Publicidade

Como ter Controle, Domínio e Disciplina na sala de aula da Educação Infantil

As melhores técnicas de instrução são inúteis em um ambiente de caos. 

Os professores  precisam desenvolver procedimentos para o bom funcionamento da sala de aula e o uso eficiente do tempo.

Uma chave para uma gestão eficiente e respeitosa do comportamento do aluno está em padrões de conduta acordados e em consequências claras para quem ultrapassar os limites.

Em uma sala de aula produtiva, os padrões de conduta são claros para os alunos; eles sabem o que têm permissão para fazer e o que podem esperar de seus colegas de classe. 

20 dicas de como ter domínio de sala de aula

  1. Estude e Estabeleça boas técnicas de gerenciamento de sala de aula
  2. Crie lições para o envolvimento dos alunos
  3. Trabalhe cooperativamente e aprenda com colegas
  4. Procure um mentor que serve como modelo
  5. Vá as reuniões profissionais para aprender
  6. Tenha como objetivo de buscar o equilíbrio emocional
  7. Conheça bem o currículo, programa e conteúdo da série
  8. Perceba que o ensino não é uma prática privada
  9. Seja flexível e adaptável
  10. Ouça, ouça, ouça
  11. Compreende o processo de pesquisa
  12. Ensine com práticas e métodos experimentados por colegas
  13. Saiba a diferença entre um professor eficaz e um ineficaz
  14. Tenha expectativas positivas para o sucesso
  15. Ocupe o espaço de sala de aula com a sua presença
  16. Saiba os momentos de agir com autoridade e altivez sem arbitrariedade
  17. Faça rotina burocrática, consistentemente
  18. Busque afetar e toca vidas
  19. Crie um ambiente orientado a tarefas
  20. Exiba expectativas positivas para TODOS os alunos

A gestão é fundamental para o domínio de sala de aula pelo professor

  • Tudo o que um professor faz para organizar os alunos, espaço, tempo e materiais para que a instrução no conteúdo e na aprendizagem dos alunos possam ocorrer fluentemente e combater a falta de domínio de sala de aula pelo professor.
  • Use técnicas para promover o envolvimento e a cooperação dos alunos em todas as atividades da sala de aula

Características de uma sala de aula bem gerenciada

  • Os alunos estão profundamente envolvidos com seu trabalho
  • Os alunos sabem o que é esperado deles e geralmente são bem-sucedidos
  • Há relativamente pouco tempo perdido, confusão ou interrupção
  • O clima da sala de aula é orientado para o trabalho, mas relaxado e agradável.
  • Um ambiente previsível
Veja também

Dicas práticas sobre a disciplina em sala de aula

Comece sendo firme com os alunos: você pode relaxar depois.
Fique em silêncio antes de falar com a classe.
Conheça e use os nomes dos alunos.
Prepare as lições cuidadosamente e estruture-as firmemente.
Seja móvel: ande pela sala de aula.
Comece a lição com um brilhantismo e mantenha o interesse e a curiosidade.
Fale claramente.
Verifique se suas instruções estão claras.
Observe a classe ao falar.
Prepare um material extra (para lidar com as mais lentas / mais rápidas).
Torne o trabalho adequado à idade, capacidade, cultura de seus alunos ...
Desenvolva uma técnica eficaz de questionamento.
Desenvolva o cronograma da arte da sua lição para se ajustar ao período disponível.
Use humor construtivamente.
evite confrontos.
Esclareça regras e padrões fixos e seja consistente em aplicá-los.
Mostre-se como apoiador e ajudante dos alunos.
Varie suas técnicas de ensino.
Seja caloroso e amigável com os alunos.
Aceite o que o aluno diz e transmita uma atitude de sinceridade
Concentre-se em um aspecto do problema que pode ser gerenciado
Esclarecer o que precisa ser alterado?
Explore o que funcionou com sucesso no passado

21 Características do Professor Eficaz

O professor eficaz…

  1. Estabelece um bom controle da sala de aula
  2. Faz as coisas direito, consistentemente
  3. Afeta e toca vidas
  4. Exibe expectativas positivas para TODOS os alunos
  5. Estabelece boas técnicas de gerenciamento de sala de aula
  6. Cria lições para o domínio dos alunos
  7. Trabalha cooperativamente e aprende com colegas
  8. Procura um mentor que serve como modelo
  9. Vai a reuniões profissionais para aprender
  10. Tem o objetivo de buscar a excelência do inimigo
  11. Pode explicar o currículo do distrito, escola e departamento ou série
  12. Percebe que o ensino não é uma prática privada
  13. É flexível e adaptável
  14. Ouve, ouve, ouve
  15. Compreende o processo de pesquisa
  16. Ensina com práticas comprovadas baseadas em pesquisa
  17. Sabe a diferença entre um professor eficaz e um ineficaz
  18. Tem expectativas positivas para o sucesso do aluno
  19. É um gerente de sala de aula extremamente bom
  20. Sabe como criar lições para o domínio dos alunos
  21. Promove o envolvimento e a cooperação dos alunos em todas as atividades da sala de aula


Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade | LexiWiki

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.