivism> Acessado em 14/12/2017. 



Obs.: Resumos elaborados com base em gabaritos de provas de concursos públicos não nos responsabilizamos por entendimentos diferentes



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