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Sugestões para Plano de Aula de Artes para Educação Infantil

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Elaborar um plano de aula de artes, artes atividades para sala de aula considerando a importância da educação artística na escola requer sempre um cuidado especial.  As sugestões devem ser adaptadas ao trabalho e características de cada professor e podem ser aplicadas nas atividades de artes, curso de desenho, curso de artes, atividades de artes para 9 ano etc.

Sugestões para Plano de Aula de Artes para Educação Infantil


Sugestões para atividades e plano de aula de artes para envolver os alunos. Às vezes, a menor das mudanças pode fazer uma grande diferença. Abaixo estão algumas dicas e estratégias de professores que podem ser usados ​​para tornar a aula de artes mais interessante e envolvente. 

Vivemos em um mundo visual e, para muitos estudantes, vendo uma obra de arte, uma fotografia ou outra imagem visual pode ir longe em atingir seu interesse, transmitir informações importantes ou trazer tópico histórico vivo. Encontrar uma imagem poderosa e rica para projetar na frente da sala, ou copiar e distribuir ou pendurar na sala de aula e permitir que os alunos pratiquem a visualização crítica. Confira as ideias para aula de artes!


Sugestões para atividades e plano de aula de artes:


  • Apresente uma imagem e faça uma discussão em classe, perguntando primeiro aos alunos o que eles vêem. Faça perguntas mais aprofundadas sobre a discussão, pedindo que os alunos usem as evidências que apontaram para comentar o que eles acham que é a mensagem, o que o artista está tentando transmitir etc.
  • Peça aos alunos que visualizem uma foto e deduzam o que acham que aconteceu antes do momento da imagem, o que eles acham que está acontecendo durante o evento e o que pode ter acontecido em seguida. Os alunos podem desenhar ou criar criativamente suas próprias cenas “antes e / ou depois”.
  • Instrua os alunos a escrever a “história” da obra de arte ou imagem mostrada, ou a responder a uma cenário particular que você fornece para eles relacionados ao visual.
  • Se pessoas/personagens estiverem presentes na imagem, numere-os e diga aos alunos para escreverem um monólogo do que essa pessoa está pensando no momento do visual.
  • Permitir que os alunos cheguem à frente da sala e recriem o visual reproduzindo o que está acontecendo na imagem, desde que apropriada. Depois de congelados na mesma posição, deixe-os dar vida à imagem improvisando o que eles acho que estava acontecendo. (Ter roupas de fantasia na sala pode adicionar mais criatividade!)
  • Preparar diálogos simples que possam ter ocorrido entre as pessoas na imagem e / ou que transmitem as informações-chave que você quer que os alunos aprendam e que os alunos o representem. 
  • Instrua os alunos a criar sua própria arte ou imagens com base em temas semelhantes aos abordados a lição.

Leia também: Blocos de Letras do Alfabeto, números e símbolos para educação infantil


Sugestões para Plano de Aula de Artes para Educação Infantil
by Pixabay

Sugestões para Plano de Aula de Artes para Educação Infantil


As sugestões aqui postadas para elaboração de plano de aula de artes para educação infantil são as orientações gerais para o professor do Referencial curricular nacional para a educação infantil Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.

O documento relata que "os conteúdos da aprendizagem em artes poderão ser organizados de modo a permitir que, por um lado, a criança utilize aquilo que já conhece e tem familiaridade, e, por outro
lado, que possa estabelecer novas relações, alargando seu saber sobre os assuntos abordados. Convém ainda lembrar que a necessidade e o interesse também são criados e suscitados na própria situação de aprendizagem."

Concluindo o texto referenda que o professor tendo clareza do seu projeto de trabalho, poderá imprimir maior qualidade à sua ação educativa ao garantir que:

  1. • a criança possa compreender e conhecer a diversidade da produção artística na medida em que estabelece contato com as imagens das artes nos diversos meios, como livros de arte, revistas, visitas às exposições, contato com artistas, filmes etc.;
  2. • exista a possibilidade do uso de diferentes materiais pelas crianças, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;
  3. • os pontos de vista de cada criança sejam respeitados, estimulando e desenvolvendo suas leituras singulares e produções individuais;
  4. • as trocas de experiências entre as crianças aconteçam nos momentos de conversa e reflexão sobre os trabalhos, elaborações conjuntas e atividades em grupo;
  5. • o prazer lúdico seja o gerador do processo de produção;
  6. • a arte seja compreendida como linguagem que constrói objetos plenos de sentido;
  7. • a valorização da ação artística e o respeito pela diversidade dessa produção sejam elementos sempre presentes.



Veja também

Fonte: 
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Página 107





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