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Elaborar um plano de aula de artes, artes atividades para sala de aula considerando a importância da educação artística na escola requer sempre um cuidado especial. 

Sugestões para Plano de Aula de Artes para Educação Infantil
by Pixabay

Sugestões para Plano de Aula de Artes para Educação Infantil


As sugestões aqui postadas para elaboração de plano de aula de artes para educação infantil são as orientações gerais para o professor do Referencial curricular nacional para a educação infantil 
Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.

O documento relata que "os conteúdos da aprendizagem em artes poderão ser organizados de modo a permitir que, por um lado, a criança utilize aquilo que já conhece e tem familiaridade, e, por outro
lado, que possa estabelecer novas relações, alargando seu saber sobre os assuntos abordados. Convém ainda lembrar que a necessidade e o interesse também são criados e suscitados na própria situação de aprendizagem."

Concluindo o texto referenda que o professor tendo clareza do seu projeto de trabalho, poderá imprimir maior qualidade à sua ação educativa ao garantir que:

  1. • a criança possa compreender e conhecer a diversidade da produção artística na medida em que estabelece contato com as imagens das artes nos diversos meios, como livros de arte, revistas, visitas às exposições, contato com artistas, filmes etc.;
  2. • exista a possibilidade do uso de diferentes materiais pelas crianças, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;
  3. • os pontos de vista de cada criança sejam respeitados, estimulando e desenvolvendo suas leituras singulares e produções individuais;
  4. • as trocas de experiências entre as crianças aconteçam nos momentos de conversa e reflexão sobre os trabalhos, elaborações conjuntas e atividades em grupo;
  5. • o prazer lúdico seja o gerador do processo de produção;
  6. • a arte seja compreendida como linguagem que constrói objetos plenos de sentido;
  7. • a valorização da ação artística e o respeito pela diversidade dessa produção sejam elementos sempre presentes.

Leia também: Blocos de Letras do Alfabeto, números e símbolos para educação infantil

Fonte: 
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Página 107




Postado por: Equipe do Caderno Educação .


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