Publicidade

Como e porque sou romancista José de Alencar | Baixar PDF

 Como e porque sou romancista  José de Alencar

JOSÉ DE ALENCAR
Como e porque sou romancista

 "Como e Porque Sou Romancista" é um ensaio escrito pelo escritor brasileiro José de Alencar, publicado pela primeira vez em 1873 na Revista Brasileira. O ensaio é uma reflexão sobre a carreira literária do autor e sobre as motivações que o levaram a se tornar um escritor de romances.

No ensaio, José de Alencar conta que desde criança sempre foi um grande admirador de histórias e aventuras. Ele diz que sua infância foi marcada pela leitura de livros de aventura e romance, que lhe despertaram o gosto pela literatura. O autor também revela que sua paixão pela literatura o levou a estudar Direito, não porque tivesse interesse na carreira jurídica, mas porque queria ter mais tempo para se dedicar à escrita.

José de Alencar descreve como foi difícil para ele iniciar a carreira literária, especialmente por ser um escritor brasileiro em uma época em que a literatura nacional ainda estava se desenvolvendo. Ele fala sobre a importância de se dedicar ao estudo da língua portuguesa e de se aprofundar na cultura brasileira para conseguir criar uma literatura nacional autêntica.

Ao longo do ensaio, José de Alencar também fala sobre suas obras e sobre a importância do romance para a literatura. Ele defende que o romance é um gênero literário que permite ao autor explorar os aspectos mais profundos da psicologia humana e que pode ser usado para refletir sobre a sociedade e seus valores.

"Como e Porque Sou Romancista" é um ensaio importante para a compreensão da carreira e das motivações de José de Alencar como escritor. A obra é um exemplo da reflexão crítica que o autor fazia sobre a literatura e sua relação com a sociedade brasileira de sua época.

Download do livro aqui
  

RIO DE JANEIRO

Typ. de G. Leuzinger & Filhos, Rua d'Ouvidor 31 1893


RIO DE JANEIRO

Typ. de G. Leuzinger & Filhos, Rua d'Ouvidor 31

1893

Como e porque sou romancista faz{5} parte da collecção de trabalhos ineditos, mais ou menos incompletos, que mais tarde, sob o titulo geral de Obras Posthumas, hão de vir á luz da publicidade.

Todavia, sendo essa publicação muito morosa e difficil, entendi não dever por mais tempo conservar occultos aos leitores certos trabalhos, que naturalmente satisfazem a curiosidade publica. Assim, antecipo hoje o apparecimento desta autobiographia litteraria, em que sob a fórma de carta, José de Alencar expõe, singela e sinceramente, todas as circumstancias da sua vida, que, influindo-lhe no espirito, despertaram a sua extraordinaria e vigorosa vocação de escriptor, e principalmente de romancista.

Rio, abril de 93.

MARIO ALENCAR.{6}

{7}

 
Os Trabalhadores do Mar  Autor: Victor Hugo  Tradutor: Machado de Assis

Veja também
  1. Livro: Frei Luiz de Sousa Autor: Almeida Garrett
  2. Livro: A cidade do vicio Autor: José Valentim Fialho de Almeida
  3. Livro: Aves Migradoras Autor: Fialho d'Almeida
  4. +50 Livros para Leitura, Vestibular, ENEM e Concursos


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.