Pesquisamos e relacionamos 10 sugestões de plano de aula de informática na educação disponíveis no Portal do Professor do MEC e sugerimos, para uma reflexão, 10 premissas ou pressuposto para uma boa prática informática educativa para as aulas com utilização de novas tecnologias.
Confira!
10 planos de aula de informática na educação
1. Jogos para Dominar o Mouse:
Os jogos permitem que os alunos pequenos pratiquem toque com o mouse. Os alunos também podem optar por jogar um ou mais jogos para controle do mouse, como clicar e arrastar. Os alunos que não sentem que trabalham bem com o mouse e o teclado o professor os orientará sobre as teclas e funções. Exemplos de jogos aqui.
2. Pesquisa Livre (Área indicada)
Nesta prática independente, os alunos realizam pesquisas na Internet e registram informações sobre uma determinada disciplina (ciências, história). Decida a melhor maneira de cada classe registrar os fatos (caderno, word,etc) e explique claramente tudo o que se espera deles.
Se os alunos sentirem confiantes em sua capacidade de conduzir pesquisas e determinar fatos apropriados, eles provavelmente serão capazes de pesquisar de forma independente e localizar as informações adequadas.
Peça aos alunos que registrem as informações pertinentes em notas ou criem um esboço em papel de caderno ou em um processador de texto. Peça aos alunos que desenhem uma ilustração sobre o tópico designado usando papel ou um programa de arte gráfica.
Por fim o aluno deverá relatar porque escolheu o assunto e explicar a sua pesquisa.
3. Slides Livres
Incentive os alunos a criarem seus próprios slides sobre um tópico divertido, como família, seu animal de estimação, passeio na praia ou qualquer outra coisa que lhes interesse. Eles poderiam fazer isso em casa ou em um horário específico no laboratório de informática. Agende um dia por semana dedicado à apresentação multimídia. Os alunos gostarão de criar essas apresentações e desenvolver novas habilidades e apresentar aos seus colegas.
Outras Atividades:
Nesta prática independente, os alunos realizam pesquisas na Internet e registram informações sobre uma determinada disciplina (ciências, história). Decida a melhor maneira de cada classe registrar os fatos (caderno, word,etc) e explique claramente tudo o que se espera deles.
Se os alunos sentirem confiantes em sua capacidade de conduzir pesquisas e determinar fatos apropriados, eles provavelmente serão capazes de pesquisar de forma independente e localizar as informações adequadas.
Peça aos alunos que registrem as informações pertinentes em notas ou criem um esboço em papel de caderno ou em um processador de texto. Peça aos alunos que desenhem uma ilustração sobre o tópico designado usando papel ou um programa de arte gráfica.
Por fim o aluno deverá relatar porque escolheu o assunto e explicar a sua pesquisa.
3. Slides Livres
Incentive os alunos a criarem seus próprios slides sobre um tópico divertido, como família, seu animal de estimação, passeio na praia ou qualquer outra coisa que lhes interesse. Eles poderiam fazer isso em casa ou em um horário específico no laboratório de informática. Agende um dia por semana dedicado à apresentação multimídia. Os alunos gostarão de criar essas apresentações e desenvolver novas habilidades e apresentar aos seus colegas.
Outras Atividades:
01. 4 Módulos de projetos de Informática na Educação
Conjunto de módulos e atividades para o Ensino Fundamental e Médio
02. Utilizando o computador no processo de alfabetização
Ficha técnica de aula aplicada a Educação Infantil
03. UCA - O gênero e-mail direto no computador
Sugestão de aula e atividade para o Ensino Fundamental Inicial
Conjunto de módulos e atividades para o Ensino Fundamental e Médio
02. Utilizando o computador no processo de alfabetização
Ficha técnica de aula aplicada a Educação Infantil
03. UCA - O gênero e-mail direto no computador
Sugestão de aula e atividade para o Ensino Fundamental Inicial
04. O uso do computador como instrumento incentivador na alfabetização de jovens e adultos
Projeto direcionado para a Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo |
Projeto direcionado para a Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo |
05. Praticando resenha por meio da criação de slides interativos com os laptops do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)
Sugestão de aula e atividade de Informática na Educação |
Ficha Técnica de aula de Informática na Educação
07. UCA - Navegando nos caracteres do computador
Informática na Educação
08. Conhecendo o e-mail
Informática na Educação
09. O email como gênero textual em sala de aula
Informática na Educação
10. Gêneros textuais: chat
Informática na Educação
Exercite corretamente nomes dos animais no plural.
Criação Equipe efuturo.com.br
07. UCA - Navegando nos caracteres do computador
Informática na Educação
08. Conhecendo o e-mail
Informática na Educação
09. O email como gênero textual em sala de aula
Informática na Educação
10. Gêneros textuais: chat
Informática na Educação
Jogos online
Animais - PluralExercite corretamente nomes dos animais no plural.
Criação Equipe efuturo.com.br
Outras sugestões de Aulas
- Tecnologia: construção e aperfeiçoamento da moradia.
- Criando uma semana da ciência e da tecnologia
- UCA- Tecnologias sustentáveis
- Aprendendo sobre a Ficção Científica e a Tecnologia
- Inovações tecnológicas: noticiando a realidade do mundo atual (UCA)
- Conhecendo um novo espaço Tecnológico: construindo um Blog Educacional.
- Tecnologias no ensino de Matemática: WebQuest
- CONHECENDO UM LABORATÓRIO DE ROBÓTICA
- Tecnologias: fotografando a realidade do mundo (UCA)
- As novas tecnologias e as transformações das cidades – UCA.
- As inovações tecnológicas e suas repercussões no campo – UCA.
- Visualizando mapas online: um recurso prático para a compreensão do Teorema de Tales
- O diálogo e as novas tecnologias /Internet- UCA
Leia também: 10 jogos online sobre lixo e reciclagem para ensino fundamental
10 premissas ou pressupostos para aplicação da informática na educação.
1. Criação de condições de infraestrutura para que o professor realize sua prática pedagógica com as tecnologias vigentes;
2. A utilização do computador na educação privilegiando uma visão interdisciplinar do conhecimento;
3. Definir quais recursos devem ser utilizados de forma convergente como viabilizadores de novas possibilidades pedagógicas;
4. Compatibilizar o uso das tecnologias às necessidades e realidades de seus alunos e aos objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir,
5. Utilizar as ferramentas para desenvolver e estimular a capacidade do educando de pensar e expressar-se com clareza, solucionar problemas e tomar decisões com responsabilidade;
6. Identificar a evolução das tecnologias e avaliar de que forma elas podem ser aplicadas na educação;
7. Integração da Informática Educativa aos pressupostos do Projeto Político Pedagógico da escola;
8. A utilização das nova ferramentas na educação como meio de transmissão da informação e de construção do conhecimento;
9. Estimular os professores a vivenciar uma atividade que envolva recursos informatizados, falando do tema em questão.
10. Definição clara de objetivos em planos de aula e planejamento escolar.
Fonte:
BRASIL. Portal do Professor Ministério da Educação - MEC - Disponível em < http://portaldoprofessor.mec.gov.br >
Por Blog Caderno de Educação



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