Lei 9.394/96 e o dever do Estado com a educação escolar pública. No Art. 4º a Lei de Diretrizes e Bases da Educação relaciona as formas de garantias do dever do Estado com educação escolar pública, em seguida, no Art. 5º a Lei apresenta os legitimados para acionar o poder público e estipula um rol de deveres do Estado.


LDB: Lei 9.394/96 e o dever do Estado com a educação escolar pública


Quem pode acionar o Poder Público?


Segundo o Art. 5º da Lei 9.394/96 o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo acionar o poder público: 


  • qualquer cidadão, 
  • grupo de cidadãos, 
  • associação comunitária, 
  • organização sindical, 
  • entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, 
  • o Ministério Público,              


Ressalta-se que conforme § 3º Qualquer das partes mencionadas no caput deste artigo tem legitimidade para peticionar no Poder Judiciário, na hipótese do § 2º do art. 208 da Constituição Federal, sendo gratuita e de rito sumário a ação judicial correspondente.

Lei 9.394/96 Competências da União com a Educação.

Deveres do Estado com a Educação


Ainda no art 5º da lei, § 1º, o poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:             


  • I - recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica;             
  • II - fazer-lhes a chamada pública;
  • III - zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola.


Em todas as esferas administrativas, o Poder Público assegurará em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatório, nos termos deste artigo, contemplando em seguida os demais níveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais, definiu o § 2º do Art. 5º

A Lei 9.394/96 estipulou no § 4º do artigo acima citado que comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de responsabilidade.

Por fim, o § 5º prevê que para garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino, o Poder Público criará formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, independentemente da escolarização anterior.

Fonte: Lei 9.394/96

Postado por: Equipe do Caderno Educação .


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!

Publicidade

Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top