A criança da Educação Infantil.


A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura segundo o texto do Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Volume I. Neste postagem vamos ver algumas considerações do documento elaborado pelo Ministério de Educação, Secretaria de Educação Básica que aponta, inclusive, que "é imprescindível levar em conta que as crianças desde que nascem são:

• cidadãos de direitos;
• indivíduos únicos, singulares;
• seres sociais e históricos;
• seres competentes, produtores de cultura;
• indivíduos humanos, parte da natureza animal, vegetal e mineral.


Neste mesmo sentido o texto indica que a criança da educação infantil precisa de cuidados e educação específicas:

A criança da educação infantil de:


• ser auxiliadas nas atividades que não puderem realizar sozinhas;
• ser atendidas em suas necessidades básicas físicas e psicológicas;
• ter atenção especial por parte do adulto em momentos peculiares de sua vida.

Lápis - A criança da Educação Infantil.
by Pixabay


Para os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil a criança da educação infantil precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a:


  • brincar;
  • movimentar-se em espaços amplos e ao ar livre;
  • expressar sentimentos e pensamentos;
  • desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão;
  • ampliar permanentemente conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura apoiadas por estratégias pedagógicas apropriadas;
  • diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação em creches,
  • pré-escolas e centros de Educação Infantil.


Por fim, o documento relaciona direitos da criança da educação infantil no Brasil, como o direito:


• à dignidade e ao respeito;
• autonomia e participação;
• à felicidade, ao prazer e à alegria;
• à individualidade, ao tempo livre e ao convívio social;
• à diferença e à semelhança;
• à igualdade de oportunidades;
• ao conhecimento e à educação;
• a profissionais com formação específica;
• a espaços, tempos e materiais específicos.

Fonte:
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica  Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil/Ministério da Educação. Volume I Secretaria de Educação Básica – Brasília. DF 2006. Páginas 16-19



Postado por: Equipe do Caderno Educação .


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