Qual é a importância da informática na educação? Projetos de informática na educação foram muitos comuns nas últimas décadas. 


Qual é a importância da informática na educação? 



Informática na Educação: Desafios tecnológicos.


É importante que os professores vejam a aquisição de habilidades em informática como uma necessidade e fazer movimento crucial para desenvolver novas competências em tecnologia da informação. Confira a abordagem em Informática na educação e os aspectos pedagógicos do uso da tecnologia

Falando de informática na educação e tecnologia educativa.



Sem jogo de palavras, em alguns textos da bibliografia especializada podemos encontrar citações no sentido de que a história da informática educativa no Brasil tem início na década de 70 Na década, quando pela primeira vez foi discutida a utilização do computador no ensino, em seminário realizado pela Universidade de São Carlos. Se quisermos sair da esfera nacional, há quem diga que a história do uso da informática na educação tem início em 1924, o Dr. Sidney Pressers inventou uma máquina que corrigisse testes de múltipla escolha e, no início da década de 50, Skinner propôs uma máquina para ensinar usando o conceito de instrução programada, que consistia em dividir o material em módulos sequências, contendo uma questão que o aluno deveria responder. Essa é uma versão muito resumida da história da informática educativa. Sugiro uma pesquisa bibliográfica.


Afinal, o que é informática educativa?



Antes de responder essa pergunta temos que responder outra. Qual é a diferença entre uso de Tecnologia na Educação e Informática na Educativa? Eu penso que a primeira abrange a segunda. Tecnologia na educação seria o uso de qualquer recurso tecnológico, enquanto informática educativa uma metodologia específica. Então respondemos a primeira pergunta, informática educativa seria uma prática pedagógica para aplicação de tecnologias na educação, ou seja, utilização de ferramentas e aplicações no intuito de gerar benefícios no processo de ensino aprendizagem. Uma visão pessoal. Sugiro uma consulta a bibliografia.

Qual é a importância da informática na educação?
by Pixabay


Segundo os PCNs – Ciências, o “domínio da informática é só um dos aspectos de um novo e amplo complexo de relações da atualidade social e produtiva, na qual conhecimento e informação são pelo menos tão preciosos quanto materiais e energia”.

A escola deve se apropriar dessas transformações e fazer do espaço escolar a principal fonte de obtenção desses conhecimento e informação tão preciosos.

Sala de aula, laboratório de informática educativa, jogos educativos, programas e projetos de uso de novas tecnologias, devem estar inseridos em um contexto de compatibilização do uso das tecnologias às necessidades de seus alunos e aos objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir, privilegiando uma visão interdisciplinar do conhecimento.



Há recursos e condições para uso de tecnologias em educação?




Certamente, não é fácil manter uma sala de computadores funcionando de modo adequado e permanente, sobretudo, em uma escola pública. Para manter, por exemplo, um laboratório de informática educativa, é necessário uma infra-estrutura bem organizada de gerenciamento e de manutenção das máquinas, para que funcionem bem de manhã à noite, durante toda a semana e todo o ano, especialmente quando passar o efeito da novidade, bem como, que sejam renovados e protegidos.

Por fim, é necessário capacitação continuada dos professores para atuarem com essa nova realidade. Nossa experiência com treinamento de professores demonstrou que essa capacitação deve ser contínua. Outro desafio é a informática educativa na educação infantil. Elaborar atividades de para ensino infantil com aula no contexto do uso das novas tecnologias é desafiador. É importante a realização de projetos, com atividades adequadas para ensinar, na educação infantil com o uso de tecnologias, sendo necessário planejamento e organização. Hoje, existem vários cursos de especialização, bem como, de mestrado e doutorado, específicos para uso de tecnologias na educação formando profissionais que contribuem para o fechamento desse círculo.

Informática na escola



O uso das tecnologias disponíveis na escola é potencializado quando a equipe gestora está preparada para a utilização de um ambiente informatizado, incorporando-o ao trabalho de gestão esse tema já foi questionado em concursos para Administrador Escolar como na Prefeitura de Florianópolis que considerou:


  1. Não basta conhecer e usar as novas tecnologias da informação e comunicação. É preciso que os gestores as incorporem às suas práticas, fazendo uso constante delas em seu ambiente de trabalho.
  2. Programas como o Urânia, FACE ou i-Educar são exemplos de softwares que potencializam importantes processos escolares como registro de notas, cadastro de alunos, montagem de horários de aulas ou gestão do acervo de bibliotecas escolares.
  3. A Plataforma Moodle, além de ser uma ferramenta pedagógico-educativa, voltada para a qualificação das relações de aprendizado, também pode ser um importante apoio para a atividade de registro cartorial e criação de cursos que possibilitem a interação entre os integrantes de uma comunidade educativa.
  4. O uso das tecnologias na gestão escolar revela novos papéis dos seus profissionais – como organizadores de informações, criadores de significados e líderes – na tomada compartilhada de decisões.



Laboratório de informática fornecidos pelo governo


Um estudo realizado por Chinasa R. O e A. I. Odo traz informações sobre a percepção de professores sobre a necessidade de professor fixo no laboratório de informática de escola secundária em escolas da Zona Educação Nsukka. A pesquisa revelou que a necessidade de laboratório de informática funcional em escolas secundárias na Zona Educação Nsukka é adequada. Este resultado não foi inesperado, considerando a formação educacional das pessoas estudadas.  Em resumo a pesquisa conclui que:


  1. O governo não proporciona um ambiente favorável para a educação científica e tecnológica como prioridade, pois, deveria fornecer laboratórios de informática funcionais que incentiva e motiva pesquisadores e estudantes por meio eficaz e coordenação.
  2. Os governos devem ser responsáveis ​​pelo fornecimento de infra-estrutura adequada para as escolas e conclui que este deve assumir a responsabilidade de fornecer infra-estruturas básicas necessárias à aquisição de computadores e competências, o que deverá incluir o fornecimento de laboratórios funcionais.
  3. Os governos devem  propor políticas de tecnologia para impulsionar o sistema estabelecido e também fornecer as infra-estruturas necessárias e Ambiente de laboratório, não só para a redução evasão, mas também para servir como veículo



Pergunta-se há necessidade de laboratório de informática na educação?


Referências:

Odo, Chinasa R, Odo A. I.  Teachers’ Perception of the Need for Functional Computer Laboratories in Secondary Schools in Nsukka Education Zone - Journal of Educational and Social Research ISSN 2239-978X(Print) ISSN 2240-0524(Online) Vol 4, No 7 (2014) Disponível em <http://www.mcser.org/journal/index.php/jesr/article/view/5307,> acessado em 15/11/2016

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

Postado por: Equipe do Caderno Educação .


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!

Publicidade

Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top