Publicidade

Resenha do Livro: Cinco minutos de José de Alencar

Title: Cinco minutos
Autor: José Martiniano de Alencar

Resenha do Livro "Cinco Minutos" de José de Alencar


"Cinco Minutos" é uma obra de José de Alencar, um dos mais importantes escritores brasileiros do século XIX. A história se desenvolve em torno de um jovem amante de aventuras, que embarca em uma viagem para o interior do Brasil em busca de fortuna. Ao longo do percurso, ele encontra diferentes personagens e vive uma série de desafios e aventuras, que incluem a luta contra a natureza selvagem, a convivência com as culturas indígenas e a busca pelo amor. "Cinco Minutos" é uma obra repleta de ação e emoção, que retrata a vida no Brasil colonial e aborda questões universais como a busca pelo amor, a coragem e a superação dos obstáculos.
Publicidade

"Cinco Minutos," escrito por José de Alencar e publicado em 1856, é uma das obras mais significativas do romantismo brasileiro. Neste romance, o autor explora temas como o amor, a sociedade, a moral e a hipocrisia, oferecendo uma visão perspicaz da vida urbana do Rio de Janeiro no século XIX.

Contexto Histórico e Literário:
José de Alencar é uma figura proeminente do romantismo brasileiro, e "Cinco Minutos" reflete as características desse movimento literário, como o subjetivismo, a idealização do amor e a ênfase na emoção. A obra também aborda questões sociais da época, como o papel das mulheres na sociedade.

Personagens Principais:
A história é centrada em três personagens principais: Lívia, Felipe e Camila. Lívia é a protagonista, uma jovem que se apaixona por Felipe, um homem nobre e charmoso. Camila é a amiga de Lívia e também está envolvida na trama romântica. Esses personagens representam diferentes facetas da sociedade carioca do século XIX.

O principal personagem de "Cinco Minutos" é o jovem protagonista, cujo nome não é revelado na obra. Além dele, outros personagens importantes incluem:
  • Zizinha - uma jovem indígena, apaixonada pelo protagonista.
  • Irmão José - um frade franciscano, que acompanha o protagonista em sua jornada.
  • Juca Pirama - um chefe indígena, que ajuda o protagonista em sua busca.
Estes são os personagens principais da história, mas há também outros secundários que complementam a trama, como outros índios, colonos e bandidos.

A Trama:

A trama gira em torno do relacionamento amoroso entre Lívia e Felipe, que se apaixonam profundamente. No entanto, o amor deles é posto à prova quando Felipe é pressionado a se casar com Camila, uma mulher rica, por razões financeiras. O conflito moral e emocional dos personagens é o cerne da narrativa.

Retrato da Sociedade:

José de Alencar usa "Cinco Minutos" para examinar a hipocrisia e as convenções sociais da época. Ele critica a pressão da sociedade para que as pessoas se casem por razões financeiras, em vez de seguir seus sentimentos verdadeiros. O autor também aborda as restrições impostas às mulheres na sociedade do século XIX.

Exploração da Psicologia Humana:

O romance mergulha na psicologia dos personagens, revelando seus pensamentos mais íntimos e conflitos internos. Lívia, em particular, é apresentada como uma personagem complexa, lutando entre suas emoções e suas responsabilidades sociais.

Estilo Literário:

José de Alencar utiliza uma linguagem rica e poética em "Cinco Minutos". Seus diálogos eloquentes e descrições detalhadas criam uma atmosfera envolvente, que transporta o leitor para o Rio de Janeiro do século XIX.

Moral e Conclusão:

O romance aborda questões morais, incluindo a importância de seguir o coração e os dilemas éticos enfrentados pelos personagens. A conclusão da história oferece reflexões sobre a natureza humana e a capacidade de superar desafios.

Conclusão:

"Cinco Minutos" é uma obra essencial da literatura brasileira que combina romance, crítica social e exploração psicológica. José de Alencar apresenta uma visão profunda da sociedade carioca do século XIX e dos conflitos emocionais de seus personagens. Esta é uma leitura obrigatória para quem deseja explorar o romantismo brasileiro e sua rica herança literária



..
José de Alencar Sempre retratou o nativo como o "bom selvagem", puro, em oposição ao maldoso europeu, estragado pela civilização. Também escreveu romances urbanos (Lucíola, Senhora), históricos (Guerra dos Mascates, As Minas de Prata) e regionalistas (O Gaúcho, O Tronco do Ipê, O Sertanejo).
Sua primeira manifestação literária foi a crítica ao indianismo de Gonçalves de Magalhães em seu poema Confederação dos Tamoios. Ele próprio abordou a nossa tradição indígena em grandes romances como Ubirajara, Iracema e O Guarani. Sofreu de tuberculose por 30 anos, indo procurar a cura na Europa, sem sucesso. Faleceu no Rio de Janeiro em 1877.

Download do livro original aqui
..
Livros


Veja Também


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.