Publicidade

13 Sugestões para Planejamento na Educação Infantil

 13 Sugestões para Planejamento na Educação Infantil

Saber o que esperar reduz o estresse. Permite que você tenha os materiais necessários. Acompanhar o dia de forma organizada fica mais fácil e divertido e Você se sente confiante em entregar seu programa a um substituto. Transmite profissionalismo aos pais e oferece uma sensação de realização e bem-estar

As crianças sabem o que esperar. Reduz a tensão, reduzindo assim o mau comportamento. Provavelmente tirará uma soneca mais descansada e o sentido de tempo e sequência é desenvolvido. As crianças aprendem a habilidade de prever, o que ajuda na resolução de problemas

Os pais se sentem mais seguros quando sabem algo sobre os planos diários. Incentiva-os a discutir com seus filhos o que está acontecendo na escola. Ajuda a educar os pais sobre atividades de crescimento e desenvolvimento adequadas para seus filhos.
 
 
1. DEFINIR TÓPICOS IMPORTANTES PARA ENSINAR  

Os tópicos devem ser baseados nos interesses e necessidades das crianças. Decida sobre atividades criativas que ensinarão as crianças sobre o assunto.

2. DECIDA OS OBJETIVOS 
Objetivos gerais
Pergunte: “Que tipo de aprendizagem deve ocorrer?”
Deve se basear na observação e registro das necessidades das crianças. Ter conhecimento dos estágios de desenvolvimento. Ajude cada criança a se desenvolver ao máximo na Idade apropriada, mas desafiadora

3. DECIDIR SOBRE AS ATIVIDADES DO CENTRO DE APRENDIZAGEM

3. CALENDÁRIO DIÁRIO 
O cronograma deve ser flexível para que as crianças possam concluir projetos e atividades.
As atividades são planejadas para desenvolver a auto-estima e sentimentos positivos sobre o aprendizado. O melhor é o planejamento em equipe.  
 
 
4. ATIVIDADES MOTORAS
Convidativo início do dia pré-escolar. Cumprimente calorosamente cada criança diariamente. 
É essencial para sua auto-estima. Grandes atividades motoras de sua escolha.
Computadores, blocos, trave de equilíbrio, tubo de escalada, cesta de basquete, vestidos, quebra-cabeças, massinha, casa de boneca ou celeiro.
 
 
5.HORA DO CÍRCULO: 
Todos envolvidos ao mesmo tempo.
As crianças aprendem a fazer parte de um grupo e a participar.
Ensine incentivando, apoiando e estendendo as escolhas e ações das crianças, porque as crianças aprendem por meio da ação e tirando suas próprias conclusões.
Deixe as crianças ajudarem a decidir o que deve ser feito durante o tempo do círculo.
Escolhas: calendário, promessa, contagem de crianças, canções, tema de introdução, carta da atividade da semana, aniversários, palestrantes convidados.
 
 
6. O PLANEJAMENTO É: 
Uma promessa de fazer algo aceitável
Uma excelente oportunidade para formar um modelo mental para guiar atividades futuras.
 
O planejamento ajuda as crianças: 

  • Articule ideias, escolhas e decisões.
  • Promove a autoconfiança das crianças.
  • Promove o senso de autocontrole das crianças.
  • Leva ao envolvimento e jogo concentrado.
  • Suporta o desenvolvimento de jogos complexos.
 
7. TEMPO DE LIMPEZA: 
  • Incentive a limpeza conforme eles avançam.
  • Dê um aviso de 5 minutos para que não termine abruptamente.
  • Defina especificamente como limpar.
  • Ajude-os e trabalhe junto com eles.
  • Faça jogos de limpeza.  
  • Faça-os ajudar os outros até que todos terminem.
  • Mova-se para um local de reunião central e examine a sala com as crianças.
  • Motive com uma nova atividade assim que a limpeza for concluída.
  • Em dias complicados, comece a limpeza com uma reunião de grupo.
 
 
9. HORA DE RECUPERAÇÃO: (SNACK) 
  • Relembre e mostre o que eles fizeram ao pequeno grupo.
  • Pode ver a relação entre planos e atividades e desenvolver a consciência de suas próprias ações.
  • Ajuda-os a avaliar e aprender com suas próprias experiências.
  • O recall em pequenos grupos os ajuda a obter ideias de outras pessoas e ouvir outras pessoas descreverem seu trabalho.
 
 
10.TEMPO FÍSICO: 
  • Tempo ativo para ajudar com manobras:
  • Instrumentos musicais
  • Dançar ao som de música, com lenços, fitas, etc.
  • Pato Pato Ganso
  • Pontes de Londres
  • Luta de meia bola de neve
  • Dança indiana, havaiana, mexicana
 
 
11. HORA DE PEQUENO GRUPO: 
Escolhido pelo professor, atividade dirigida pelo professor.
As crianças que gostam de trabalhar sozinhas podem aprender habilidades sociais.
Divida por faixa etária.
Pode ser um bom momento para separar amigos, irmãos.
Pode permanecer o mesmo por 5-6 semanas ou mais.
Instruções: Tenha os materiais prontos antes da mão. Descreva a atividade em detalhes. Incentive as crianças a falarem umas com as outras. No final, peça a cada criança que mostre o que fez e discuta o assunto.

Arte
Crie uma história
Leia histórias sobre o tema
Encene histórias
Experiência culinária
Matemática, experiências científicas
Carta da atividade da semana
 

 
 
12. TEMPO DE COMPARTILHAMENTO: 
PROPÓSITO: 
Desenvolve linguagem oral e autoconceito. Poder ficar na frente das crianças e ter a atenção total do professor por alguns segundos.
Mostrar o que fizeram no horário de trabalho ou qualquer coisa de interesse que trouxeram de casa, bem como experiências.
Foco nos sentimentos
Fique animado com o que eles trouxeram.
Seja sincero e lembre-se de como isso é importante para a criança.
Peça às outras crianças que façam perguntas, batam palmas e aplaudam umas às outras.
Pode compartilhar boas notícias e más notícias.

13 Sugestões para Planejamento na Educação Infantil

 

13. TRANSIÇÕES: 
Ajude as crianças a passarem facilmente de um período de tempo ou atividade para outro.
Reduz a confusão e o comportamento perturbador entre as atividades.
Planeje momentos ativos ao lado de momentos de silêncio ou passivos. (Definir atividades ativas e passivas)
Siga as rotinas de forma consistente.  Porque?
Sinaliza claramente o fim dos tempos. No entanto, dê um aviso de 5 minutos.
Ajude as crianças a decidirem como ir de uma área para outra.  Ideias?
Deve ser bem planejado e suave.
Não espere que tudo se reúna.
Mantenha as coisas em movimento.
Mais é feito porque não perdemos tempo.
Aqueles que não terminaram podem ouvir e ver o que está acontecendo e virão em breve.

Crie uma programação diária
Alternar ativo e passivo
Lanche no meio da manhã com tempo para se preparar
Brincadeira ao ar livre (20 minutos)
Pequeno grupo (10 minutos)
Hora do lanche, relembrar (10 minutos)
Tempo da história (10 minutos)
Jogo grátis (20 minutos)
Tempo do círculo (20 minutos)
Tempo de trabalho (30 minutos)
Tempo de planejamento (5 minutos)
Tempo de compartilhamento (10 minutos)
Tempo da música (10 minutos)


Ref.: 1


Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.