Publicidade

Atividades para Laboratório de Informática na Educação

Atividades para Laboratório de Informática na Educação

Com relação ao uso da Tecnologia na Educação como ferramentas de ensino existem vários tipos de tecnologias usadas atualmente nas salas de aula. Entre elas estão:

Atividades para Aula de Informática na Educação (Portal do Professor MEC):

01. Criando uma semana da ciência e da tecnologia
02. Utilizando o computador no processo de alfabetizaçãoFicha técnica de aula aplicada a Educação Infantil
03.  UCA - O gênero e-mail direto no computadorSugestão de aula e atividade para o Ensino Fundamental Inicial
04. O uso do computador como instrumento incentivador na alfabetização de jovens e adultos: Projeto direcionado para a Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | 
06.  Exploração do teclado do computador: vamos descobrir novas formas de digitação:  Ficha Técnica de aula de Informática na Educação 
07.  UCA - Navegando nos caracteres do computador Informática na Educação
08. Conhecendo o e-mail Informática na Educação
09.  O email como gênero textual em sala de aula Informática na Educação
10. Gêneros textuais: chat Informática na Educação

Atividade de Informática para Alfabetização

Dicas de Atividades para Laboratório de Informática

  1. • Computador  : Demonstrar uma nova lição, apresentar novo material, ilustrar como usar novos programas e mostrar novas informações em sites, sendo uma excelente ferramenta de tecnologia na educação.
  2. • Blogs e Redes Sociais : Há uma variedade de ferramentas da Web 2.0 e Redes Sociais que estão sendo implementadas atualmente em a sala de aula. Os blogs permitem que os alunos mantenham um diálogo em execução, como um diário, pensamentos, idéias, e tarefas que também fornecem comentários e reflexões do aluno. 
  3. Wikipedia, uma enciclopédia on-line, são mais focados no grupo para permitir que vários membros do grupo editem um único documento produto acabado de forma verdadeiramente colaborativo e cuidadosamente editado.
  4. • Microfones de sala (sem fio) : salas de aula barulhentas são uma ocorrência diária, e com a ajuda de microfones, os alunos podem ouvir seus professores com mais clareza. Os alunos aprendem melhor quando ouvem o professor claramente.
  5. • Dispositivos móveis : Outros instrumentos de tecnologia na educação são os dispositivos móveis, como tablet ou smartphone, podem ser usados ​​para melhorar a experiência a sala de aula, fornecendo a possibilidade de os professores obterem feedback.
  6. • Quadros interativos : um quadro interativo que oferece controle por toque de aplicativos de computador. Estes aprimoram a experiência na sala de aula mostrando qualquer coisa que possa estar na tela do computador. Isso não apenas ajuda na aprendizagem visual, mas é interativo para que os alunos possam desenhar, escrever ou manipular imagens no quadro interativo.
  7. • Vídeo sob demanda digital: o vídeo digital elimina a necessidade de hardware em sala de aula e permite professores e alunos acessem videoclipes imediatamente, não utilizando a Internet pública.
  8. • Mídia on-line : websites de vídeos transmitidos podem ser utilizados para aprimorar uma aula em sala de aula.
  9. • Ferramentas de estudo on-line : ferramentas que motivam o estudo, tornando os estudos mais divertidos ou individualizados para os alunos.
  10. • Jogos Digitais : O campo de jogos educativos e jogos sérios vem crescendo significativamente ao longo do últimos anos. Os jogos digitais estão sendo fornecidos como ferramentas para a sala de aula e têm muito feedback, incluindo maior motivação para os alunos.

10 planos de aula de informática na educação





Veja também:  Saiba Como Usar Laboratório de Informática de forma Eficiente

10 premissas ou pressupostos para aplicação da informática na educação.


1.  Criação de condições de infraestrutura para que o professor realize sua prática pedagógica com as tecnologias vigentes;
2.  A utilização do computador na educação privilegiando uma visão interdisciplinar do conhecimento;
3.  Definir quais recursos devem ser utilizados de forma convergente como viabilizadores de novas possibilidades pedagógicas;  
4.  Compatibilizar o uso das tecnologias às necessidades e realidades de seus alunos e aos objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir,
5.  Utilizar as ferramentas para desenvolver e estimular a capacidade do educando de pensar e expressar-se com clareza, solucionar problemas e tomar decisões com responsabilidade;
6.  Identificar a evolução das tecnologias e avaliar de que forma elas podem ser aplicadas na educação;
7.  Integração da Informática Educativa aos pressupostos do Projeto Político Pedagógico da escola;
8.  A utilização das nova ferramentas na educação como meio de transmissão da informação e de construção do conhecimento;
9.  Estimular os professores a vivenciar uma atividade que envolva recursos informatizados, falando do tema em questão.
10.  Definição clara de objetivos em planos de aula e planejamento escolar.



Referências
http://www.ipedr.com/vol79/002-IC4E2014-1-003.pdf

Fonte: 
BRASIL. Portal do Professor Ministério da Educação - MEC - Disponível em < http://portaldoprofessor.mec.gov.br > 


Caderno de Educação

Confira:

👉 Curso de Psicoterapia


Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias publicadas são informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Postagens Sugeridas, Relacionadas e Anúncios

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade | LexiWiki

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.