35 Sugestões de Projetos para o Dia da Consciência Negra


35 Sugestões de Projetos para o Dia da Consciência Negra


Confira nesta postagem uma relação de 35 Sugestões de Projetos para o Dia da Consciência Negra. São sugestões de aulas para atividades referentes ao dia 20 de Novembro: Dia da Consciência Negra.  do Portal do MEC (Ficha Técnica). Clique no título (link) da aula para acessar o conteúdo.


1 UCA-Dia da Consciência Negra


Ensino Fundamental Final | História
          Compartilhar a história do Zumbi dos Palmares através de diferentes recursos midiáticos.          Pesquisar sobre o Dia da Consciência Negra e sua origem;   Grace Luciana Pereira

2 O que são os movimentos negros?


Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural
Conhecer a origem dos movimentos negros no Brasil; Entender o processo de resistência negra no Brasil; Pesquisar os movimentos negros existentes em sua cidade; Entender a formação, constituição e atuação dos movimentos negros; Conceituar Movimento Negro.       KLENIO ANTONIO SOUSA

3 Semanada consciência negra na escola


Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural
Ensino Médio | Sociologia
- Aprender a valorizar a cultura afro-brasileira; - Promover conscientização dos alunos a respeito da desigualdade racial, principalmente na educação; - Realizar pesquisa sobre o número de negros na escola; - Realizar uma Semana da Consciência Negra na escola como forma de rec...  KLENIO ANTONIO SOUSA

4 Juventude negra no Brasil


Ensino Fundamental 
Ensino Médio | Sociologia
- Discutir a questão da Juventude Negra no Brasil. - Conhecer um pouco mais sobre as políticas para os jovens negros do país. - Elaborar material para campanha de conscientização sobre o contexto da juventude negra no Brasil. KLENIO ANTONIO SOUSA

5 Vivendo e convivendo com as contribuições da cultura negra


Ensino Fundamental
Ensino Médio
Valorizar a cultura negra Valorizar as lutas e as  resistências  históricas dos negros Descobrir os valores que os africanos  trouxeram para o Brasil Identificar  palavras de origem africana no português do Brasil Conviver  com pessoas de pele negra sem preconceito Aceitar  ne...       FRANCISCO FERREIRA DE DEUS HENRIQUE

6 Visões do negro na poesia romântica


Ensino Médio | Literatura
Relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar a pureza d’alma e a força do negro como tendências predominantes na obra de Castro Alves; reconhecer a importância polít...       wendell de freitas amaral


35 Sugestões de Projetos para o Dia da Consciência Negra

7 CONSCIÊNCIA NEGRA: NEGRITUDE E CIDADANIA


Ensino Fundamental Final | História
Ensino Médio | História
A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poderá: Compreender quando e porque se comemora o dia da consciência negra no Brasil; Refletir sobre a importância social dessa data para a comunidade afrodescendente; Identificar os avanços da questão da pr...      ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

8 MovimentoNegro nos EUA


EJA - 2º ciclo | História
Ensino Médio | História
A aula possibilitará ao aluno a compreensão do processo em que se deu o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos da América (EUA), discutindo, assim, a segregação racial e as formas de mobilização e luta da população negra norte-americana. Rafael da Cruz Alves

9. 20 denovembro: dia nacional da Consciência Negra


Ensino Fundamental | Geografia
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos ...  SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA

10 Ética,direito à igualdade e à diferença: Comemorando o Dia da Consciência Negra naescola.



Ensino Fundamental Inicial | Ética
1. Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira. 2. Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.     3. Respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas. 4.Conhecer a História do Dia da Con...         Fátima Rezende Naves Dias

11 Consciência Negra


Ensino Fundamental Inicial | História
• Ter consciência do que é ser negro. •Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade. •Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. •Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e excludente.      margarete santos de santana

12 A influência do negro na cultura brasileira



Ensino Fundamental |
Ensino Médio | Identificar contribuições da cultura africana para a cultura brasileira. Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, culinária, linguagem, vestimentas e indumentárias. Conhecer de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira. Confe...     Mary Alvarenga

13 Combatendo o preconceito racial



Ensino Médio | Língua Portuguesa
Desenvolver a leitura e interpretação. Compreender a realidade sócio-histórica e cultural na qual o negro está inserido. Despertar para a necessidade de conscientização sobre a igualdade de raças. Desenvolver a oralidade através de conversas informais sobre o assunto em foco. ...   Livia Fagundes Neves

14 A Escravidão Negra: da África ao Brasil



Ensino Médio
O aluno terá contato com a situação vivenciada pelos negros durante o transporte nos navios negreiros e a consequënte chegada ao Brasil, para o trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar.     Virna Ligia Fernandes Braga

15 Refletindo sobre algumas questões etnicorraciais em nosso meio


Ensino Fundamental Inicial |
Conhecer sobre lenda do Negrinho do Pastoreio; Aprender o significado de tolerância racial; Compreender o conceito de racismo e suas origens históricas; Aprender sobre a chegada dos negros no Brasil; Conhecer a história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares;  Valorizar a raça ne... RONES AURELIANO DE SOUSA

16 Souafrodescendente sim ... e sou brasileiro! – A cultura africana e afrobrasileirana escola – UCA


Ensino Fundamental | Pluralidade Cultural
Ensino Médio | Sociologia
O valor da população negra na história do país; Sobre as diferenças étnicas; Trabalhar a questão das relações étnicas no contexto escolar; Contextualizar o racismo na história de nosso país.       KLENIO ANTONIO SOUSA

17 O racismo científico


Ensino Fundamental 
- Promover o debate em torno da temática do racismo científico. - Contextualizar, historicamente, a origem científica do racismo. - Discutir as influências atuais desta teoria.       KLENIO ANTONIO SOUSA

18 Desmitificando a democracia racial no Brasil através da pesquisa



EJA - 2º ciclo |
Ensino Fundamental
Ensino Médio
  - Conhecer o significado histórico e social da expressão “mito da democracia racial”;  - Desenvolver uma pesquisa interdisciplinar que problematize o mito da democracia racial no Brasil; - Refletir se mais de cem anos após a Abolição de Escravatura no Brasil, os negros já tê...
         ALEXIA PADUA FRANCO

19 Capoeira-a história do negro e sua liberdade de expressão



Ensino Fundamental Inicial |
Valorizar a formação afro-descendente de nosso povo; Aprender sobre a capoeira e seu significado histórico; Trabalhar em grupo; Criar textos informativos para destinatários reais; Utilizar elementos artísticos para comunicar-se;         Grace Luciana Pereira

20 A Consciência Negra – Imagem e identidade



Ensino Fundamental 
Ensino Médio |
Discutir a questão racial, o preconceito e a discriminação racial em nossa sociedade, bem como as relações que existem entre as classes sociais. Valorizar a diversidade cultural considerando critérios éticos. Desenvolver atividades curriculares a respeito da temática estudada ...       JOSE EMERSON BRANDAO VASCONCELOS

21 Conhecendo Nelson Mandela


Educação Escolar Indígena | Línguas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Inicial 
Conhecer Nelson Mandela – quem é e porque ele é considerado um ícone nacional e mundial; Conhecer vídeos, imagens e textos que falem sobre Nelson Mandela para que os alunos possam conhecer aspectos da vida pública de Mandela; Desenvolver leitura e interpretação de textos e ima...     Silvia Maria Raposo Bardy

22 Aprendendo sobre a lei do ventre livre


Educação Escolar Indígena |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Ensino Fundamental Inicial |
Conhecer a história da escravidão e os principais aspectos envolvidos; Conhecer a “Lei do ventre livre” e qual foi sua importância para a consolidação da abolição da escravatura; Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula; ...  Silvia Maria Raposo Bardy

23 Sou brasileiro, sou índio, sou negro: vivendo a pluralidade no Brasil – UCA


Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo |
Ensino Médio
Despertar o interesse pelo conhecimento e importância da diversidade do povo brasileiro, Construir com o aluno material de divulgação de campanhas sobre a pluralidade da população brasileira, Realizar entrevistas com descendentes diretos de quilombolas, índios e escravos sobre...         KLENIO ANTONIO SOUSA

24 Negro,sim! Por que não? – reconhecendo a si mesmo e a diversidade racial através daLiteratura Infantil.


Ensino Fundamental | Língua Portuguesa
Os objetivos delineados a seguir estão conforme o PCN da Língua Portuguesa – séries iniciais: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf   Compreender a cidadania como participação social e política assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e socia...    Marcia Queiroz da Silva Pires

25 Preconceito à brasileira


Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo |
Ensino Fundamental Inicial | História
Reconhecer a existência do preconceito e da discriminação em relação aos negros na sociedade brasileira, conscientizando-se da necessidade de transformar esta realidade. Propor ações para a denúncia e o impedimento de práticas de discriminação geradas pelo preconceito em relaç...       LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI


26 Brasil sem discriminação


Ensino Fundamental | Pluralidade Cultural
 -Conhecer a importância dos negros para a construçâo e formação do Brasil .  -Valorizar a cultura negra dentro e fora do ambiente escolar.          Carla Emiliane da Costa Caetano
História

27 Os quilombos, a Capoeira e a resistência ao regime escravista no Brasil - UCA


Ensino Fundamental | História
Compreender a importância dos quilombos na resistência à escravidão no Brasil. Entender estratégias negras para resistir e preservar elementos de sua cultura. Respeitar as manifestações culturais afrodescendentes.         GETULIO RIBEIRO

28 Escravidão em cena


Ensino Fundamental | História
O aluno refletirá, utilizando o teatro, sobre a situação dos escravos nos primeiros anos do Brasil Colônia, avaliando a situação dos escravos desde sua captura e vinda da África, até os trabalhos realizados no Brasil, seja nas fazendas de açúcar, nas minas ou nas cidades.         Doglas Wendll Sorgatto


29 PRECONCEITO RACIAL: A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA


Ensino Fundamental | Ética
a) Identificar posturas preconceituosas em colegas de sala ou em pessoas da sociedade de uma maneira geral. b) Respeitar colegas e professores/as que pertencem a diferentes classes sociais, etnias, raças, religiões, dentre outros. c) Conhecer alguns elementos da cultura negra ...       LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

30 Discriminação e Racismo


Ensino Fundamental 
O aluno deve compreender que a discriminação e o racismo, presentes em nosso cotidiano, trazem consequências gravíssimas para a sociedade. No caso do Brasil, é preciso que o aluno perceba como o preconceito racial contra os negros afeta nossa sociedade.      Virna Ligia Fernandes Braga

31 Muitos sons e tons: as múltiplas faces da gente brasileira


Ensino Fundamental
Discutir imagens sobre negros e povos indígenas em diferentes meios de comunicação* Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos produtivamente (*Objetivo baseado na lei 11.645/08)    Eliane Candida Pereira

32 A cultura africana e a influência na cultura brasileira


Ensino Médio | Artes
Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais e o que representou a escravidão para o povo africano. Como vivem as comunidades quilombolas. Verificar de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira. Analisar a relação e...    Juliana Gomes de Souza Dias

33 Rompendo o silêncio: Superando o racismo no cotidiano escolar


Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História
Ensino Fundamental | Pluralidade Cultural
Ensino Médio | História
• Refletir sobre as atitudes discriminatórias praticadas pelos outros e por si mesmo. • Praticar atitudes cotidianas mais conscientes em relação a manifestações de racismo, preconceito e discriminação. • Conhecer o negro como sujeito histórico com desejos e vontades rompendo c...   SANDRO PRADO SANTOS

34 Apartheid


Ensino Médio | Geografia
O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar um dos mais terríveis conflitos do continente africano, onde gerou uma grande exclusão da maior parte da população negra da África do Sul.   DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR

35 NavioNegreiro: elaboração textual de um diário de bordo


Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental | Língua Portuguesa
Ensino Médio

Desenvolver habilidades de inferências, de extrapolação a partir do uso da poesia de Castro Alves. Ler e conhecer o poema épico de Castro Alves, ‘Navio Negreiro’. Relacionar os fatos cantados pelo poeta em seus versos com aqueles vivenciados historicamente no Brasil. Produzir ...  CRISTIANE NERI HORTA



Por blog caderno de educação


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM das mais diversas áreas do conhecimento como literatura, história, gramática, geografia, biologia, matemática, física, informática, pedagogia e outras, além de notícias.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.