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+100 Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental

As atividades para Educação Infantil prepara os alunos para uma vida fisicamente ativa e saudável , fornecendo um escopo e uma sequência de experiências de aprendizado cuidadosamente planejadas.

10 Atividades para trabalhar na Sala de Aula de Educação Infantil

1. Leia a história favorita dos alunos em um local tranquilo e confortável. Peça para para preverem o que acontecerá a seguir. 
2. Comece o dia lendo o jornal ou revista. Aponte fotos interessantes para os alunos e leia legendas juntas.
3. Leia uma história e escolha uma palavra do livro e faça uma rima com cada consoante do alfabeto - morcego, gato,
4. Aumente o poder das palavras dos alunos dando um "passeio de nomeação" dentro ou fora de sala, nomeando cada item que você procura - cadeira, carro, árvore etc. 
5. Art day: pense em maneiras de expandir o vocabulário com palavras descritivas - nomes de cores (conforme encontrado em giz de cera) e palavras. 
6. Crie um álbum de fotos colando fotos ou fotos de revistas em papel de construção. Escrever legendas ou grave a história do aluno sobre as fotos. 
7. Dance o ABC! Cante o alfabeto e mova-se, aplaudindo e inventando a dança e passos. 
8. Visite a biblioteca. Deixe os alunos escolherem um livro para ler e deixe que ele vire as páginas para você. 
9. Com seu filho, procure coisas na sala que começam com a primeira letra da letra indicada, por exemplo, do nome: “J é para João - o que mais começa com J? 
10. Brinque com letras magnéticas ou grandes, cortadas de uma revista. Mostre como você pode adicionar ou retire letras para criar novas palavras.

10 Estratégias para Motivar os Alunos em Sala de Aula 

Recomendações e estratégias  de Motivação da Aprendizagem Acadêmica

  1. Tornar agradável e positivo para os alunos fazerem perguntas sobre coisas que eles / elas não entende. 
  2. Reforçar o aluno, auxiliando, parabenizando, elogiando, etc. 
  3. Observe as percepções do indivíduo sobre sua própria habilidade. 
  4. Fornecer mais incentivo para aqueles alunos que parecem atribuir fracasso à falta de habilidade, e usar grupo atividades para enfatizar habilidades positivas. 
  5. Reforce o esforço, não a habilidade. 
  6. Desenvolva uma compreensão de seus alunos, avalie gostos e desgostos e tente relacionar assuntos aos interesses do aluno. 
  7. Aproveite a curiosidade dos alunos. Muitos alunos têm um desejo natural de entender como o mundo ao seu redor funciona.  Encoraje-o e ajude os alunos a encontrar qualquer informação que procurem. 
  8.  Faça as mudanças ambientais necessárias para evitar que os alunos vivenciem estresse, frustração, raiva, etc., tanto quanto possível. 
  9. Fornecer oportunidades para aceitação de atividade física e interação positiva entre pares. 
  10. Reconheça e afirme a responsabilidade do aluno em completar a tarefa de aprendizagem

10 Dicas para preparar atividades físicas para educação infantil

  1. Deve ser orientada por um profissional habilitado.
  2. Variedade de atividades
  3. Vários níveis de prática
  4. Objetivos pessoais
  5. Crie um ambiente de aprendizagem positivo
  6. Seja um Bom comunicador (demonstração, dicas de aprendizagem)
  7. O Professor deve ser Praticante experiente. 
  8. Ter Conhecimento de Conteúdo Pedagógico 
  9. Crie tarefas estimulantes de aprendizagem
  10. Preocupe-se com o desempenho do aluno!
  11. Projetar experiências de aprendizagem com base em características individuais variáveis

  

Atividades Físicas para Educação Infantil

  

Educação Física Adequada para o Desenvolvimento  

  1. Programas de educação física e esportes têm finalidades diferentes.  

  2. As crianças não são adultos em miniatura.  

  3. As crianças na escola hoje não serão adultos em 

10 Dinâmicas para Primeiro Dia de Aula Ensino Médio, Fundamental e Educação Infantil

No primeiro dia de aula é importante mostrar uma imagem de cordialidade e proximidade, mas também de profissionalismo, sério e sensato influenciando significativamente a colaboração, a solidariedade e a democracia.

S você fosse professor?

1) Peça aos alunos que escrevam alguns parágrafos explicando o que eles fariam se fossem o professor da classe, como eles tornariam isso mais interessante e o que eles evitariam.

Qual música te define?

2) Desafie os estudantes a escolher uma música que reflita sua experiência de verão. A música deve representar vários pensamentos ou sentimentos que eles tiveram durante todo o verão. Os alunos devem escolher uma música que se adapte à sua personalidade; por exemplo, a música pode ser otimista ou mais reflexivo ou calma. A única estipulação é que a música não deve ter "letras proibidas"

Regras do primeiro dia de aula

3) Estabeleça procedimentos no início. Deixe-os saber o que é esperado deles. Não faça uma lista de regras dizendo o que eles não podem fazer. Em vez disso, solicite que eles façam uma lista de regras.

Roda de leitura

4) O Livro Mais Importante. No primeiro dia da escola, leia com os alunos um livro favorito popular. Cada um pode ler um trecho e comentar.

5) Faça um esforço para criar uma comunidade em sua sala de aula. Usar atividades que ajudem a classe a conhecer-se, além de desenvolver um senso de confiança.

6) Decida o que você enfatizará, por exemplo, como você irá qualificar, políticas sobre sua notas, penalidades para entregas atrasadas, oportunidades de ponto extra e considerar a apresentação de médias. Se a frequência for obrigatória, qual será a porcentagem da nota final? Se Você realizará exames de múltipla escolha, resposta curta, discursiva ou ensaio?

Círculo

7) Durante todo o primeiro dia de escola, organizo todas as mesas em um grande círculo, com todos de frente para o centro. Isso torna mais fácil para conversarem e se conhecerem. Então peço a cada um que se apresente e também devem fornecerem um fato sobre si mesmos.

Chame-os pelo nome

8) Aprenda os nomes dos alunos rapidamente e use seus nomes ao falar com eles.

Pessoa rea

9) Deixe os alunos saberem que você é uma pessoa "real". Conte a eles algo sobre você através de imagens e histórias. Se você deseja que os alunos saibam que você se preocupa com eles, mostre-os. Ao cumprimentá-los na porta, use contato visual quando falar com

Dinâmica do coração partido

10) Recorte corações em duas partes. Você distribui os pedaços de coração para a classe, um para cada aluno, e pede-lhes para encontrar o parceiro que tem a peça (ou pedaços) de coração que completa a deles. Uma vez que você os encontrou, você pede-lhes que se apresentem e se conheçam fazendo perguntas. Para mudar os pares, enquanto falam, você pode pegar seus fragmentos de corações e reiniciar a dinâmica.

10 Dicas para produção de Vídeos em Sala de Aula na Educação Infantil

  • Ensine músicas, ler histórias e enigmas.
  • Jogue "Simon diz" ou "telefone sem fio".
  • Construa, juntamente com todos, o mascote da classe e escolha o nome. Então, cada criança pode levá-lo para casa uma vez por semana.
  • Faça um passeio pela instituição.
  • Faça uma parede com fotos das crianças.
  • Jogue caças ao tesouro no jardim.
  • Dança ao ritmo da música.
  • Brincar com a pista de obstáculos.
  • Realizar uma atividade plástica (com lápis, plastilina, fibras).
  • Crie um mural com as regras e rotinas da sala de aula.
  • Dramatizar uma história (o professor será o protagonista para dar mais confiança).
  • Ofereça um Brinde para as crianças do pessoal da instituição. 
Professores que ensinam em qualquer nível de sistema educacional podem usar os métodos e estratégias para motivar o aluno em sala de aula, que formam 12 categorias, segundo John M. Malouff: 

  • (1) conteúdo relevante para os valores e objetivos do aluno, 
  • (2) ajudar os alunos a atingir suas metas através da aprendizagem, 
  • (3) fornecendo modelos potentes de aprendizagem, 
  • (4) estimulando e persuadir os alunos a aprender, 
  • (5) estabelecer um relacionamento positivo com os alunos. 
  • (6) recompensar o desempenho do aluno e os esforços de aprendizagem, 
  • (7) não desmotivar os alunos, 
  • (8) melhorar a auto-eficácia da aprendizagem do aluno, 
  • (9) usando métodos de ensino envolvente, 
  • (10) usando um estilo de ensino atraente, 
  • (11) dando feedback motivacional, e 
  • (12) monitorar os níveis de motivação dos alunos e ajustar os métodos de motivação, conforme necessário

6 Usando os Conhecimentos Prévios do Aluno na Prática

A verdade a ser ensinada deve ser aprendida embora a verdade já seja conhecida.

1.O desconhecido deve ser explicado por meio do conhecimento prévio do aluno

2. Todo o ensino começa em um ponto de partida. Este ponto de partida deve estar conectado ao que já é conhecido pelo aluno antes de prosseguir com a lição.

3.Como alguém pode segui-lo no escuro, a menos que saiba onde você está e por onde começar?

4. O seguinte é freqüentemente ouvido na aula: “Eu não sabia do que o professor estava falando!” Nesse caso, a culpa é do professor, não do aluno.

5. Uma vez que um bom ponto de partida tenha sido estabelecido, prossiga para um objetivo, meta ou propósito fixo (novas verdades). Não fique muito tempo em terreno familiar.

6.Proceda em direção à meta com etapas graduais: fatos simples e concretos que levam a ideias abstratas; idéias abstratas que acabam levando ao entendimento; compreensão que conduz à aprendizagem.

1. Ponto de Partida - Antes de iniciar a aula, descubra o que os alunos sabem sobre o assunto que você deseja ensinar. Este é o seu ponto de partida. Aproveite ao máximo o que os alunos já sabem e use seu conhecimento do assunto para incentivá-los a continuar seus estudos. Incentive os alunos a esclarecer e atualizar seus conhecimentos, falando sobre isso em sala de aula.

2. Organizar - Comece com fatos ou ideias que os alunos já conhecem e, em seguida, avance em direção ao desconhecido. Relacione cada aula o máximo possível com as aulas anteriores e com o que os alunos já sabem.

3. Proporção - os alunos mais novos não precisam de aulas muito longas ou muito difíceis. Os alunos mais velhos precisam ser desafiados e não precisam de aulas muito fáceis.

4.Progresso - Avance através da lição com passos lentos, claros (fatos conhecidos), ordenados e naturais.

Exercícios - Evite tanto quanto possível exercícios artificiais. Use ilustrações da vida real, objetos familiares e experiências pessoais para dar aulas. Verifique os exercícios no livro didático, eles se relacionam com os alunos ou precisam ser modificados? Incentive os alunos a fazerem ilustrações de sua própria experiência.

Cuidados

1. Iniciar uma nova lição sem estabelecer o que já foi aprendido por meio de lições anteriores ou experiências pessoais.

2. Falha em apontar o que os alunos já sabem.

3. Tratar cada lição como se fosse independente de todas as outras e não conectar as novas lições com as anteriores.

4. Falha em apontar a conexão entre as partes de diferentes lições e a conexão entre as partes dentro de uma lição.

5.Considerar velhas lições como mercadorias armazenadas em vez de instrumentos para uso posterior.

6. Tentar ensinar algo novo antes de explicar / compreender completamente o antigo. É difícil acrescentar algo ao desconhecido.

7. Atribuir aulas muito longas ou muito difíceis.

F. Falha em encorajar os alunos a se considerarem descobridores, exploradores. Os alunos devem ser incentivados a descobrir novas verdades por si mesmos com o que já sabem.

Sugestões.

1. Precisa de mais unidade entre as aulas? Faça pelo menos um exercício que una as verdades das lições anteriores com as verdades da lição atual. (A maioria dos exercícios dos livros didáticos se concentra na lição em questão, e não em amarrar as lições.)

H. Precisa de mais unidade dentro de uma aula? Use um plano de aula. As seções do plano devem seguir uma ordem natural levando a um objetivo - do conhecido ao desconhecido.

Usando os Conhecimentos Prévios do Aluno na Prática

A. “A verdade a ser ensinada deve ser aprendida embora a verdade já seja conhecida.”

B. Qualquer estudo, deve ser visto como muitas partes relacionadas ao todo, não como partes dispersas.

C. Os alunos bem-sucedidos são treinados para desenvolver o poder de estudar por conta própria.


5 Sugestões de atividades para Formação de Leitores

Formação de leitores através de:

1 Leitura autônoma

A leitura autônoma envolve a oportunidade de o aluno poder ler, de preferência

silenciosamente, textos para os quais já tenha desenvolvido uma certa proficiência. Vivenciando situações de leitura com crescente independência da mediação do professor, o aluno aumenta a confiança que tem em si como leitor, encorajando-se para aceitar desafios mais complexos.

Formação de leitores através de:

2 Leitura colaborativa 

A leitura colaborativa é uma atividade em que o professor lê um texto com a classe e, durante a leitura, questiona os alunos sobre os índices lingüísticos que dão sustentação aos sentidos atribuídos. É uma excelente estratégia didática para o trabalho de formação de leitores, principalmente para o tratamento dos textos que se distanciem muito do nível de autonomia dos alunos. É particularmente importante que os alunos envolvidos na atividade possam explicitar os procedimentos que utilizam para atribuir sentido ao texto: como e por quais pistas linguísticas lhes foi possível realizar tais ou quais inferências, antecipar determinados acontecimentos, validar antecipações feitas etc. A possibilidade de interrogar o texto, a diferenciação entre realidade e ficção, a identificação de elementos que veiculem preconceitos e de recursos persuasivos, a interpretação de sentido figurado, a inferência sobre a intenção do autor, são alguns dos aspectos dos conteúdos relacionados à compreensão de textos, para os quais a leitura colaborativa tem muito a contribuir. A compreensão crítica depende em grande medida desses procedimentos.

Formação de leitores através de:

3 Leitura em voz alta pelo professor

Além das atividades de leitura realizadas pelos alunos e coordenadas pelo professor, há as que podem ser realizadas basicamente pelo professor. É o caso da leitura compartilhada de livros em capítulos que possibilita ao aluno o acesso a textos longos (e às vezes difíceis) que, por sua qualidade e beleza, podem vir a encantá-lo, mas que, talvez, sozinho não o fizesse.

A leitura em voz alta feita pelo professor não é prática comum na escola. E, quanto mais avançam as séries, mais incomum se torna, o que não deveria acontecer, pois, muitas vezes, são os alunos maiores que mais precisam de bons modelos de leitores.

Formação de leitores através de:

4 Leitura programada

A leitura programada é uma situação didática adequada para discutir coletivamente um título considerado difícil para a condição atual dos alunos, pois permite reduzir parte da complexidade da tarefa, compartilhando a responsabilidade. O professor segmenta a obra em partes em função de algum critério, propondo a leitura seqüenciada de cada uma delas. Os alunos realizam a leitura do trecho combinado, para discuti-lo posteriormente em classe com a mediação do professor. Durante a discussão, além da compreensão e análise do trecho lido, que poderá facilitar a leitura dos trechos seguintes, os alunos podem

ser estimulados a antecipar eventuais rumos que a narrativa possa tomar, criando expectativas para a leitura dos segmentos seguintes. Também durante a discussão, o professor pode introduzir informações a respeito da obra, do contexto em que foi produzida, da articulação que estabelece com outras, dados que possam contribuir para a realização de uma leitura que não se detenha apenas no plano do enunciado, mas que articule elementos do plano expressivo e estético.

Formação de leitores através de:

5 Leitura de escolha pessoal

São situações didáticas, propostas com regularidade, adequadas para desenvolver o comportamento do leitor, ou seja, atitudes e procedimentos que os leitores assíduos desenvolvem a partir da prática de leitura: formação de critérios para selecionar o material a ser lido, rastreamento da obra de escritores preferidos etc. Neste caso, o objetivo explícito é a leitura em si, é a criação de oportunidades para a constituição de padrões de gosto pessoal.

25 Sugestões de Objetivos e Formas de Avaliação na Educação Infantil

  1. • Avaliação na sala de aula, visa coletar dados, formal ou informalmente, para ajudá-lo a planejar e implementar ambiente de vida
  2. • A avaliação visa estabelecer as bases para tomar decisões de estratégia de ensino apropriadas para o desenvolvimento base
  3. • A avaliação é feita para permitir o planejamento intencional para crianças individuais, a fim de atender aos seus estilos de aprendizagem individuais, suas abordagens à aprendizagem, seus interesses e seus níveis de desenvolvimento de habilidades nas mundo cognitivo
  4. • A avaliação é feita para permitir que as crianças expressem o que sabem e o que podem fazer
  5. • Avaliação é o que as crianças precisam aprender (espera-se que saibam e possam fazer) para informar o ensino
  6. •Avaliação define o que as crianças entendem, estão interessadas e são capazes de fazer - em rotinas diárias, conversas, interações e jogar
  7. • Avaliação visa quais acomodações / modificações podem ajudar as crianças com diferentes habilidades e necessidades de ser bem sucedido
  8. • Avaliação é quando e como as crianças usam materiais fornecidos em centros de aprendizagem e se podem independentemente acessar / escolher o que eles querem jogar com
  9. • Avaliação de comportamentos específicos que você observa ao invés do que você pensa / acredita que uma criança está fazendo (por exemplo, criança é olhando para o livro e respondendo perguntas em vez de: criança gosta de ler um livro)
  10. • Avaliação tem por meta a eficácia de suas estratégias de ensino
  11. • Avaliação são observações / anotações anedóticas o que você vê as crianças, como: as escolhas que fazem, como usam o espaço da sala de aula e materiais, como eles podem usar gestos / apontando para se comunicar o que você ouve as crianças dizem, como: conversas que eles têm com professores e colegas, como eles respondem perguntas
  12. • Avaliação são conversas: one-on-one e em pequenos / grandes grupos
  13. • Avaliação são amostras de trabalho
  14. • Avaliação por meio de arte e desenhos infantis
  15. • Avaliação através de fotografias, áudio, videoclipes
  16. • Avaliação por meio de questionários familiares, visitas domiciliares, reuniões
  17. • Avaliação por lista de verificação, escalas de classificação, perfis de crianças
  18. • Avaliação por portfólios: tanto de crianças quanto de professor
  19. • Avaliação é reflexão sobre seus planos de ensino e aula 
  20. • Avaliação é revisar e interpretar as informações / dados que você coletou para fazer inferências e desenhar conclusões (por exemplo, o que isso lhe diz? o que isso significa?)
  21. • Avaliação é ter a mente aberta com suas descobertas e explorar hipóteses variadas de significado
  22. • Avaliação é se baseia em decisões instrucionais sobre o que você entende sobre o que você vê e ouve (seu observações) e a conclusão dos dados ao longo do tempo
  23. • Avaliação é usar os resultados para planejar intencionalmente crianças individuais e fornecer o apoio necessário para bem sucedido
  24. • Avaliação é incorporar os resultados em planos de aula, metas e objetivos
  25. • Avaliação é usar os dados para informar as famílias sobre o progresso e aprendizado de seus filhos. Mostre às famílias as fotos, desenhos e amostras de trabalho de seu filho
  26. • Avaliação é usar dados para fazer sugestões à administração, mudanças nas políticas e procedimentos, necessidades de materiais de sala de aula e apoio da comunidade (para toda a turma ou para crianças individuais)

Avaliação é verificar metas de aprendizado diariamente para cada criança e incorpore as em seu plano de aula

Dicas para Atividades para Educação Infantil: Rotinas

  • Tempo de jogo! Blocos, peças dramáticas, peças externas, manipulativos, materiais de arte
  • Leitura! Ler sozinho ou ser lido individualmente ou em grupo
  • Cantando músicas! Participar de músicas de grupo ou impressões digitais
  • Comendo! Café da manhã, lanche, almoço ou jantar
  • Em repouso! Cochilando, dormindo, passando um tempo tranquilo sozinho
  • Cuidando de si mesmo! Banheiro, lavando, se vestindo
  • Transição! Chegando à escola e indo para casa, mudando de atividade durante o dia
  • Outras?? 


Fonte: Chr Reeves 4 de junho de 1996

 Adaptado de COPEC 1992 Fonte: http://www.auburn.edu/~brocksj/4360/Chapter1.ppt. 

Fontes: 
http://www.educationworld.com/a_lesson/lesson/lesson342.shtml
http://www.cafepedagogique.net/lesdossiers/Pages/2012/rentree2012_anglais_activites.aspx
http://www.ipsicologia.com/tips-docentes/indice-alfabetico/item/63-el-primer-d%C3%ADa-de-clases
https://raulsolbes.com/2015/09/10/mi-primer-dia-de-clase-la-importancia-de-la-primera-impresion/
http://burbujitaas.blogspot.com.br/2012/01/actividades-para-los-primeros-dias-de.html

https://www.edsys.in/tips-keep-students-engaged-classroom/
https://www.teachervision.com/classroom-management/top-10-motivation-tips-classroom
https://www.cambridgeenglish.org/images/168881-tkt-module-1-motivation.pdf
https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED499496.pdf
https://www.education.udel.edu/wp-content/uploads/2013/01/MotivatingAcademicLearning.pdf
https://www.sreb.org/sites/main/files/file-attachments/13v06w.pdf
https://ncchildcare.ncdhhs.gov/PDF_forms/EESLPD_Teacher_Manual_Section_5.pdf


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João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.