10 Dicas sobre a Teoria do Desenvolvimento de Piaget


10 Dicas sobre a Teoria do Desenvolvimento de Piaget


Acompanhe este breve resumo sobre a teoria do desenvolvimento e aprendizagem em Piaget.

Teoria do Desenvolvimento de Piaget
by Pixabey


  1. Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Somente poderá ocorrer a aprendizagem quando o esquema de assimilação não sofre acomodação.
  2. A epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento;
  3. Este pesquisador mostrou como as ações dos indivíduos sobre o meio são o motor da aquisição de conhecimento. Esse conceito é conhecido como esquemas de ação;
  4. Piaget uma das suas características essenciais é defender o pressuposto de que o conhecimento se constrói, e não é captado de um bloco ou transmitido de fora para dentro.
  5. Piaget defende a ideia de que o desenvolvimento antecede às aprendizagens.
  6. Para Piaget A inteligência é uma adaptação biológica e é também a forma de equilibração para a qual todas as estruturas (cognitivas) tendem.
  7. Piaget Indica que a criança, ao se deparar com algo novo, relaciona este fato a qualquer coisa com que já tenha tido contato, que já conheça, buscando correlações. 
  8. Jean W. F. Piaget tem contribuições importantes para o desenvolvimento das pesquisas no campo da cognição humana. Para ele A inteligência é um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cerca
  9.  Segundo Piaget, o conhecimento advém da ação física e mental do indivíduo sobre o objeto, o que implica compreender que não há inteligência inata, nem um meio que, por si só, determine a inteligência do sujeito.
  10.  Piaget considera que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como maturação, exercitação, aprendizagem social e equilíbrio.

Obs.: O texto pode não refletir o entendimento de outros autores, professores ou especialistas, trata-se de um resumo de temas mais exigidos em concursos públicos



Por blog caderno de educação


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.