1. Identificando objetos:
Identifique e classifique objetos comuns,eventos, imagens, palavras, cores,formas e texturas em vários classificações. Na aula, as crianças podem usar várias ferramentas e instrumentos, como tubos, conchas, funis e batedores de ovos, para explorar e descrever a manipulação da água. A professora solicita que as crianças para nomeiem o instrumento que ele ou ela escolheu e deverão escrever os nomes dos objetos.2. Rima
Reconhecer padrões de sons em canções, narração de histórias e poesiaOs professores fornecem uma rica variedade de canções, poemas, parlendas e histórias, que incentivem a participação das crianças.
Em seguida a professora faz um jogo de rima com as crianças e elas deverão gerar rimas juntos por palavras como estrela, anel e sapo.
3. Criando histórias a partir de experiências
Após uma visita de campo, como por exemplo ao zoológico, as crianças trabalham em pequeno grupo e no centro do tempo devem criar livros de desenhos e histórias sobre os animais que eles viram.Exemplo de Plano de Aula
Plano de aula de Leitura e Escrita. Língua Portuguesa, Formação de Leitores, Escrita e Produção de Texto Coletivo para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.Série: 5º ano
Tema: Leitura de Livro Paradidático
Objetivo do Plano de aula: Localizar, interpretar e utilizar informações de um texto cotidiano;
Introdução do Plano de Aula: Esta aula visa desenvolver a leitura, a escrita, a oralidade, além de possibilitar o desenvolvimento crítico do aluno.
Recursos para aula: Leitura do livro: Uma estátua diferente;Escolhido pelo professor, Vídeo curto (pode ser youtube) sobre o tema; Caderno; Dicionário;
Desenvolvimento do Plano de Aula
1ª Parte do Plano de Aula:
No primeiro momento o professor apresentará o livro à turma para que realizem análise do layout da capa inferindo o significado da história (analisar tipo de letras, imagens...).
Após o educador fará a leitura do livro, como tarefa de casa os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o tema.
2ª Parte do Plano de Aula:
Nessa etapa em uma conversa informal os alunos irão expor sobre a pesquisa realizada em casa, depois o professor fará alguns questionamentos.
3ª Parte do Plano de Aula:
Produzir um texto de conscientização relacionado com a temática do livro (texto coletivo), utilizar a pontuação e acentuação correta, fazer o uso do dicionário para esclarecimento de palavras que desconheçam o significado.
Conclusão do Plano de Aula: Cada dia um aluno poderá levar o livro coletivo para casa.
Caderno de Educação
Confira:



Compartilhe em sua s Redes Sociais!
Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.
Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios
0 comentários:
Postar um comentário