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Como ensinar Tabuada? Multiplicação

 Como ensinar Tabuada? Multiplicação

É apropriado começar a memorizar as tabuadas de multiplicação quando a criança já percebeu o seguinte:

  • Multiplicação é adição repetida. (3 × 5 significa "três grupos de cinco", que é o mesmo
  • como 5 + 5 + 5.)
  • Zero vezes qualquer número é zero. (0 × 5 = 0, 0 × 8 = 0)
  • Uma vez qualquer número é o mesmo número. (1 × 5 = 5, 1 × 7 = 7)
  • A mesa das dezenas é muito fácil. (4 × 10 = “4 próximo a 0” = 40 e 11 × 10 = 110)
  • A criança conhece a maior parte ou toda a mesa dupla do parquinho e outras atividades informais fontes.
  • A multiplicação é comutativa: a × b é sempre o mesmo que b × a (onde “ a ” e “ b ” estão para números).


Inventando perguntas com palavras

Procure situações em que a multiplicação por cinco pode ser feita em um contexto prático, criando “Perguntas de palavras.” Quantos dedos existem em nossa mão? Conte cada mão como cinco. Quantos chicletes tem três embalagens de cinco? Se estivermos enchendo sete sacolas de festa e quisermos colocar cinco adesivos em cada bolsa, quantos adesivos precisam

Um número é par quando pode ser dividido por dois sem deixar resto.

Tabuada de 2x

2 dividido por 2 é 1.

10 dividido por 2 é 5.

Todos os números pares podem ser divididos por 2.

Para descobrir se um número está na tabela 2 ×, observe o dígito no final.

Se um número terminar em 0, 2, 4, 6 ou 8, ele é par e múltiplo de 2.

1.357.318 é um múltiplo de 2 porque o dígito no final é 8.

Multiplicar um número por 2 é o mesmo que duplicá-lo.

Duplo 6 é igual a 6 × 2, que é igual a 12.

Dividir um número por 2 é o mesmo que dividi-lo pela metade.

Metade de 10 é igual a 10 ÷ 2, que é igual a 5


Tabuada de 3

Há um truque inteligente que você pode usar para descobrir se um número está na tabela 3 ×. 

Some os dígitos do número que você deseja descobrir - isso é chamado de encontrar a soma dos dígitos. Se o dígito soma é 3, 6 ou 9 , então você sabe que está na tabela 3 ×.

Vejamos 15.

Os dígitos são 1 e 5 .

Some-os e você terá 6 .

1 + 5 = 6.

Portanto, 15 está na tabela 3 ×.

Agora vamos olhar para um número maior: 156 .

Os dígitos são 1, 5 e 6 .

Adicione 1 + 5 + 6 e você terá 12.

Agora some os dígitos 1 e 2 e você obtém 3.

Portanto, 156 está na tabela 3 ×.

Esse truque sempre funciona, mesmo com um número realmente grande como 12.346.911.

Basta adicionar os dígitos:

1 + 2 + 3 + 4 + 6+ 9 + 1 + 1 = 27

em seguida, adicione 2 + 7 = 9

Portanto, 12.346.911 está na tabela 3 ×.


A tabuada de 4 ×

Todos os números na tabela 4 × são pares - eles terminam com 0, 2, 4, 6 ou 8.

Você pode fazer um cálculo de tabela 4 × dobrando o número duas vezes.

7 × 4 é o mesmo que 7 × 2 × 2

7 × 2 = 14, então 14 × 2 = 28

Observe os 2 últimos dígitos do número que você deseja descobrir. Se eles forem múltiplos de 4, o número inteiro também é um múltiplo de 4.

Vejamos o número 116 . Este é um múltiplo de 4 porque 16 está na tabela 4 ×.

Você pode reverter o cálculo se isso o tornar

Mais fácil. Dê uma olhada nessas moedas:

Existem 5 pilhas com 4 moedas em cada.

São 5 lotes de 4 ou 5 × 4.

Conte-os - são 20.

Você também pode ter 4 pilhas com 5 moedas em cada:

4 lotes de 5 ou 4 × 5.

O número de moedas é o mesmo.


A tabuada de 5 ×

Este é fácil. Todos os múltiplos de 5 terminam em 5 ou 0 .

Portanto, 4.320 está na tabela 5 × porque termina em 0.

55.552 não está na tabela 5 × porque termina em 2.

5 é metade de 10, então se você quiser saber o que é 5 × um número, você pode multiplicá-lo por 10 e em seguida, calcule a metade da resposta.

10 × 6 = 60, então 5 × 6 = metade de 60 = 30


A tabuada de 6 ×


Não existe um truque fácil para descobrir se um número está na tabela 6 ×, mas aqui estão algumas dicas:

•Todos os números na tabela 6 × são pares - eles terminam com 0, 2, 4, 6 ou 8.

•Eles são todos múltiplos de 3; eles podem ser divididos por 3.

•A soma dos dígitos é sempre 3, 6 ou 9

•Você pode fazer um cálculo de 6 × multiplicando o número por 3 (triplicando-o) e

então dobrando sua resposta

5 × 6 é igual a 5 × 3 = 15, então 15 × 2 = 30.

(Você também pode fazer isso ao contrário: 5 × 6 = 5 × 3 × 2 = 15 × 2 = 30.)

Você pode reverter o cálculo se isso o tornar

Mais fácil. Dê uma olhada nessas moedas.

Existem 8 pilhas com 6 moedas em cada.

Isso é 8 lotes de 6 ou 8 × 6.

Conte-os - são 48.

Agora inverta o cálculo para que você tenha 6 pilhas

com 8 moedas em cada - 6 lotes de 8 ou 6 × 8.

O número de moedas é o mesmo.


A tabuada 7 ×

Não existe um truque fácil para descobrir se um número está na tabela 7 ×. Mas existe uma maneira de

lembrando a resposta para 7 × 8:

7 × 8 = 56. Lembre-se da sequência: 5, 6, 7 e 8.

Tente inverter a ordem se estiver tendo problemas . Lembre-se de que 7 × 5 é o mesmo que 5 × 7

(= 35 ) para que você possa usar a tabela 5 x se a conhecer melhor.

Faça padrões retangulares em um pedaço de papel para ajudá-lo. Dê uma olhada neste.

4 linhas de 7, que é o mesmo que 4 × 7.

Conte-os - são 28.

É o mesmo que 7 × 4: 7 linhas de 4.


A tabuada de 8 ×

Os números na tabela 8 × são sempre pares. Isso significa que eles podem ser divididos por 2 sem restante. Se for um número ímpar , não está na tabela 8 ×!

Dê uma olhada na mesa 8 × novamente. A unidade

dígitos têm um padrão regular - eles vão para baixo em 2s .

Tente inverter a ordem se estiver tendo problemas.

8 × 4 é igual a 4 × 8 (= 32 ), portanto, você pode usar 4 × mesa se você conhece melhor.

Você pode fazer padrões retangulares em um pedaço de papel para ajudá-lo.

Dê uma olhada neste aqui: 3 linhas de 8 que é o mesmo que 3 × 8.

Conte-os - são 24. É o mesmo que 8 × 3 - 8 linhas de 3.

Se você quiser multiplicar por 8, poderá dobrar um número 3 vezes.

Por exemplo: 8 × 6: double 6 = 12

duplo 12 = 24

duplo 24 = 48

8 × 6 = 48

Como ensinar Tabuada? Multiplicação


A tabuada 9 ×

Observe os números do lado direito da tabela acima. Observe como as dezenas sobem

mas as unidades caem .

Existe uma boa maneira de lembrar esta mesa. Todos os dígitos na tabela 9 × somam 9.

18 = 1 + 8 = 9

27 = 2 + 7 = 9

36 = 3 + 6 = 9

O que é 9 × 7 ? Você pode usar o método 9 aqui.

Estenda todos os 10 dedos e abaixe ou dobre o 7º dedo.

Existem 6 dedos à esquerda (6 dezenas) da curva dedo e 3 dedos à sua direita (3 unidades). A resposta é 63.

Tente inverter a ordem se estiver tendo problemas. 9 × 8 é igual a 8 × 9 (= 72), então você pode use a mesa 8 × se a conhecer melhor


A tabuada 10 ×

Números múltiplos de 10 sempre terminam em 0: 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70 e assim por diante.


Referências

https://www.gillespie.islington.sch.uk/wp-content/uploads/2015/02/Tips-and-useful-ideas-for-learning-times-tables.pdf

https://www.nctm.org/Handlers/AttachmentHandler.ashx?attachmentID=gIxw%2BcEEwGs%3D



Por Blog Caderno de Educação


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