Estratégias proativas de intervenção na sala de aula
Regras de sala de aula
- Horário da sala de aula
- Respeito ao Espaço físico
- Sinal de atenção
- Rotinas de início e término
- Trabalho de aula
As regras para regras:
- Mantenha o número no mínimo de cinco regras visíveis.
- Mantenha uma redação simples para as regras.
- Ter regras representa suas expectativas básicas
- Mantenha a redação positiva, se possível.
- Faça suas regras específicas.
- Faça suas regras descreverem comportamentos observáveis.
- Faça suas regras descreverem um comportamento mensurável.
- Atribua consequências para violar as regras.
- Sempre inclua uma "regra de conformidade".
- Mantenha as regras postadas.
Considere ter regras recitadas diariamente nas duas primeiras semanas e depois periodicamente.
Publicidade
Exemplos de Regras inadequadas:
- Seja responsável
- Cale a boca!
- Faça o seu melhor
- Seja gentil com os outros
- Respeitar a autoridade
Dicas de Regras preferidas:
- Não utilize aparelhos eletrônicos durante a aula.
- Levante a mão ou peça permissão para falar.
- Saia da sala de aula somente se tiver permissão para deixá-lo.
- Ande, não corra, na sala de aula.
- Cuidado com os equipamentos e objetos da sala
Características que as regras de conduta devem ter:
- Declarações formalizadas que fornecem aos alunos diretrizes gerais para os tipos de comportamentos necessários e os tipos proibidos
- Poucas regras são mais fáceis de lembrar do que muitas regras
- Maximizar comportamentos na tarefa e minimiza comportamentos fora da tarefa
- Garante a segurança e o conforto do ambiente de aprendizado
- Regras que impeçam que as atividades da classe perturbem outras classes
- Mantém padrões aceitáveis de decoro entre estudantes, funcionários da escola e visitantes do campus da escola
- As melhores regras ensinam os alunos a escolher entre ações aceitáveis e inaceitáveis.
- Especifique o padrão de comportamento exato para extinguir
Referências
Keith Lakes, consultora de comportamento. Lisa Smith, consultora de instrução / comportamento
Cooperativa de Educação Especial de Upper Cumberland, Outubro 2002
Por Blog Caderno de Educação



Compartilhe em suas Redes Sociais!
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.
0 comentários:
Postar um comentário