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Dicas de como fazer um Plano de Aula eficiente


Como fazer um plano de aula? Essa é uma dúvida mais comum do que você imagina. Estudantes e professores certamente já se perguntaram. E agora? Como fazer o plano de aula? Nesta postagem trouxemos algumas dicas básicas para um plano de aula efetivo tanto para a educação infantil, como para o ensino fundamental e médio.

Como fazer um plano de aula?

Características do bom plano de aula 

Neste artigo universitário o texto mostra que aprender a planejar é como qualquer outra habilidade. Leva tempo e prática. No início planejamento de aula pode parecer um processo demorado, mas criando sempre um plano de aula detalhado um professor iniciante é capaz de desenvolver rotinas que podem se tornar mais automático ao longo do tempo.

  • 1) O planejamento da aula deve ser escrito.
  • 2) No planejamento de aulas, os objetivos gerais e específicos devem ser claramente definidos.
  • 3) O plano de aula deve estar relacionado ao método de ensino adequado e seu uso.
  • 4) Um componente de continuidade, revisão e reflexão sobre o conteúdo da lição anterior.
  • 5) Assunto, tempo, aula, idade média dos alunos devem ser mencionados na lição plano.
  • 6) Exemplos importantes devem ser incluídos no seu plano de aula
  • 7) Métodos inspiracionais ou motivacionais devem ser experimentados no planejamento de aulas.
  • 8) No plano de aula, o tempo para cada tópico deve ser determinado de forma adequada.
  • 9) As técnicas e materiais de apoio da educação como gráficos, mapas e outros materiais audiovisuais e sua utilização devem ser detalhadas.





Um plano de aula é um plano para aprender. Pode ser diário, semanal, bimestral, semestral ou anual.

Um estudo mostra que o ciclo completo do planejamento da aula pode incluir oito etapas:


  • (1) Determine os objetivos e o estado em termos do que se espera que os alunos aprendam. 
  • (2) Pesquise o tópico como o definido pelo objetivo. Para obter informações úteis e apropriadas material do assunto nós tiramos primeiro do nosso conhecimento pessoal do assunto, em seguida, aproveitamos a experiência de outros ao nosso redor e, finalmente, fazemos uso eficaz de um biblioteca. 
  • (3) Selecione o método de ensino apropriado com relação aos resultados do aluno designado e atividades estudantis aceitáveis. 
  • (4) Identifique um formato de planejamento de lições utilizável. Precisamos selecionar um formato que sirva como um ponto de verificação para experiências de aprendizagem bem planejada e que forneça uma ajuda de ensino que vale a pena. 
  • (5) Decida como organizar a lição. Organização dos principais pontos e sub-pontos é importante porque ajuda professores e alunos a lembrarem do material. Comumente Os padrões de organização usados ​​são tempo, espaço, causa-efeito, problema-solução, pró-contra e tópico. Estratégias de como organizamos o material com esses padrões também são importantes. Embora possamos escolher um padrão para organizar nossos pontos principais, podemos escolher padrão diferente para organizar os sub-pontos. 
  • (6) Escolhendo material de apoio. Os alunos entendem melhor as ideias ou asserções suportadas do que se o apoio não for dado. Definições, exemplos e comparações são usados ​​principalmente como suporte de esclarecimento. Estatísticas e testemunhos de especialistas podem ser usados ​​para esclarecimento ou prova. 
  • (7) Começando e terminando a lição. O começo ou introdução geralmente tem três elementos necessários: atenção, motivação e visão geral do que deve ser seguido e conclusão. 
  • (8) Preparando o esboço final. Podemos preparar duas versões do esquema. Uma versão será muito completa para que a informação permaneça intacta, se quisermos voltar a ela mais tarde. Uma segunda versão será muito mais breve para que possamos ensinar a partir dela na sala de aula.



Na metodologia para a preparação do planejamento de aulas os pontos seguintes devem ser mantidos em mente ao preparar o desenvolvimento do plano de aula:

20 informações fundamentais para um plano de aula


  • 1) Número da lição
  • 2) Data
  • 3) tempo
  • 4) Classe
  • 5) Assunto
  • 6) Idade média das crianças
  • 7) Tópico da lição
  • 8) Objetivos da aula. a) Objetivo específico b) Objetivo geral
  • 9) Material de apoio
  • 10) Conhecimento prévio
  • 11) Tema gerador
  • 12) Sequência didática
  • 13) Habilidade e competências
  • 14) Base Nacional Curricular Comum BNCC
  • 15) Texto para leitura
  • 16) Apresentação
  • 17) Pergunta abrangente
  • 18) Resumo do quadro negro
  • 19) Aplicação ou Revisão
  • 20) Trabalho de casa


O plano de aula é uma base para o professor. Um estudo apresentou exemplos das reflexões que os professores devem fazer em relação ao plano.

  • Confiança - “O plano de aula pode aumentar sua confiança…” 
  • Guia  - “[Plano de aula] você tem uma ideia geral do que você quer para realizar e como você vai fazer, os ajudam a entender o que precisam saber”. 
  • Fluxo Instrucional “[Planos de aula] ajudam um novo professor a entender o fluxo de a lição..."
  • Prestação de contas “[Planos de aula] ... certifique-se de que os padrões sejam ensinados.” 
  • Mantenha-se no caminho-localmente “[Planos de aula] me forçaram a colocar coisas no papel, como o tempo gasto em uma atividade… ” "Ajudou-me a ter digitado os planos de aula desde o início, porque incluía tudo o que eu era para cobrir na lição. 
  • Continue na trilha global “[Planos de aula] ajudam um novo professor a entender o fluxo… da semana / mês… [e] pode ajudar um novo professor… transição de uma unidade para a próxima”. 
  • Organização “[Planos de aula] ajudam [eu] a aprender o que acontece onde e como e onde encontrar os recursos e ajudam a estruturar o dia ao sentir sobrecarregado." 
  • Ferramenta reflexiva “[Planos de aula] prepara você para pensar em todas as coisas que podem ocorrer em um período ”. “Pensando em como amarrar as aulas uns aos outros, assim como padrões procurando conexões. ” 



Criando planos de aula diários eficazes. 


• O que, especificamente, eu quero que os alunos aprendam com esta lição que contribui para a compreensão dos alunos sobre as principais ideias e objetivos da unidade?
• A lição é apropriada para o desenvolvimento dos alunos?
• Como posso ajudar os alunos a ver os links entre essa atividade e outras lições? A atividade está claramente vinculada a atividades anteriores e futuras?
• O que será fácil ou difícil para os alunos? Como vou acomodar e fornecer suporte para diferenças individuais?
• Como vou envolver os alunos na aprendizagem?
• Como vou começar?
• Quais estratégias de ensino eu usarei?
• Em quais atividades os alunos se envolverão? Por quê?
• Quanto tempo será dedicado a diferentes partes da lição?
• Que direções eu preciso dar e como devo apresentá-las?
• Que materiais são necessários e quando vou preparar e organizar eles?
• Que perguntas devo estar preparada para perguntar? Como os alunos podem
responder?
• Como os alunos representarão sua aprendizagem?
• Quais questões de gerenciamento de sala de aula eu preciso considerar e planejar para (organização de grupos, procedimentos, transições, manipulação de falta de cooperação, etc.)?

Para o docente a elaboração de um plano de aula passo a passo é a linha que guia a aula que será ministrada.

Diretrizes para fazer um plano de aula

É importante reconhecer os diferentes aspectos da instrução nos diferentes estágios da lição. Ao preparar um plano de aula, use a seguinte lista de verificação:

No começo, pretendo:

1. Reveja o aprendizado prévio e as expectativas do aluno / professor______________________
2. Tornar os resultados de aprendizagem claros_______________________________________
3. Use alguma forma de captar o interesse dos alunos e envolvê-los no aprendizado_________

No desenvolvimento da aula, pretendo:

1. Aplicar estratégias para envolver ativamente os alunos no processo de aprendizagem
2. Utilize uma variedade de mídias para ilustrar conceitos e processos_________________
3. Certifique-se de que a lição flua com facilidade e logicamente_________________________
4. Confirme que os alunos estão aprendendo material que seja significativo e novo__________
5. Facilitar oportunidades de prática e feedback___________________________
6. Analise e desenvolva o material relacionado____________________________________

No final, pretendo:

Forneça o fechamento adequado que os alunos considerem importante. Para fazer isso, vou:
1. Avalie o que os alunos aprenderam_____________________________________
2. Resuma a lição ________________________________________________
3. Relacione a lição com a vida real e / ou com a próxima lição_________________________

Dicas de como fazer um Plano de Aula eficiente

Principais lições de planejamento de aulas 


Quando você está ensinando novos tópicos, você pode precisar reservar tempo para praticar e trocar idéias com outros professores. Pense em preparar suas lições em três partes.

1 A introdução
No início de uma aula, explique aos alunos o que eles aprenderão e farão, para que todos saibam o que é esperado deles. Faça com que os alunos se interessem pelo que estão prestes a aprender, permitindo que eles compartilhem o que eles já sabem.

2 A parte do desenvolvimento da aula
Descreva o conteúdo com base no que os alunos já sabem. Você pode decidir usar recursos locais, novos informações ou métodos ativos, incluindo trabalhos em grupo ou resolução de problemas. Identifique os recursos para usar e a maneira que você vai fazer uso do seu espaço de sala de aula. Usar uma variedade de atividades, recursos e horários é uma parte importante do planejamento de aulas. Se você usar vários métodos e atividades, alcançará mais alunos, porque eles vão aprender de maneiras diferentes.

3 O final da lição para verificar a aprendizagem
Sempre permita que o tempo (durante ou no final da lição) descubra quanto progresso foi feito.
A verificação nem sempre significa um teste. Normalmente, será rápido e no local - como perguntas planejadas ou observando os estudantes apresentando o que aprenderam - mas você deve planejar ser flexível e fazer muda de acordo com o que você descobre das respostas dos alunos.
Uma boa maneira de terminar a lição pode ser retornar às metas no início e dar tempo para os alunos
digam um ao outro e a você sobre o progresso deles com esse aprendizado. Ouvir os alunos fará com que você saiba o que planejar para a próxima lição


Exemplo de um esboço de plano de aula

Nome do professor:
Curso:Ano:Série
Duração: 2 horas
Assunto / Unidade:
Nível: 4
Tópico: Planejamento de aula
Objetivos gerais da aula: Planejar e estruturar atividades de aprendizado através do desenvolvimento de um plano de aula
Objetivos específicos: os alunos poderão…Escreva um plano de aula para estruturar a aprendizagem efetiva do aluno
Conhecimento prévio: Os alunos...
Material: Canetas de quadro branco; papel; etc
Recursos; Apresentação em powerpoint e memory stick; Cópia do PowerPoint como folheto;
computador e projetor a ser reservado; apostila de atribuição
Avaliação: (como a aprendizagem será reconhecida)


Ao elaborar um plano de aula considere também a diversificação (abordando as necessidades de todos os alunos), formação de Grupos planejados, uso de diferentes estilos de aprendizagem (Visual- Powerpoint, apresentação e folhetos; Audição auditiva e oral com discussão em classe). O professore pode também fazer um questionamento direcionado e, por fim, viabilizar o uso de tecnologia da Informação como recursos de ensino.

Escrevendo Objetivos para Planos de Aula

Nível de aprendizado - Verbos de ação associados


Conhecimento
definir, descrever, declarar, listar, nomear, escrever, lembrar, reconhecer, rótulo, sublinhado, selecione, reproduzir, estrutura de tópicos, jogo

Compreensão
identificar, justificar, selecionar, indicar, ilustrar, representar, nome, formular, explicar, julgar, contrastar, classificar

Aplicação
prever, selecionar, avaliar, explicar, escolher, encontrar, mostrar, demonstrar, construir, computar, usar, executar

Análise
analisar, identificar, concluir, diferenciar, selecionar, separar, comparar, contrastar, justificar, resolver, quebrar, criticar

Síntese
combinar, reformular, resumir, preciso, argumentar, discutir, organizar, derivar, selecionar, relacionar, generalizar, concluir

Avaliação
julgar, avaliar, determinar, reconhecer, apoiar, defender, atacar, criticar, identificar, evitar, selecionar, escolher


Referências
http://northernc.on.ca/leid/docs/lessonplanning.pdf
https://www.open.edu/openlearncreate/pluginfile.php/135220/mod_resource/content/3/KR01_PDF.pdf



Por Blog Caderno de Educação


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