Publicidade

35 Sugestões de Projetos para o Dia da Consciência Negra


35 Sugestões de Projetos para o Dia da Consciência Negra


Confira nesta postagem uma relação de 35 Sugestões de Projetos para o Dia da Consciência Negra. São sugestões de aulas para atividades referentes ao dia 20 de Novembro: Dia da Consciência Negra.  do Portal do MEC (Ficha Técnica). Clique no título (link) da aula para acessar o conteúdo.


1 UCA-Dia da Consciência Negra


Ensino Fundamental Final | História
          Compartilhar a história do Zumbi dos Palmares através de diferentes recursos midiáticos.          Pesquisar sobre o Dia da Consciência Negra e sua origem;   Grace Luciana Pereira

2 O que são os movimentos negros?


Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural
Conhecer a origem dos movimentos negros no Brasil; Entender o processo de resistência negra no Brasil; Pesquisar os movimentos negros existentes em sua cidade; Entender a formação, constituição e atuação dos movimentos negros; Conceituar Movimento Negro.       KLENIO ANTONIO SOUSA

3 Semanada consciência negra na escola


Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural
Ensino Médio | Sociologia
- Aprender a valorizar a cultura afro-brasileira; - Promover conscientização dos alunos a respeito da desigualdade racial, principalmente na educação; - Realizar pesquisa sobre o número de negros na escola; - Realizar uma Semana da Consciência Negra na escola como forma de rec...  KLENIO ANTONIO SOUSA

4 Juventude negra no Brasil


Ensino Fundamental 
Ensino Médio | Sociologia
- Discutir a questão da Juventude Negra no Brasil. - Conhecer um pouco mais sobre as políticas para os jovens negros do país. - Elaborar material para campanha de conscientização sobre o contexto da juventude negra no Brasil. KLENIO ANTONIO SOUSA

5 Vivendo e convivendo com as contribuições da cultura negra


Ensino Fundamental
Ensino Médio
Valorizar a cultura negra Valorizar as lutas e as  resistências  históricas dos negros Descobrir os valores que os africanos  trouxeram para o Brasil Identificar  palavras de origem africana no português do Brasil Conviver  com pessoas de pele negra sem preconceito Aceitar  ne...       FRANCISCO FERREIRA DE DEUS HENRIQUE

6 Visões do negro na poesia romântica


Ensino Médio | Literatura
Relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; localizar a pureza d’alma e a força do negro como tendências predominantes na obra de Castro Alves; reconhecer a importância polít...       wendell de freitas amaral


35 Sugestões de Projetos para o Dia da Consciência Negra

7 CONSCIÊNCIA NEGRA: NEGRITUDE E CIDADANIA


Ensino Fundamental Final | História
Ensino Médio | História
A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poderá: Compreender quando e porque se comemora o dia da consciência negra no Brasil; Refletir sobre a importância social dessa data para a comunidade afrodescendente; Identificar os avanços da questão da pr...      ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

8 MovimentoNegro nos EUA


EJA - 2º ciclo | História
Ensino Médio | História
A aula possibilitará ao aluno a compreensão do processo em que se deu o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos da América (EUA), discutindo, assim, a segregação racial e as formas de mobilização e luta da população negra norte-americana. Rafael da Cruz Alves

9. 20 denovembro: dia nacional da Consciência Negra


Ensino Fundamental | Geografia
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos ...  SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA

10 Ética,direito à igualdade e à diferença: Comemorando o Dia da Consciência Negra naescola.



Ensino Fundamental Inicial | Ética
1. Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira. 2. Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.     3. Respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas. 4.Conhecer a História do Dia da Con...         Fátima Rezende Naves Dias

11 Consciência Negra


Ensino Fundamental Inicial | História
• Ter consciência do que é ser negro. •Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade. •Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. •Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e excludente.      margarete santos de santana

12 A influência do negro na cultura brasileira



Ensino Fundamental |
Ensino Médio | Identificar contribuições da cultura africana para a cultura brasileira. Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, culinária, linguagem, vestimentas e indumentárias. Conhecer de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira. Confe...     Mary Alvarenga

13 Combatendo o preconceito racial



Ensino Médio | Língua Portuguesa
Desenvolver a leitura e interpretação. Compreender a realidade sócio-histórica e cultural na qual o negro está inserido. Despertar para a necessidade de conscientização sobre a igualdade de raças. Desenvolver a oralidade através de conversas informais sobre o assunto em foco. ...   Livia Fagundes Neves

14 A Escravidão Negra: da África ao Brasil



Ensino Médio
O aluno terá contato com a situação vivenciada pelos negros durante o transporte nos navios negreiros e a consequënte chegada ao Brasil, para o trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar.     Virna Ligia Fernandes Braga

15 Refletindo sobre algumas questões etnicorraciais em nosso meio


Ensino Fundamental Inicial |
Conhecer sobre lenda do Negrinho do Pastoreio; Aprender o significado de tolerância racial; Compreender o conceito de racismo e suas origens históricas; Aprender sobre a chegada dos negros no Brasil; Conhecer a história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares;  Valorizar a raça ne... RONES AURELIANO DE SOUSA

16 Souafrodescendente sim ... e sou brasileiro! – A cultura africana e afrobrasileirana escola – UCA


Ensino Fundamental | Pluralidade Cultural
Ensino Médio | Sociologia
O valor da população negra na história do país; Sobre as diferenças étnicas; Trabalhar a questão das relações étnicas no contexto escolar; Contextualizar o racismo na história de nosso país.       KLENIO ANTONIO SOUSA

17 O racismo científico


Ensino Fundamental 
- Promover o debate em torno da temática do racismo científico. - Contextualizar, historicamente, a origem científica do racismo. - Discutir as influências atuais desta teoria.       KLENIO ANTONIO SOUSA

18 Desmitificando a democracia racial no Brasil através da pesquisa



EJA - 2º ciclo |
Ensino Fundamental
Ensino Médio
  - Conhecer o significado histórico e social da expressão “mito da democracia racial”;  - Desenvolver uma pesquisa interdisciplinar que problematize o mito da democracia racial no Brasil; - Refletir se mais de cem anos após a Abolição de Escravatura no Brasil, os negros já tê...
         ALEXIA PADUA FRANCO

19 Capoeira-a história do negro e sua liberdade de expressão



Ensino Fundamental Inicial |
Valorizar a formação afro-descendente de nosso povo; Aprender sobre a capoeira e seu significado histórico; Trabalhar em grupo; Criar textos informativos para destinatários reais; Utilizar elementos artísticos para comunicar-se;         Grace Luciana Pereira

20 A Consciência Negra – Imagem e identidade



Ensino Fundamental 
Ensino Médio |
Discutir a questão racial, o preconceito e a discriminação racial em nossa sociedade, bem como as relações que existem entre as classes sociais. Valorizar a diversidade cultural considerando critérios éticos. Desenvolver atividades curriculares a respeito da temática estudada ...       JOSE EMERSON BRANDAO VASCONCELOS

21 Conhecendo Nelson Mandela


Educação Escolar Indígena | Línguas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Inicial 
Conhecer Nelson Mandela – quem é e porque ele é considerado um ícone nacional e mundial; Conhecer vídeos, imagens e textos que falem sobre Nelson Mandela para que os alunos possam conhecer aspectos da vida pública de Mandela; Desenvolver leitura e interpretação de textos e ima...     Silvia Maria Raposo Bardy

22 Aprendendo sobre a lei do ventre livre


Educação Escolar Indígena |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Ensino Fundamental Inicial |
Conhecer a história da escravidão e os principais aspectos envolvidos; Conhecer a “Lei do ventre livre” e qual foi sua importância para a consolidação da abolição da escravatura; Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula; ...  Silvia Maria Raposo Bardy

23 Sou brasileiro, sou índio, sou negro: vivendo a pluralidade no Brasil – UCA


Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo |
Ensino Médio
Despertar o interesse pelo conhecimento e importância da diversidade do povo brasileiro, Construir com o aluno material de divulgação de campanhas sobre a pluralidade da população brasileira, Realizar entrevistas com descendentes diretos de quilombolas, índios e escravos sobre...         KLENIO ANTONIO SOUSA

24 Negro,sim! Por que não? – reconhecendo a si mesmo e a diversidade racial através daLiteratura Infantil.


Ensino Fundamental | Língua Portuguesa
Os objetivos delineados a seguir estão conforme o PCN da Língua Portuguesa – séries iniciais: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf   Compreender a cidadania como participação social e política assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e socia...    Marcia Queiroz da Silva Pires

25 Preconceito à brasileira


Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo |
Ensino Fundamental Inicial | História
Reconhecer a existência do preconceito e da discriminação em relação aos negros na sociedade brasileira, conscientizando-se da necessidade de transformar esta realidade. Propor ações para a denúncia e o impedimento de práticas de discriminação geradas pelo preconceito em relaç...       LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI


26 Brasil sem discriminação


Ensino Fundamental | Pluralidade Cultural
 -Conhecer a importância dos negros para a construçâo e formação do Brasil .  -Valorizar a cultura negra dentro e fora do ambiente escolar.          Carla Emiliane da Costa Caetano
História

27 Os quilombos, a Capoeira e a resistência ao regime escravista no Brasil - UCA


Ensino Fundamental | História
Compreender a importância dos quilombos na resistência à escravidão no Brasil. Entender estratégias negras para resistir e preservar elementos de sua cultura. Respeitar as manifestações culturais afrodescendentes.         GETULIO RIBEIRO

28 Escravidão em cena


Ensino Fundamental | História
O aluno refletirá, utilizando o teatro, sobre a situação dos escravos nos primeiros anos do Brasil Colônia, avaliando a situação dos escravos desde sua captura e vinda da África, até os trabalhos realizados no Brasil, seja nas fazendas de açúcar, nas minas ou nas cidades.         Doglas Wendll Sorgatto


29 PRECONCEITO RACIAL: A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA


Ensino Fundamental | Ética
a) Identificar posturas preconceituosas em colegas de sala ou em pessoas da sociedade de uma maneira geral. b) Respeitar colegas e professores/as que pertencem a diferentes classes sociais, etnias, raças, religiões, dentre outros. c) Conhecer alguns elementos da cultura negra ...       LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

30 Discriminação e Racismo


Ensino Fundamental 
O aluno deve compreender que a discriminação e o racismo, presentes em nosso cotidiano, trazem consequências gravíssimas para a sociedade. No caso do Brasil, é preciso que o aluno perceba como o preconceito racial contra os negros afeta nossa sociedade.      Virna Ligia Fernandes Braga

31 Muitos sons e tons: as múltiplas faces da gente brasileira


Ensino Fundamental
Discutir imagens sobre negros e povos indígenas em diferentes meios de comunicação* Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos produtivamente (*Objetivo baseado na lei 11.645/08)    Eliane Candida Pereira

32 A cultura africana e a influência na cultura brasileira


Ensino Médio | Artes
Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais e o que representou a escravidão para o povo africano. Como vivem as comunidades quilombolas. Verificar de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira. Analisar a relação e...    Juliana Gomes de Souza Dias

33 Rompendo o silêncio: Superando o racismo no cotidiano escolar


Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História
Ensino Fundamental | Pluralidade Cultural
Ensino Médio | História
• Refletir sobre as atitudes discriminatórias praticadas pelos outros e por si mesmo. • Praticar atitudes cotidianas mais conscientes em relação a manifestações de racismo, preconceito e discriminação. • Conhecer o negro como sujeito histórico com desejos e vontades rompendo c...   SANDRO PRADO SANTOS

34 Apartheid


Ensino Médio | Geografia
O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar um dos mais terríveis conflitos do continente africano, onde gerou uma grande exclusão da maior parte da população negra da África do Sul.   DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR

35 NavioNegreiro: elaboração textual de um diário de bordo


Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental | Língua Portuguesa
Ensino Médio

Desenvolver habilidades de inferências, de extrapolação a partir do uso da poesia de Castro Alves. Ler e conhecer o poema épico de Castro Alves, ‘Navio Negreiro’. Relacionar os fatos cantados pelo poeta em seus versos com aqueles vivenciados historicamente no Brasil. Produzir ...  CRISTIANE NERI HORTA



Destaques:

Por Blog Caderno de Educação


CompartilheCompartilheCompartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar