Publicidade

Atividades de aula para vencer dificuldades para Educação Infantil


Atividades de sala de aula para vencer dificuldades para Educação Infantil

  • Ouvir histórias, poemas e texto expositivo
  • Contando e recontando histórias e canções de ninar
  • Cantando e recitando
  • Fazendo previsões
  • Discutindo texto
  • Discutindo experiências e eventos passados
  • Instrução específica em conceitos de linguagem


Aula Trifásica:

Todas as aulas têm: -
Fase 1 - 15 minutos de introdução à atividade
Fase 2 - 30/40 minutos de aula inteira
Fase 3 - plenária de 5/15 minutos
Durante os primeiros 15 minutos, o professor da turma apresentará o conteúdo
Em seguida, toda a turma trabalha em uma atividade prática, lúdica sobre o tema
Na plenária, o professor da turma vai debater com os alunos a lição da aula com a participação de todos.

Plano de Aula Educação Infantil Letramento e Alfabetização
by Pixabay

Entraves e dificuldades para Educação Infantil

Entraves e dificuldades o texto aponta os seguintes:

Entraves e dificuldades

  1. A escassez de recursos financeiros e a não-definição de fontes de financiamento específicos para a educação infantil.
  2. • A descontinuidade político-administrativa.
  3. • A indefinição de competências das várias instâncias (municipal e estadual) e falta de articulação sobre as ações das redes.
  4. • A falta de supervisão, acompanhamento direto e reflexão sobre a prática cotidiana dos profissionais, notadamente nas pré-escolas que funcionam em escolas de 1o  grau, onde inexiste supervisor com formação específica para O trabalho com crianças menores de 7 anos.
  5. • A mobilidade/rotatividade dos profissionais que atuam na área.
  6. • A inexistência de especificidade, nos concursos públicos, no que concerne à educação infantil.
  7. • A não-definição de responsabilidades na formulação e na implementação de uma política de recursos humanos.

Confira o texto na íntegra aqui

Referência
Proposta pedagógica e currículo em educação infantil: um diagnóstico e a construção de uma metodologia de análise/Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento da Política de Educação Fundamental. Coordenação-Geral de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/ DPEF/COEDI, 1996. 114p. Página 66.



Por Blog Caderno de Educação


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.


0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar