Publicidade

Atividades sobre Timbre para Aula de Música no Ensino Fundamental

Atividades sobre Timbre para Aula de Música no Ensino Fundamental

O timbre é um dos elementos básicos da música. 

Objetivos

 Objetivos - O aluno aprenderá a reconhecer o timbre como um elemento básico da música, desenvolver o reconhecimento auditivo de instrumentos e aprender a terminologia apropriada para discutir e avaliar este aspecto da música.

 Nível - Ensino Fundamental
 Pré - requisitos do aluno - Nenhum conhecimento prévio do aluno é necessário.
 Experiência do professor - A experiência do professor em música não é necessária para apresentar esta atividade. A professora deve estar familiarizada e confortável com os termos e conceitos relativos ao timbre. 

Instrumentos de outras culturas podem ser incluídos nos exemplos, ou se uma discussão sobre o uso do timbre para ajudar a identificar a era ou cultura de uma peça musical pode ser incluída
 Acompanhamento - Ajude a consolidar esta lição na memória de longo prazo, continuando a perguntar, durante o resto do o ano letivo, questões sobre timbre e reconhecimento de instrumentos em quaisquer exemplos musicais apresentados para a aula
Atividades sobre Timbre para Aula de Música no Ensino Fundamental

Material e Metodologia

 Você precisará de um reprodutor de áudio na sala de aula.
 Você pode dar aos alunos um pré-teste para determinar em quais instrumentos você se concentrará. Se o maior número de alunos for incapaz de reconhecer, pelo som, instrumentos orquestrais comuns, você provavelmente vai querer começar com estes, e talvez com alguns instrumentos que são familiares da música popular.
Se sua classe já é boa em reconhecer instrumentos mais familiares, concentre-se em apresentar alguns instrumentos orquestrais menos conhecidos, ou talvez alguns conhecidos históricos ou não ocidentais.
 Você poderá encontrar no youtube exemplos de diferentes instrumentos tocando individualmente ou como um solo proeminente, ou em grupos de instrumentos semelhantes (algumas sugestões: um violino desacompanhado ou 'violoncelo sonata, ou um quarteto de cordas; guitarra clássica ou elétrica; banjo; piano; cravo; conjunto de percussão ou
solo de bateria; gaita de fole; quinteto de metal; trombone ou concerto de oboé; solo de saxofone de jazz;).
 Prepare pequenos trechos (1-2 minutos) de cada instrumento, ou seja capaz de encontrar o que você escolheu trechos rapidamente. A menos que você esteja muito confiante nas habilidades dos alunos para distinguir instrumentos diferentes, tente escolher sons muito diferentes.
 Se desejar, prepare uma planilha simples que eles possam usar para combinar cada trecho com o nome e / ou imagem do instrumento. Se o seu grupo for pequeno, um livro com fotos de instrumentos que eles possam apontar aquele que está sendo tocado. Ou escreva os nomes dos instrumentos no quadro, mostre fotos de um livro, ou discuta os instrumentos o suficiente para que as crianças tenham uma boa ideia de quais são as opções de instrumentos.
Tenha outros trechos como demonstração, se achar que pode ser necessário.

Essas são alguma sugestões para o professor incluir em seu planejamento ou plano de aula.


Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.


0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar