35 Sugestões de Projetos para o Dia da Consciência Negra
Confira nesta postagem uma relação de 35 Sugestões de Projetos para o Dia da Consciência Negra. São sugestões de aulas para atividades referentes ao dia 20 de Novembro: Dia da Consciência Negra. do Portal do MEC (Ficha Técnica). Clique no título (link) da aula para acessar o conteúdo.
1 UCA-Dia da Consciência Negra
Ensino
Fundamental Final | História
Compartilhar a história do Zumbi dos
Palmares através de diferentes recursos midiáticos. Pesquisar sobre o Dia
da Consciência Negra e sua origem; Grace
Luciana Pereira
2 O que são os movimentos negros?
Educação
de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza
Ensino
Fundamental Final | Pluralidade Cultural
Conhecer
a origem dos movimentos negros no Brasil; Entender o processo de resistência
negra no Brasil; Pesquisar os movimentos negros existentes em sua cidade;
Entender a formação, constituição e atuação dos movimentos negros; Conceituar
Movimento Negro. KLENIO ANTONIO
SOUSA
3 Semanada consciência negra na escola
Ensino
Fundamental Final | Pluralidade Cultural
Ensino
Médio | Sociologia
-
Aprender a valorizar a cultura afro-brasileira; - Promover conscientização dos
alunos a respeito da desigualdade racial, principalmente na educação; -
Realizar pesquisa sobre o número de negros na escola; - Realizar uma Semana da
Consciência Negra na escola como forma de rec... KLENIO ANTONIO SOUSA
4 Juventude negra no Brasil
Ensino
Fundamental
Ensino
Médio | Sociologia
-
Discutir a questão da Juventude Negra no Brasil. - Conhecer um pouco mais sobre
as políticas para os jovens negros do país. - Elaborar material para campanha
de conscientização sobre o contexto da juventude negra no Brasil. KLENIO ANTONIO SOUSA
5 Vivendo e convivendo com as contribuições da cultura negra
Ensino
Fundamental
Ensino
Médio
Valorizar
a cultura negra Valorizar as lutas e as
resistências históricas dos
negros Descobrir os valores que os africanos
trouxeram para o Brasil Identificar
palavras de origem africana no português do Brasil Conviver com pessoas de pele negra sem preconceito
Aceitar ne... FRANCISCO FERREIRA DE DEUS HENRIQUE
6 Visões do negro na poesia romântica
Ensino
Médio | Literatura
Relacionar
características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao
contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar a pureza
d’alma e a força do negro como tendências predominantes na obra de Castro
Alves; reconhecer a importância polít... wendell
de freitas amaral
7 CONSCIÊNCIA NEGRA: NEGRITUDE E CIDADANIA
Ensino
Fundamental Final | História
Ensino
Médio | História
A
partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poderá:
Compreender quando e porque se comemora o dia da consciência negra no Brasil;
Refletir sobre a importância social dessa data para a comunidade
afrodescendente; Identificar os avanços da questão da pr... ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
8 MovimentoNegro nos EUA
EJA - 2º ciclo | História
Ensino
Médio | História
A
aula possibilitará ao aluno a compreensão do processo em que se deu o movimento
pelos direitos civis nos Estados Unidos da América (EUA), discutindo, assim, a
segregação racial e as formas de mobilização e luta da população negra
norte-americana. Rafael da Cruz Alves
9. 20 denovembro: dia nacional da Consciência Negra
Ensino
Fundamental | Geografia
Esta
proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do
eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias",
Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas
interações no espaço em diferentes contextos ... SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
10 Ética,direito à igualdade e à diferença: Comemorando o Dia da Consciência Negra naescola.
Ensino
Fundamental Inicial | Ética
1.
Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira. 2. Reconhecer a
importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade
nacional. 3. Respeitar os direitos à
igualdade e à diferença entre as pessoas. 4.Conhecer a História do Dia da
Con... Fátima Rezende Naves Dias
11 Consciência Negra
Ensino
Fundamental Inicial | História
• Ter
consciência do que é ser negro. •Conhecer e reconhecer o papel do negro na
construção da história da humanidade. •Conhecer as várias etnias que
influenciaram na formação do povo brasileiro. •Valorizar o negro e do
afro-descendente nesta sociedade racista e excludente. margarete santos de santana
12 A influência do negro na cultura brasileira
Ensino
Fundamental |
Ensino
Médio | Identificar contribuições da cultura africana para a cultura
brasileira. Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas,
danças, culinária, linguagem, vestimentas e indumentárias. Conhecer de que
forma a cultura africana influência a cultura brasileira. Confe... Mary Alvarenga
13 Combatendo o preconceito racial
Ensino
Médio | Língua Portuguesa
Desenvolver
a leitura e interpretação. Compreender a realidade sócio-histórica e cultural
na qual o negro está inserido. Despertar para a necessidade de conscientização
sobre a igualdade de raças. Desenvolver a oralidade através de conversas
informais sobre o assunto em foco. ... Livia
Fagundes Neves
14 A Escravidão Negra: da África ao Brasil
Ensino
Médio
O
aluno terá contato com a situação vivenciada pelos negros durante o transporte
nos navios negreiros e a consequënte chegada ao Brasil, para o trabalho nas
lavouras de cana-de-açúcar. Virna
Ligia Fernandes Braga
Veja também
- trabalho em grupo de sucesso
- 3 formas de aprendizagem infantil para sala de aula
- sugestões para projetos de inclusão social escolar
15 Refletindo sobre algumas questões etnicorraciais em nosso meio
Ensino
Fundamental Inicial |
Conhecer
sobre lenda do Negrinho do Pastoreio; Aprender o significado de tolerância
racial; Compreender o conceito de racismo e suas origens históricas; Aprender
sobre a chegada dos negros no Brasil; Conhecer a história de Zumbi e do
Quilombo dos Palmares; Valorizar a raça
ne... RONES AURELIANO DE SOUSA
16 Souafrodescendente sim ... e sou brasileiro! – A cultura africana e afrobrasileirana escola – UCA
Ensino
Fundamental | Pluralidade Cultural
Ensino
Médio | Sociologia
O
valor da população negra na história do país; Sobre as diferenças étnicas;
Trabalhar a questão das relações étnicas no contexto escolar; Contextualizar o
racismo na história de nosso país. KLENIO
ANTONIO SOUSA
17 O racismo científico
Ensino
Fundamental
-
Promover o debate em torno da temática do racismo científico. - Contextualizar,
historicamente, a origem científica do racismo. - Discutir as influências
atuais desta teoria. KLENIO ANTONIO
SOUSA
18 Desmitificando a democracia racial no Brasil através da pesquisa
EJA - 2º ciclo |
Ensino
Fundamental
Ensino
Médio
- Conhecer o significado histórico e social
da expressão “mito da democracia racial”;
- Desenvolver uma pesquisa interdisciplinar que problematize o mito da
democracia racial no Brasil; - Refletir se mais de cem anos após a Abolição de
Escravatura no Brasil, os negros já tê...
ALEXIA PADUA FRANCO
19 Capoeira-a história do negro e sua liberdade de expressão
Ensino
Fundamental Inicial |
Valorizar
a formação afro-descendente de nosso povo; Aprender sobre a capoeira e seu
significado histórico; Trabalhar em grupo; Criar textos informativos para
destinatários reais; Utilizar elementos artísticos para comunicar-se; Grace Luciana Pereira
20 A Consciência Negra – Imagem e identidade
Ensino
Fundamental
Ensino
Médio |
Discutir
a questão racial, o preconceito e a discriminação racial em nossa sociedade,
bem como as relações que existem entre as classes sociais. Valorizar a
diversidade cultural considerando critérios éticos. Desenvolver atividades
curriculares a respeito da temática estudada ... JOSE EMERSON BRANDAO VASCONCELOS
21 Conhecendo Nelson Mandela
Educação
Escolar Indígena | Línguas
Educação
de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa
Ensino
Fundamental Inicial
Conhecer
Nelson Mandela – quem é e porque ele é considerado um ícone nacional e mundial;
Conhecer vídeos, imagens e textos que falem sobre Nelson Mandela para que os
alunos possam conhecer aspectos da vida pública de Mandela; Desenvolver leitura
e interpretação de textos e ima... Silvia
Maria Raposo Bardy
22 Aprendendo sobre a lei do ventre livre
Educação
Escolar Indígena |
Educação
de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Ensino
Fundamental Inicial |
Conhecer
a história da escravidão e os principais aspectos envolvidos; Conhecer a “Lei
do ventre livre” e qual foi sua importância para a consolidação da abolição da
escravatura; Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos
sobre a temática central da aula; ... Silvia
Maria Raposo Bardy
23 Sou brasileiro, sou índio, sou negro: vivendo a pluralidade no Brasil – UCA
Educação
de Jovens e Adultos - 2º ciclo |
Ensino
Médio
Despertar
o interesse pelo conhecimento e importância da diversidade do povo brasileiro,
Construir com o aluno material de divulgação de campanhas sobre a pluralidade
da população brasileira, Realizar entrevistas com descendentes diretos de
quilombolas, índios e escravos sobre... KLENIO
ANTONIO SOUSA
24 Negro,sim! Por que não? – reconhecendo a si mesmo e a diversidade racial através daLiteratura Infantil.
Ensino
Fundamental | Língua Portuguesa
Os
objetivos delineados a seguir estão conforme o PCN da Língua Portuguesa –
séries iniciais: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf Compreender a cidadania como participação
social e política assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e
socia... Marcia Queiroz da Silva Pires
25 Preconceito à brasileira
Educação
de Jovens e Adultos - 2º ciclo |
Ensino
Fundamental Inicial | História
Reconhecer
a existência do preconceito e da discriminação em relação aos negros na
sociedade brasileira, conscientizando-se da necessidade de transformar esta
realidade. Propor ações para a denúncia e o impedimento de práticas de
discriminação geradas pelo preconceito em relaç... LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
26 Brasil sem discriminação
Ensino
Fundamental | Pluralidade Cultural
-Conhecer a importância dos negros para a
construçâo e formação do Brasil .
-Valorizar a cultura negra dentro e fora do ambiente escolar. Carla
Emiliane da Costa Caetano
História
27 Os quilombos, a Capoeira e a resistência ao regime escravista no Brasil - UCA
Ensino
Fundamental | História
Compreender
a importância dos quilombos na resistência à escravidão no Brasil. Entender
estratégias negras para resistir e preservar elementos de sua cultura.
Respeitar as manifestações culturais afrodescendentes. GETULIO RIBEIRO
28 Escravidão em cena
Ensino
Fundamental | História
O
aluno refletirá, utilizando o teatro, sobre a situação dos escravos nos
primeiros anos do Brasil Colônia, avaliando a situação dos escravos desde sua
captura e vinda da África, até os trabalhos realizados no Brasil, seja nas
fazendas de açúcar, nas minas ou nas cidades. Doglas
Wendll Sorgatto
29 PRECONCEITO RACIAL: A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
Ensino
Fundamental | Ética
a)
Identificar posturas preconceituosas em colegas de sala ou em pessoas da
sociedade de uma maneira geral. b) Respeitar colegas e professores/as que
pertencem a diferentes classes sociais, etnias, raças, religiões, dentre
outros. c) Conhecer alguns elementos da cultura negra ... LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
30 Discriminação e Racismo
Ensino
Fundamental
O
aluno deve compreender que a discriminação e o racismo, presentes em nosso
cotidiano, trazem consequências gravíssimas para a sociedade. No caso do
Brasil, é preciso que o aluno perceba como o preconceito racial contra os
negros afeta nossa sociedade. Virna
Ligia Fernandes Braga
31 Muitos sons e tons: as múltiplas faces da gente brasileira
Ensino
Fundamental
Discutir
imagens sobre negros e povos indígenas em diferentes meios de comunicação*
Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para
construir conhecimentos Trabalhar em grupos produtivamente (*Objetivo baseado
na lei 11.645/08) Eliane Candida
Pereira
32 A cultura africana e a influência na cultura brasileira
Ensino
Médio | Artes
Conhecer
as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais
e o que representou a escravidão para o povo africano. Como vivem as
comunidades quilombolas. Verificar de que forma a cultura africana influência a
cultura brasileira. Analisar a relação e... Juliana
Gomes de Souza Dias
33 Rompendo o silêncio: Superando o racismo no cotidiano escolar
Educação
de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História
Ensino
Fundamental | Pluralidade Cultural
Ensino
Médio | História
•
Refletir sobre as atitudes discriminatórias praticadas pelos outros e por si
mesmo. • Praticar atitudes cotidianas mais conscientes em relação a
manifestações de racismo, preconceito e discriminação. • Conhecer o negro como
sujeito histórico com desejos e vontades rompendo c... SANDRO PRADO SANTOS
34 Apartheid
Ensino
Médio | Geografia
O
aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar um dos mais
terríveis conflitos do continente africano, onde gerou uma grande exclusão da
maior parte da população negra da África do Sul. DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
35 NavioNegreiro: elaboração textual de um diário de bordo
Educação
de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa
Ensino
Fundamental | Língua Portuguesa
Ensino
Médio
Desenvolver
habilidades de inferências, de extrapolação a partir do uso da poesia de Castro
Alves. Ler e conhecer o poema épico de Castro Alves, ‘Navio Negreiro’.
Relacionar os fatos cantados pelo poeta em seus versos com aqueles vivenciados
historicamente no Brasil. Produzir ... CRISTIANE
NERI HORTA
Caderno de Educação
Confira:



Compartilhe em sua s Redes Sociais!
Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.
Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios
0 comentários:
Postar um comentário