Entraves e dificuldades para Educação Infantil

O documento Proposta pedagógica e currículo em educação infantil: um diagnóstico e a construção de uma metodologia de análise do Ministério da Educação e do Desporto relacionou  avanços, desvios, entraves, dificuldades e incoerências, entre outras constatações no que tange à educação infantil no Brasil em 1996, mas algumas questões parecem persistirem algures. Quanto aos entraves e dificuldades o texto aponta os seguintes:

Plano de Aula Educação Infantil Letramento e Alfabetização
by Pixabay

Entraves e dificuldades


  1. A escassez de recursos financeiros e a não-definição de fontes de financiamento específicos para a educação infantil.
  2. • A descontinuidade político-administrativa.
  3. • A indefinição de competências das várias instâncias (municipal e estadual) e falta de articulação sobre as ações das redes.
  4. • A falta de supervisão, acompanhamento direto e reflexão sobre a prática cotidiana dos profissionais, notadamente nas pré-escolas que funcionam em escolas de 1o  grau, onde inexiste supervisor com formação específica para O trabalho com crianças menores de 7 anos.
  5. • A mobilidade/rotatividade dos profissionais que atuam na área.
  6. • A inexistência de especificidade, nos concursos públicos, no que concerne à educação infantil.
  7. • A não-definição de responsabilidades na formulação e na implementação de uma política de recursos humanos.

Confira o texto na íntegra aqui

Referência

Proposta pedagógica e currículo em educação infantil: um diagnóstico e a construção de uma metodologia de análise/Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento da Política de Educação Fundamental. Coordenação-Geral de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/ DPEF/COEDI, 1996. 114p. Página 66.



Postado por: Equipe do Caderno Educação .


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