Publicidade

[DEDALUS] 10 questões de Língua Portuguesa de Nível Médio

10 questões de Língua Portuguesa da Banca Dédalus Concursos


LÍNGUA PORTUGUESA 10 (questões) | Nível Médio

01. (DÈDALUS/CORE-BA/2018) Mantendo-se o sentido original e a relação sintática entre as palavras, o termo sublinhado no período abaixo poderia ser corretamente substituído pela expressão: “A Constituição de 1988, logo no Artigo 1º, parágrafo único diz que „Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. (Fonte adaptada: uol.com.br >acesso em 08 de junho de 2018) 
a) ao qual.
b) porque.
c) pois.
d) o qual.

02. (DÈDALUS/CORE-BA/2018) “Em meio à sensação de caos, alguns grupos da sociedade defendem que a intervenção militar seria a única saída para o país resolver problemas como a corrupção, a ética nos gastos públicos e a crise econômica.” (Fonte adaptada: uol.com.br >acesso em 08 de junho de 2018)
Analisando o trecho acima é correto afirmar que:
a) Ambas as vírgulas presentes na frase são utilizadas com o objetivo de separar num período orações de mesma natureza que tenham certa extensão.
b) A vírgula utilizada imediatamente após “caos” tem a função de isolar um termo de valor meramente explicativo.
c) As vírgulas presentes na frase possuem funções diferentes: a primeira isola um termo deslocado na oração, enquanto que a segunda separa elementos de mesma função sintática.
d) A vírgula utilizada imediatamente após “caos” indica certa inflexão de natureza emocional – por exemplo, tristeza, cólera, sarcasmo.

03. (DÈDALUS/CORE-BA/2018) A partícula “se” pode desempenhar na oração funções equivalentes às exercidas pelos elementos nominais, como na frase abaixo. Nesse caso, analisando-se o trecho a seguir, é correto afirmar que: “A pauta intervencionista se espalhou nas redes sociais e ganhou ressonância na sociedade.” (Fonte adaptada: uol.com.br >acesso em 08 de junho de 2018) 
a) Na oração em que a partícula “se” está inserida, não há designação do ser que pratica a ação sofrida ou recebida pelo sujeito.
b) A partícula “se” expressa que o objeto direto ou indireto representa a mesma pessoa ou a mesma coisa que o sujeito do verbo.
c) A partícula “se” se refere a um termo anterior, servindo de elo subordinante da oração que inicia.
d) O verbo “espalhou” classifica-se como pronominal, devendo sempre ser acompanhado do pronome oblíquo concordante com o sujeito da oração.

04. (DÈDALUS/CORE-BA/2018) A depender da sua colocação na frase, determinadas palavras podem variar sua função morfológica. Nesse sentido, assinale a alternativa em que as palavras sublinhadas nas frases pertencem a classes gramaticais diferentes:
a) “Eu teria, talvez, voltado atrás.” – “Talvez ela não goste tanto de você.”
b) “Nunca o encontramos em casa.” – “Não lhe desejo o pior.”
c) “Entramos por aqui.”– “Procuro por alguém interessado em estudar.”
d) “A história se encontra entre o passado e o futuro.” – “O homem estava entre as paredes.”

 05. (DÈDALUS/CORE-BA/2018) Há presença de oração na voz passiva na seguinte alternativa (frases adaptadas de: uol.com.br >acesso em 08 de junho de 2018): 
a) Pela Carta Magna, é o povo quem escolhe os governantes.
b) Se os militares tomam o poder pela força, isso se classifica como um golpe de Estado.
c) E qual seria o papel das Forças Armadas na democracia?
d) Em uma situação de gravidade, por exemplo, o presidente da República pode decretar uma Intervenção Federal, Estado de Defesa e Estado de Sítio.

06. (DÈDALUS/CORE-BA/2018) Segundo a gramática, acentuam-se determinadas palavras para diferenciação de significado; chama-se acento diferencial. Esta regra baseia a acentuação da seguinte palavra da frase abaixo: “Ninguém pôde notar a perspicácia do homem ingênuo.”
a) Ninguém.
b) Pôde.
c) Perspicácia.
d) Ingênuo.

07. (DÈDALUS/CORE-BA/2018) “A solidariedade entre o verbo e o sujeito, que ele faz viver no tempo, exterioriza-se na concordância (...)” (Celso Cunha e Lindley Cintra). Na frase abaixo, o verbo “havia” encontra-se no singular, pois: “Durante a Ditadura, não havia garantia de direitos fundamentais.” (Fonte adaptada: uol.com.br >acesso em 08 de junho de 2018) 
a) Concorda com o sujeito simples.
b) Não apresenta um sujeito determinado.
c) Concorda com o sujeito oculto.
d) Possui um sujeito inexistente.

08. (DÈDALUS/CORE-BA/2018) A utilização da crase em “à” na frase abaixo é justificada pela seguinte regra gramatical: “Não vejo nenhuma força política, à exceção daquelas que são absolutamente minoritárias.” (Fonte adaptada: uol.com.br >acesso em 08 de junho de 2018) 
a) Há a contração entre a preposição “a” exigida por regência verbal e o artigo definido “a”.
b) É obrigatório o uso de crase em locuções adverbiais formadas por preposição e palavra feminina.
c) É obrigatório o uso de crase nesta locução prepositiva.
d) É obrigatório o uso de crase nesta locução conjuntiva.

09.(DÈDALUS/CORE-BA/2018)  “Eu aguardava com uma ansiedade medonha esta cheia de que tanto se falava.” (J. Lins do Rego, ME, 58). Assinale a alternativa em que o termo destacado exerce a mesma função sintática que a partícula “que” sublinhada no trecho acima.
a) Mas os militares realizaram mudanças na Constituição.
b) Pouco depois, o general Castelo Branco foi eleito por deputados como presidente da República.
c) Apesar de ter apoio de parte da população, Goulart desistiu da luta armada e partiu para o exílio político no Uruguai.
d) A partícula “que” em destaque não possui função sintática.

10. (DÈDALUS/CORE-BA/2018) Leia com atenção: “Mesmo sem saber se jamais chegarei, apetece-me rir e cantar em honra da beleza das coisas.” (S. de Mello Breyner Andresen, CE, 102) A primeira oração do período acima se relaciona à oração principal. Apesar de não possuir conectivo explícito, ela mantém com esta, determinado valor semântico, caracterizado como:
a) Tempo.
b) Explicação.
c) Condição.
d) Concessão.

Publicidade

Gabarito das questões de Língua Portuguesa da Banca Dedalus Concursos

1.D
2.C
3.A
4.B
5.B
6.B
7.D
8.C
9.C
10. D

Fonte: Dédalus Concursos Cargo: Auxiliar Administrativo III Ano: 2018 Órgão: CORE/BA Instituição: DÉDALUS Nível: Médio


[DEDALUS] 10 questões de Língua Portuguesa de Nível Médio





Conteúdo Relacionado

Compreensão e interpretação de frases, palavras ou textos; encontros vocálicos e consonantais; ortografia; acentuação gráfica; sinais de pontuação: ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos, travessão, vírgula, etc.; emprego das classes de palavras; análise sintática; sinônimos e antônimos; Concordância verbal: identificação dos tempos e modos verbais, correspondência de formas verbais, conjugação verbal, flexão de verbos; Concordância Nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação pronominal; classificação dos termos da oração; período composto por coordenação; período composto por subordinação; Figura de Linguagem; Morfologia; Uso da crase; Uso do por que; Objeto direto e Indireto

Dicas. Prefeitura de São José dos Campos - SP anuncia novos Processos Seletivos


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.