Exercícios de literatura sobre Carlos Drummond de Andrade, com respostas e gabarito. Significado, frases e contextualização. Sugeridos para aulas de literatura brasileira para o ensino médio.

Exercícios sobre Carlos Drummond de Andrade
by Pixabay

Exercícios sobre o poema Mãos Dadas de Carlos Drummond.


Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade e responda


MÃOS DADAS


Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.

1) Além da função poética que permeia todo o texto, que outra
função da linguagem nele predomina?

Emotiva ou expressiva

2) Explique o sentido das palavras sublinhadas.

Caduco: Ultrapassado, fora de moda, etc
Raptado:Abduzido

3) No seu entendimento qual é o tema central do texto?

Poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade


O poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, foi publicado no início do século XX e ainda hoje causa espanto e curiosidade no leitor.

Leia-o, atentamente, para responder às questões propostas.
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.
(Carlos Drummond de Andrade)

5) (Prof.Lit.PatisMG) Sobre o poema drummondiano, é INCORRETA a alternativa
XA) A literariedade do texto é justificada pela ausência de rimas.
B) As repetições conferem ao poema uma ideia de monotonia.
C) O substantivo “pedra” pode assumir várias significações.
D) O poema apresenta certo grau de humor sobre os acontecimentos.


Leia a 1ª estrofe do poema.

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.

6) A partir da leitura, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A linguagem coloquial dos versos reforça o tema do poema, que enfatiza o cotidiano.
XB) O sujeito lírico representa, no poema, sua capacidade de superar situações difíceis.
C) A repetição demonstra que o eu lírico se encontra diante de um obstáculo ou problema.
D) O uso do ver “ter” no lugar do “haver” demonstra que o eu lírico se identifica com problemas do homem comum.


7) Os versos abaixo são os primeiros da segunda estrofe do poema “No meio do caminho”, de Drummond.
Leia-os com atenção.
Nunca me esquecerei desse acontecimento Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Assinale a alternativa CORRETA.
A) O substantivo “retinas” está usado em sentido contrário ao do dicionário.
B) O substantivo “acontecimento” refere-se a uma perda amorosa.
XC) Os versos identificam um sentimento de desânimo do eu poético.
D) O adjetivo “fatigadas” induz à conclusão de que há esperança para o poeta





AO DEUS KOM UNIK ASSÃO


Carlos Drummond de Andrade Eis-me prostrado a vossos peses que sendo tantos todo plural é pouco.
Deglutindo gratamente vossas fezes vai se tornando são quem era louco.
(...)
Se komuniko
que amorico
me centimultiplico
scotch no bico
paparico
rio rico
salpico
de prazer meu penico
em vosso honor, ó Deus komunikão.
Farto de komunikar
Na pequenina taba
subo ao céu em foguete
até a prima solidão
levando o som
a cor, o pavilhão da komunikânsia
interplanetária interpatetal.
(...)
Senhor! Senhor!
Quem vos salvará
de vossa própria, de vossa terríbil
estremendona
inkomunikhassão?

A respeito do poema de Drummond, analise as proposições:
I. Kom Unik Assão é um caso de neologismo alogenético.
II. No poema, a desagregação vocabular é um procedimento constitutivo de efeitos de sentido.
III. O poeta cria o plural inusitado “peses” a fim de rimar com “fezes”.
IV. As grafias inusitadas são propositais e visam ao estranhamento.
Está CORRETO o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
X D) II e IV, apenas.

29. Leia o texto.

História de flor

Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício
cochilava e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e a coloquei num copo. 
Logo senti que ela não estava feliz. 
O copo destinava-se a beber, e uma flor não é para ser bebida.
Passei-a para um vaso e notei que ela me agradecia revelando melhor sua delicada composição. 
Quantas novidades há numa flor se a contemplarmos bem.
Sendo o autor do furto, eu assumia a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia.
Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. 
Nem apelar para o médico de flores. 
Eu a furtara eu a via morrer.
Já murcha e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde nascera.
O porteiro estava atento e repreendeu-me:

— Que ideia a sua, de vir jogar lixo neste jardim!

Carlos Drummond de Andrade

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o texto.
( ) O autor usa nesta pequena crônica seis vezes a palavra flor. Isso pode indicar certa pobreza vocabular.
( ) A repetição da palavra flor indica que o tema tratado percorre por inteiro o texto e assegura sua unidade.
( ) O tema da flor se altera de tal forma que no final ela – a flor – é caraterizada como lixo.
( ) Temos presente neste texto o recurso coesivo do paralelismo semântico, concretizado na repetição da palavra flor.
( ) A repetição de palavras no texto pode ser um recurso textual significativo e funcional, principalmente em certos gêneros textuais, a exemplo de editoriais de jornal.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) V • V • F • F • F
b. ( ) V • F • F • F • V
c. ( ) F • V • V • F • V
d. ( ) F • V • F • V • F

e. ( X ) F • V • F • F • V








Leia também

Exercícios sobre autores do romantismo com respostas

Exercícios sobre o autor João de Barro (Braguinha)



Postado por: Equipe do Caderno Educação .


.
Compartilhe em suas Redes Sociais!

Publicidade

Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo educacional e proporcionar a troca de material didático e experiência entre profissionais da área de educação e, também, disponibilizar material educativo para estudantes, candidatos a concursos públicos, vestibular e ENEM.

Postagens relacionadas, sugeridas e anúncios

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top