Title: Amor de Salvação
Autor: Camilo Castelo Branco
Language: Portugues
Livro Amor de Salvação, by Camilo Castelo Branco
AMOR DE SALVAÇÃO POR CAMILLO CASTELLO-BRANCO
A heavy price must all pay who thus err, In some shape; let none think to fly the danger,
For soon or late Love is his own avenger. Byron—Don Juan, c. IV. est. 73.
.. --- --- Publicidade
PORTO EM CASA DA VIUVA MORÉ—EDITORA PRAÇA DE D. PEDRO
A mesma casa em Coimbra, rua da Calçada. Casa de Commissões em Paris, 2bis, rua d'Arcole. 1864
A JOSÉ GOMES MONTEIRO
Meu amigo
Peço licença para inscrever o seu nome na primeira pagina d'este livro. Esta fica sendo para mim a mais prestante da obra. As outras são futilidades; por que lagrimas e alegrias de romance é tudo futil.
No Minho, em 1864.
Camillo Castello-Branco.
OBSERVAÇÃO
O leitor folhêa duzentas paginas d'este livro, e o amor de felicidade e bom exemplo não se lhe depara, ou vagamente lhe preluz. Tres partes do romance narram desventuras do amor de desgraça e mau exemplo. A critica, superintendente em materia de titulos de obras, querendo abater-se a esquadrinhar a legitimidade do titulo d'esta, póde embicar, e ponderar—que o amor puro, o amor de salvação vem tarde para desvanecer as impressões do amor impuro, do amor infesto.[8]
Respondo humilimamente:
Amor de salvação, em muitos casos obscuros, é o amor que excrucia e deshonra. Então é que o senso intimo amostra ao coração a sua ignominia e miseria. A consciencia regenera-se, e o coração, rehabilitado, avigora-se para o amor impolluto e honroso. Assim é que as enseadas serenas estão para além das vagas montuosas, que lá cospem o naufrago aferrado á sua tabua. Sem o impulso da tormenta, o naufrago pereceria no mar alto. Foi a tempestade que o salvou.
Além de que a felicidade, como historia, escreve-se em poucas paginas; é idyllio de curto folego: no sentir intraduzivel da consciencia é que ella encerra epopeas infinitas;—em quanto que a desgraça não demarca balizas á experiencia nem á imaginação.
Para o amor maldito, duzentas paginas: para o amor de salvação as poucas restantes do livro. Volume, que descrevesse um amor de bem-aventuranças terrenas, seria uma fabula.
O AUTHOR.
- Livro O Bem e o Mal, de Camilo Castelo Branco
- Livro: Ubirajara, by José Alencar
- Livro: Iracema José Martiniano de Alencar
- +50 Livros para Leitura, Vestibular, ENEM e Concursos
Caderno de Educação
Confira:



Compartilhe em sua s Redes Sociais!
Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.
Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios
0 comentários:
Postar um comentário