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Exercícios de Literatura Brasileira, com Gabarito.

Atividades e Exercícios de Literatura Brasileira. Questionários, exercícios e perguntas objetivas com gabarito e respostas sobre Literatura do Brasil, características de cada período, principais autores e obras, estilos e linguagens. Sugerido para  alunos do ensino fundamental e médio, vestibular e ENEM.
  • Exercícios de literatura sobre Romantismo
  • Exercícios de Literatura sobre Mario Quintana 
  • Exercícios de Literatura sobre o Futurismo.
  • Exercícios de Literatura sobre o Simbolismo.
  • Exercícios de Literatura sobre movimentos e períodos literários.
  • Exercícios de Literatura sobre o Barroco.

Atividades e Exercícios de Literatura Brasileira.

1. Exercícios de literatura sobre Romantismo


1. De acordo com o tema principal, na literatura brasileira, os romances podem ser classificados como:

a) indianistas, 
b) urbanos ou históricos e 
c) regionalistas.
xd) escravagistas

2. Considerando o Romantismo no Brasil, no romance indianista, NÃO se pode afirmar que:
a) o índio era o foco da literatura, pois era considerado uma autêntica expressão da nacionalidade
b) o índio era um símbolo da pureza e da inocência, representava o homem não corrompido pela sociedade,
c)  o indianismo expressava os costumes e a linguagem indígenas, cujo retrato fez de certos romances excelentes documentos históricos.
xd)  o escritor no romantismo indianista procurava diferencias os índios dos heróis medievais, fortes e éticos.


3. Com relação ao Romantismo no Brasil, analise os itens:
I. Os romances urbanos tratam da vida na capital e relatam as particularidades da vida cotidiana da burguesia, cujos membros se identificavam com os personagens. 
II. Os romances faziam sempre uma crítica à sociedade através de situações corriqueiras, como o casamento por interesse ou a ascensão social a qualquer preço.

Está(ão) correto(s)
a) Apenas I
b) Apenas II
xc) I e II
d) nenhum

Exercícios de Literatura sobre Mario Quintana 


4. (SEED/PR 2007) O texto a seguir é referência para as questões abaixo.

De como não ler um poema

Há tempos me perguntaram umas menininhas, numa dessas pesquisas, quantos diminutivos eu empregara no meu livro A Rua dos Cataventos. Espantadíssimo, disse-lhes que não sabia. Nem tentaria saber, porque poderiam escapar-me alguns na contagem. Que estas estatísticas, aliás, só poderiam ser feitas eficientemente com o auxílio de robôs. Não sei se as menininhas
sabiam ao certo o que era um robô. Mas a professora delas, que mandara fazer as perguntas, devia ser um deles.
E mal sabia eu, então, que estava dando um testemunho sobre o estruturalismo – o qual só depois vim a conhecer pelos seus produtos em jornais e revistas. Mas continuo achando que um poema (um verdadeiro poema, quero dizer), sendo algo dramaticamente emocional, não deveria ser entregue à consideração de robôs, que, como todos sabem, são inumanos.
Um robô, quando muito, poderá fazer uma meticulosa autópsia – caso fosse possível autopsiar uma coisa tão viva como é a poesia.
Em todo caso, os estruturalistas não deixam de ter o seu quê de humano...
Nas suas pacientes, afanosas, exaustivas furungações, são exatamente como certas crianças que acabam estripando um boneco para ver onde está a musiquinha.

(Mário Quintana)


A crônica de Mário Quintana tem como referencial as salas de aula e, mais especificamente, as aulas de Língua
Portuguesa. A crítica que ele faz é:
a) às menininhas que lhe fizeram a pergunta.
b) à corrente estruturalista, que ele já combatia mesmo antes do episódio descrito.
*c) aos que fazem a abordagem meramente estruturalista da literatura.
d) ao produto do estruturalismo presente em jornais e revistas.
e) aos robôs, que só são capazes de fazer meticulosas autópsias.


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5. A partir da leitura do texto de Mário Quintana, considere as seguintes afirmativas sobre o gênero crônica:

  • 1. Caracteriza-se por textos curtos e narração em primeira pessoa.
  • 2. Caracteriza-se por considerações de caráter geral, a partir de situações específicas, e pelo texto mais curto.
  • 3. Traz sempre o discurso direto para marcar os personagens/sujeitos do diálogo.
  • 4. Elaborado em determinada esfera de atividade discursiva, dá espaço para o cotidiano.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 está correta.
*b) Somente as afirmativas 2 e 4 estão corretas.
c) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d) apenas as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
e) apenas as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

6. A ironia presente na crônica de Quintana objetiva-se na:
a) presença das menininhas que fizeram a pergunta sobre os diminutivos.
b) comparação entre os professores e os robôs.
c) suposta ignorância das menininhas sobre o que seja um robô.
*d) comparação entre a criança que estripa seu boneco e o professor estruturalista.
e) sua própria ignorância sobre o estruturalismo.

7. Com relação ao texto de Mário Quintana, considere as seguintes ocorrências:

  • 1. O uso repetido do diminutivo menininha no primeiro parágrafo e o termo musiquinha no último.
  • 2. A seqüência substantivo–verbo (autópsia–autopsiar), para referir-se às atividades dos robôs.
  • 3. Os três adjetivos no último parágrafo e a escolha lexical para definir a atividade dos estruturalistas.
  • 4. A seqüência de conjunções integrantes (que) no segundo parágrafo.

Constituem estratégias para obtenção de efeitos sensoriais:
a) 1, 2 e 3.
b) 3 e 4.
c) 2, 3 e 4.
d) 2 e 4.
*e) 1 e 3.


8.  (Serrita PE 2015) Leia o texto

“ Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
Enfim,
Tem de ser bem devagarinho, Amada,
Que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...”


Mário Quintana

Baseado no texto acima, marque a opção CORRETA:
a) A palavra TU é um pronome pessoal oblíquo.
xb) O Eu lírico trata a mulher amada na 2ª pessoa do singular.
c) “Devagarinho” é um substantivo abstrato.
d) Não consta no texto acima palavras cuja função sejam advérbios.



Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Mário Quintana

9. (Pentecoste2014/Consulpam) A depreensão do sentido do poema de Mário Quintana neste texto ocorre da correta decodificação da figura de linguagem que permeia o discurso poético do enunciado, que pode ser melhor explicitada como:
xa) metáfora, delineado também no texto em tela como uma comparação implícita de dois termos, entre os quais é possível estabelecer uma relação de semelhança.
b) alegoria, representada aqui no exagero intencional da carga poética pela assonância
das consoantes finais, a fim de surpreender o leitor.
c) metáfora, que consiste na substituição de termo mimético pela falta de outro, mais apropriado à situação.
d) metonímia, definido aqui como a utilização intercambiável de uma palavra por outra, tendo em vista uma relação de correlação explícita entre elas.

10. O enunciado que melhor representa e alicerça a chave interpretativa do texto de Mário Quintana é:
a) O caráter hermético dos textos poéticos corrobora com a dificuldade de compreensão de suas alegorias
xb) Os poemas dependem da sensibilidade e do repertório cultural dos leitores
para que a função catártica da leitura se realize de forma plena
c) Os poemas podem ser comparados os pássaros, que são livres e nunca ficam presos em lugar algum.
d) Os poemas aguçam a sensibilidade dos leitores, porque se constituem como o


Exercícios de Literatura sobre o Futurismo, com respostas.

1) Na literatura brasileira o que marca o início do futurismo?


  • Movimento artístico e literário iniciado oficialmente em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista do poeta italiano Filippo Marinetti (1876-1944) no jornal francês Le Figaro.

2) Quais são as características do texto futurista na literatura brasileira?

  • O texto rejeita o moralismo e o passado, exalta a violência e propõe um novo tipo de beleza, baseada na velocidade, encara a guerra como forma de “higienizar” o mundo.

3) Cite algumas obras do futurismo:


  • Manifestos entre 1909 a 1916 – poucas obras.

4) Em quais regiões este movimento se destacou?


  • O movimento tem grande repercussão, principalmente na França e na Itália, onde muitos artistas se identificam com o fascismo nascente.

5) Qual é a influência do futurismo no Brasil?



  • No Brasil, o futurismo aparece no início do modernismo, que dominou as artes a partir da Semana de Arte Moderna de 1922. Os modernistas usam algumas das técnicas e discutem as idéias do futurismo, mas rejeitam o rótulo, identificado como fascista.

4. Exercícios de literatura sobre o Simbolismo no Brasil.


1)  Embora haja discussões sobre o tema o que marca o início do SIMBOLISMO na literatura brasileira?

  • "Missal" (prosa) e "Broquéis" (poesia), de Cruz e Sousa até 1922, quando se realizou a Semana de Arte Moderna.

2) Cite dois expoentes do SIMBOLISMO.

  •  Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimarães.

3) Como ficou conhecido o escritor Cruz e Sousa?

  • "cisne negro" ou "Dante negro".

4) Qual foi a obra de Cruz e Souza que caracteriza o SIMBOLISMO?

  • Broquéis

5) Quais foram as características das obras de Alphonsus de Guimarães?

  •  Misticismo, amor e morte. 
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5. Exercícios de Literatura sobre movimentos e períodos literários, com respostas.


1) Informe o período do Quinhentismo no Brasil e suas principais características.


  • Século XVI - Representa a fase inicial da literatura brasileira e ocorreu no começo da colonização caracterizando a Literatura Jesuíta ou de Catequese.

2) Cite um autor quinhentista da literatura brasileira.

  • Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos.

3) Caracterize o período Barroco

  • Marcada pelas oposições e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histórico acabou influenciando na produção literária, gerando o fenômeno do barroco destacando-se a angústia e pela oposição entre o mundo material e o espiritual.


4) Como eram as obras no período Barroco?

  • Metáforas, antíteses e hipérboles são as figuras de linguagem mais usadas neste período.

5) Disserte sobre o Neoclassicismo ou Arcadismo


  • O século XVIII é marcado pela ascensão da burguesia e de seus valores. Esse fato influenciou na produção da obras desta época. Enquanto as preocupações e conflitos do barroco são deixados de lado, entra em cena o objetivismo e a razão. A linguagem complexa é trocada por uma linguagem mais fácil. Os ideais de vida no campo são retomados ( fugere urbem = fuga das cidades ) e a vida bucólica passa a ser valorizada, assim como a idealização da natureza e da mulher amada. As principais obras desta época são: Obra Poética de Cláudio Manoel da Costa, O Uraguai de Basílio da Gama, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.

6) Relacione os principais autores e obras do Romantismo no Brasil


  • O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do período: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.

7) Quais são as principais características das obras no Realismo - Naturalismo


  • Como características desta fase, podemos citar : objetivismo, linguagem popular, trama psicológica, valorização de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crítica social, visão irônica da realidade.


Leia também Diferenças entre Soneto, Poesia e Fábula

8) Quais eram os objetivos dos autores no Parnasianismo?


  • Os autores parnasianos usavam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológicos e descrições detalhadas. Diziam que faziam a arte pela arte. Graças a esta postura foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois não retratavam os problemas sociais que ocorriam naquela época. Os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho.

9) O Pré-Modernismo ocorre aproximadamente entre 1902 até 1922 quais foram os principais autores?


  • Os principais autores deste período são: Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos.

10) Caracterize o Modernismo.


  • Este período começa com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais características da literatura modernista são : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas : Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e Manuel Bandeira. 

Questões objetivas sobre movimentos literários

1) (Pref.Mun.CascalhoRico Prf.Literatura) O Realismo e o Naturalismo, estilos de época contemporâneos na literatura brasileira, têm características que os aproximam e características que os distinguem. Das opções abaixo, há uma que não é verdadeira. Isso ocorre em:
a) Os autores realistas e naturalistas preferem retratar, em suas obras, a vida contemporânea, a sua época, a retratar o passado;
Xb) O Naturalismo considera o homem uma máquina guiada pela ação das leis químicas e físicas e pela hereditariedade;
c) Enquanto o Realismo tende para uma visão biológica do homem, o Naturalismo tem uma acentuada tendência e preferência por temas da
patologia social;
d) Os personagens, tanto das obras realistas, quanto das obras naturalistas, são tipos concretos, vivos, frutos da observação.

2) São características do Modernismo:

  • I – Libertação da estética
  • II – Quebra com o Tradicionalismo
  • III – Linguagem com humor
  • IV - Valorização do cotidiano
Marque a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas, I, III e IV estão corretas;
b) Apenas as afirmativas, II, III e IV estão corretas;
c) Apenas as afirmativas, I, II e III estão corretas;
Xd) Todas as afirmativas estão corretas.

3) São características do Classicismo, exceto:
a) Racionalismo: a razão predomina sobre o sentimento, ou seja, a expressão dos sentimentos era controlada pela razão;
b) Universalismo: os assuntos pessoais ficaram de lado e as verdades universais (de preocupação universal) passaram a ser privilegiadas;
c) Perfeição formal: métrica, rima, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação;
Xd) Nacionalismo, historicismo e medievalismo: Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval. 

4.(IFRN2013) Analise as afirmativas a seguir em relação aos estilos de época na literatura brasileira.

  • I. A essência da temática barroca se encontra na grande antítese entre a vida e a morte. Essa característica explica a recorrência da comparação entre a duração do esplendor da mulher e a beleza efêmera da rosa, presente, por exemplo, no lirismo amoroso de Gregório de Matos.
  • II. O grande mérito dos poetas arcádicos, maiores e menores, foi o esforço de romper com a estética literária do ocidente europeu, o que se reflete na predileção por temas locais e técnicas mentais e artísticas inovadoras, dando à literatura brasileira oitocentista um alcance potencialmente universal.
  • III. O Romantismo imprimiu profundas transformações na poesia, no teatro e na ficção mas também na história e na crítica literária, que colaboraram ativamente com os esforços da criação poética, teatral e da prosa ficcional.
  • IV. A poesia simbolista tem em comum com o parnasianismo a forma precisa com que o artista descreve o mundo e os sentimentos, pois ambos os movimentos revigoraram o primado do objetivo na arte, ao passo que incorporam em si o lirismo de base idealista e o rigor formal.

Assinale a opção em que as afirmativas estão corretas.
A) I e IV
B) II e IV
C) II e III
XD) I e III


5) (Senador.Amaral -2015)A partir da década de 50, vários movimentos e grupos procuraram novos caminhos para a poesia brasileira em função das transformações (mudanças de ordem política, social, econômica e tecnológica) do mundo.


  • Concepção poética baseada na geometrização e na visualização da linguagem, que preconiza a substituição da estrutura tradicional do verso por expressões nominais relacionadas espacialmente. O grupo foi liderado por Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari’.


Marque a alternativa que caracteriza o texto acima:
Xa) Concretismo;
b) Neoconcretismo;
c) Tropicalismo;
d) Romantismo. 

6. (Castro/PR 2012) - Período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do séc. XVIII tem como características principais: amor platônico, temas religiosos, etc.:
a) Modernismo.
b) Dadaísmo.
Xc) Romantismo.
d) Classicismo. 

7. (IFRN/2015) Tendo em vista a periodização da Literatura Brasileira, assinale a opção correta.

XA) O Barroco assume uma posição defensiva, organicamente presa à Contrarreforma e oposta às experiências renascentistas. Ao se distanciar desse saber clássico, a imaginação estética do artista barroco compõe a obra em função de analogias sensoriais em que as semelhanças envolvem os contrastes.
B) O Romantismo consegue ultrapassar os riscos da mera adoção dos modelos europeus e ratifica a afirmação da nacionalidade brasileira, por meio da valorização do elemento indígena. No entanto, no que diz respeito à linguagem, fica preso aos ditames dos escritores lusitanos.
C) O Simbolismo reage às correntes científicas da segunda metade do século XIX. Nisso, assemelha-se ao movimento realista, uma vez que exprime oposição às soluções racionalistas e mecânicas, que vigoravam nas concepções estéticas da época e reduziam a arte à técnica de reproduzir o objeto de forma empírica.
D) O Modernismo adota uma dimensão primitivista e ganha conteúdo peculiar ao valorizar as características históricas e naturais do Brasil. No entanto, apresenta poucas conquistas reais com relação à autonomia formal.

Leia também Romantismo na Europa Ocidental.


8. (IFRN/2015) Considere a coletânea de excertos abaixo, cujas referências foram intencionalmente omitidas.

[...] à mercê de um doce resfolegar, os desejos se agitavam entre seus seios; seu pezinho bem à mostra, suas tranças dobradas ao colo, seus lábios entreabertos e como por costume amoldados àquele sorrir cheio de malícia e de encanto que já lhe conhecemos e, finalmente, suas pálpebras cerradas e coroadas por bastos e negros supercílios, a tornavam mais feiticeira do que nunca.
------------
Em plena florescência de mocidade e saúde, a extraordinária mulher [...] encobria os músculos de aço sob as formas esbeltas e graciosas das morenas moças do sertão. Trazia a cabeça sempre velada por um manto de algodãozinho, cujas ourelas prendia aos alvos dentes, como se, por um requinte de casquilhice, cuidasse com meticuloso interesse de preservar o rosto dos raios do sol e da poeira corrosiva, a evolar em nuvens espessas do solo adusto, donde ao tênue borrifo de chuvas fecundantes, surgiam, por encanto, alfombras de relva virente e flores odorosas.
------------
O que mais atrai nela são os beiços, curtos, bastante largos, sempre encarnados. E inda bem que sabem rir: entremostram apenas os dentinhos dum amarelo sadio mas sem frescor. Olhos castanhos, pouco fundos. Se abrem grandes, muito claros, verdadeiramente sem expressão. Por isso duma calma quase religiosa, puros. Que cabelos mudáveis! Ora louros, ora sombrios, dum pardo em fogo interior. Ela tem esse jeito de os arranjar, que estão sempre pedindo arranjo outra vez.
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Ela não era feia; amorenada, com os seus traços acanhados, o narizinho mal feito, mas galante, não muito baixa nem muito magra e a sua aparência de bondade passiva, de indolência de corpo, de ideia e de sentidos – era até um bom tipo das meninas a que os namorados chamam – “bonitinhas”. O seu traço de beleza dominante, porém, eram seus cabelos: uns bastos cabelos castanhos, com tons de ouro, sedosos até ao olhar.


Com relação aos estilos de época na literatura brasileira, os textos, respectivamente, pertencem ao
A) Realismo, Realismo-Naturalismo, Pré-Modernismo e Modernismo.
B) Romantismo, Romantismo, Pré-Modernismo e Modernismo.
C) Realismo-Naturalismo, Realismo, Modernismo e Pré-Modernismo.
XD) Romantismo, Realismo-Naturalismo, Modernismo e Pré-Modernismo.


9. Sobre o arcadismo analise os itens:
  • I. é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo.
  • II. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética


Está(ão) Correto(s)

a) Apenas I
b) Apenas II
xc) I e II
d) Nenhum dos itens


10. (IFMT 2015) Analise as características literárias abaixo:

  • I. A poesia bucólica, pastoril; a simplicidade; a volta aos padrões clássicos da Antiguidade e do Renascimento; o fingimento poético e o uso de pseudônimos;
  • II. Poesia sobrecarregada de figuras de linguagem; conflito entre o terreno e o celestial, material e espiritual; detalhes formais rebuscados; linguagem rebuscada, culta, com retórica aprimorada;
  • III. Interpretação subjetiva da realidade; o indivíduo como o foco das atenções; os sentimentos e a imaginação determinando uma interpretação subjetiva da realidade;
  • IV. Preocupação com o presente, contemporâneo; determinismo; personalismo substituído pelo universalismo; objetivismo; 
  • V. O culto da forma; a rima perfeita, rara, rica; a estética da “arte pela arte”, ou da “arte sobre a arte”;objetividade temática. 


As escolas literárias são denominadas por suas características, respectivamente, na alternativa:
A) Realismo, Barroco, Romantismo, Parnasianismo, Arcadismo;
B) Arcadismo, Romantismo, Barroco, Realismo, Parnasianismo;
XC) Arcadismo, Barroco, Romantismo, Realismo, Parnasianismo;
D)Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Arcadismo, Barroco.



Exercícios de Literaturas sobre diversos temas

1. (INESRJ2009) A visão mais determinante da vida do homem, que é observado na sua condição animal e analisado pela ótica da ciência, de forma objetiva e impessoal, é característica do
a) Parnasianismo.
b) Romantismo.
c) Realismo.
Xd) Naturalismo.
e) Simbolismo. 

2. Sobre o simbolismo no Brasil, não é correto afirmar:
a) Seus poetas buscavam transcender seus mestres para reconquistar o sentimento de totalidade que parecia perdido desde a crise do romantismo.
b) O Simbolismo e o Romantismo exprimem o desgosto das soluções racionalistas e mecânicas e nestas reconhecem o correlato da burguesia industrial em ascensão.
c) O Simbolismo surge para o uso de intelectuais, das religiões positivas; e a liturgia nele reaparece em analogias sensórias e espirituais.
xd) O indício da pobreza cultural e insensibilidade às angustias do próprio tempo são características simbolistas.

3. Sobre Carlos Drummond de Andrade é INCORRETO afirmar que:
a) foi um poeta e contista 
b) foi um cronista brasileiro,
c) foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro.
xd) foi um expoente romantista regionalista

4. Carlos Drummond de Andrade fundou
xa)  "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil.
b) "A Revista", para divulgar o romantismo no Brasil.
c) "A Hora da Verdade", para divulgar o comunismo no Brasil.
d) "A Hora da Verdade", para divulgar o modernismo no Brasil.

5. (SESC/Intelectus) O Barroco literário foi marcado por antíteses e paradoxos entre duas de suas linhas (Cultismo e Conceptismo), como rebuscamento, virtuosismo, ornamentação exagerada, jogo sutil de palavras e ideias, ousadia de metáforas e associações. O principal representante da linha conceptista ao escrever sermões é:
A) Pe. Manuel da Nóbrega.
B) Pero Vaz de Caminha.
XC) Pe. Antonio Vieira.
D) Pe. Anchieta.
E) Gregório de Matos. 


 Exercícios de Literatura Brasileira, com Gabarito.
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6. Exercícios de Literatura sobre o Barroco, com respostas.


1) Qual é o período considerado como introdução do Barroco no Brasil?
  • Introduzido no Brasil ( 1601-1768) pelos portugueses,

2) Cite algumas características do Barroco.
  • Caracteriza-se por expressar a solidão e o sentimento de agonia de um homem dividido entre a razão e a fé, através de elementos que priorizam o não-objetivo, o inconsciente, o não-palpável.

3) Quais são as figuras de linguagem mas marcantes do Barroco?
  • metáfora, a antítese, o paradoxo e a sinestesia.

4) Quais são os aspectos da linguagem barroca?
  • rebuscada e ambígua, de modo a representar a contradição e as tentativas de se conciliar duas vertentes tão diferentes e contraditórias como o teocentrismo (herança medieval) e o antropocentrismo (herança renascentista).

5) Quais são os principais autores literários no Brasil barroco?

  • Bento Teixeira, é tido como um dos seus marcos iniciais, atingindo o apogeu com o poeta Gregório de Matos e com o orador sacro Padre Antônio Vieira.

6) Relacione algumas formas de atuação do Barroco brasileiro.
  • arte sacra: estatuária, pintura e obra de talha para decoração de igrejas e conventos ou para culto privado.

7) Cite dois expoentes nas artes plásticas.
  • Aleijadinho e Mestre Ataíde.

8) Quais são os principais Centros históricos e culturais barrocos no Brasil?
  • Ouro Preto, Olinda e Salvador e conjuntos artísticos como o do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos receberam o estatuto de Patrimônio da Humanidade, pela chancela da Unesco.

9) Qual autor tinha sua obra do dividida em três tipos de trabalhos: Profecias, Cartas e Sermões?
  • Padre Antônio Vieira

10) Qual autor barroco possui poesias líricas, religiosas e satíricas.
  • Gregório de Matos



Exercícios de Literatura Brasileira.

Exercícios de literatura brasileira com gabarito


Questões objetivas sobre Literatura


Assinale a alternativa INCORRETA.
A) Um conto é uma narrativa geralmente curta, que apresenta elementos como tempo, personagens e espaço.
B) Um poema contém elementos como versos, estrofes, ritmo e, ás vezes, rimas.
C) Um romance tradicional apresenta personagens elaborados, enredo e tempo.
D) Uma crônica literária se distingue de uma crônica jornalística por retratar temas insólitos. 

2) Na estrutura clássica do soneto encontramos
a) dois tercetos (estrofe de três versos) e dois duetos (estrofe de duas versos).
b) dois quartetos (estrofe de quatro versos) e dois tercetos (estrofe de três versos).
c) dois quartetos (estrofe de quatro versos) e dois duetos (estrofe de duas versos).
d) dois quintetos (estrofe de cinco versos) e dois tercetos (estrofe de três versos).


3) Sobre o soneto é correto afirmar que
a) Por ser clássica não é usada hoje.
b) Apesar de ser clássica não é considerada literatura.
c) Apesar de ser clássica é ainda usada até hoje.
d) Apesar de ser clássica deixou de ser usada.

4) Não é um Famoso sonetistas
a) Tancredo Neves,
b) Gregório de Matos,
c) Augusto dos Anjos,
d) Vinícius de Moraes.


5. Assinale a alaternativa.correta que indica alguns exemplos de textos literários.

a.( ) Poema, conto, fábula.
b.( ) Receita, convite, cartão.
c.( ) Desenho animado, charge.
d.( ) Jornal, quadrinho, folder de propaganda.


6. (Pref. Castro) O teatro no Brasil surgiu no século XVI, visando a integração dos portugueses, índios e espanhóis. A obra Auto de São Lourenço foi escrito em Tupi-Guarani, Português e Espanhol, exemplificando esse objetivo. Porém, o principal motivo do seu surgimento, segundo registros históricos, referiu-se a necessidade de:

a) Incentivar a Corte Portuguesa a investir em teatro no Brasil.
b) Propagar a fé religiosa.
c) Demonstrar para os Europeus a cultura indígena.
d) Demonstrar para os indígenas a Literatura Europeia.


7) (Casc.Rico.2016)  O Realismo e o Naturalismo, estilos de época contemporâneos na literatura brasileira, têm características que os aproximam e características que os distinguem.

Das opções abaixo, há uma que não é verdadeira. Isso ocorre em:
a) Os autores realistas e naturalistas preferem retratar, em suas obras, a vida contemporânea, a sua época, a retratar o passado;
b) O Naturalismo considera o homem uma máquina guiada pela ação das
leis químicas e físicas e pela hereditariedade;
c) Enquanto o Realismo tende para uma visão biológica do homem, o
Naturalismo tem uma acentuada tendência e preferência por temas da
patologia social;
d) Os personagens, tanto das obras realistas, quanto das obras naturalistas, são tipos concretos,
vivos, frutos da observação. 


8) (Casc.Rico.2016) São características do Modernismo:

I – Libertação da estética
II – Quebra com o Tradicionalismo
III – Linguagem com humor
IV - Valorização do cotidiano
Marque a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas, I, III e IV estão corretas;

b) Apenas as afirmativas, II, III e IV estão corretas;
c) Apenas as afirmativas, I, II e III estão corretas;
d) Todas as afirmativas estão corretas.

9) (Casc.Rico.2016) São características do Classicismo, exceto:

a) Racionalismo: a razão predomina sobre o sentimento, ou seja, a expressão dos sentimentos era controlada pela razão;
b) Universalismo: os assuntos pessoais ficaram de lado e as verdades universais (de preocupação
universal) passaram a ser privilegiadas;
c) Perfeição formal: métrica, rima, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e
preocupação;
d) Nacionalismo, historicismo e medievalismo: Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval. 


10) A Estrutura poética fixa clássica é composta de
a) 14 versos, dividido em quatro estrofes
b) 24 versos, dividido em duas estrofes
c) 14 versos, dividido em três estrofes
d) 10 versos, dividido em cinco estrofes


11 (IFMT 2012) O romance regionalista, ou romance de 30, tem Graciliano Ramos como um de seus expoentes. Qual seu tema de eleição nessa obra?
[A] A inclemência da natureza na região nordestina, impossível de ser mitigada pela ação humana.
[B] A degradação humana na zona rural, em contraponto às alternativas oferecidas pela cidade.
[C] A tragédia social relacionada ao sistema fundiário e agravada pelas condições naturais.
[D] Os ciclos da natureza e a consequente comunhão entre homens de todas as classes sociais.


12.  (IFMT 2012) Sobre o estilo de Graciliano Ramos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Construções como Os pés calosos, duros como cascos... zumbiu Sinhá Vitória... rosnou uma objeção... revelam a antropomorfização humana, bichos sem vida interior, atentos apenas aos seus instintos .
( ) O narrador utiliza-se do discurso indireto livre, uma forma que revela empatia pela personagem e seus percalços.
( ) Em E talvez esse lugar para onde iam fosse melhor que os outros onde tinham estado, a possível esperança indiciada pelo advérbio talvez é logo contida pela indicação de que essa ação já se repetira muitas outras vezes.

Assinale a sequência correta.
[A] F, V, V
[B] F, F, V
[C] V, F, F
[D] V, F, V


GABARITO

1 A
2 B
3 C
4 A
5. A
6.B
7.B
8. D
9.D
10.A
11.C
12.A


Exercícios de literatura brasileira sobre Surrealismo


1) Identifique a expressão que pode ser considerada a principal manifestação artística do surrealismo. 
A) Poesia
XB) Pintura
C) Música
D) Arquitetura

2) Com relação ao Surrealismo analise as afirmativas
I - Uma corrente mantém o caráter figurativo, mas produz formas inusitadas a partir da distorção ou justaposição de imagens conhecidas. 
II - É comum figuras que “flutuam” no quadro ou que estabelecem uma nova proporção entre objetos e pessoas. 
III - Salvador Dali é um dos expoentes do movimento. 

A) Somente o Item I está correto
B) Os itens I e II estão corretos
C) Os itens I e III estão corretos
xD) Todos os itens estão corretos


2) É um exemplo de arte surrealista a tela Magia Negra, que representa a mulher metade estátua, metade humana. Quem é o autor desta telaw 
A) René Magritte
B) Salvador Dali
C) Edvard Munch
D) Leonardo da Vinci

3) Com relação ao Surrealismo assinale a alternativa Incorreta
A) Entre os expoentes do radicalismo surrealista estão Juan Miró e Max Ernst. 
B) As telas de Juan Miró se caracterizam por composições repletas de formas coloridas construídas com linhas fluidas e curvas. 
xC) O Carnaval de Arlequim e A Cantora Melancólica são duas das principais obras de Max Ernst. 
D) Max Ernst explora a colagem de papéis variados, como gravuras antigas e revistas, para criar universos fantásticos.


4) No Brasil, há traços surrealistas em algumas obras, EXCETO:
A)Tarsila do Amaral (1886-1973), como na tela Abaporu, 
B) Ismael Nery (1900-1934), cuja tela Nu mostra uma mulher que é branca de um lado e negra do 
C)  Cícero Dias (1908-) que no início da carreira pinta Eu Vi o Mundo, Ele Começava no Recife, obra que apresenta todas as características surrealistas. 
xD) Aleijadinho um dos grandes escultores que influencia o movimento


5) Suas peças têm caráter fantástico, como o bronze O Impossível, em que bustos humanos têm lanças no lugar da cabeça. O autor com traços surrealista em questão foi?
xA) Maria Martins (1900-1973). 
B) Piet Mondrian (1872-1944
C) Ismael Nery (1900-1934)
D) Alberto Giacometti (1901-1966)


Exercícios de literatura sobre o Romance de 30


1) Sobre o período que se convencionou chamar de Romance de 30 assinale a alternativa ERRADA:
a) caracterizado pela produção ficcional brasileira de inspiração realista
b) tem como marco inicial o ano de 1928, ano de publicação de A bagaceira, de José Américo de Almeida, que inaugura o referido ciclo.
c) Em função do predomínio da temática rural, prevaleceu o conceito de romance regionalista para indicar os relatos da época.
d), tem como marco inicial o ano de 1938, ano de publicação de Vidas Secas.

2) Analise os seguintes itens e marque a alternativa CORRETA:
I - Uma das características comuns aos romances de 30 são o retrato direto da realidade em seus elementos históricos e sociais
II - Quanto à temática, os romancistas de então enfatizam as questões sociais e ideológicas.

a) somente I está correto
xb) I e II estão corretos
c) somente II está correto
d) nenhum dos itens estão corretos


3) Assinale a alternativa que não apresenta uma obra do Romance de 30
a)1928: A Bagaceira, de José Américo de Almeida, (PB)
b) 1930: O Quinze, de Rachel de Queiroz, (CE)
c) 1934: São Bernardo, de Graciliano Ramos, (AL)
xd) 1924: O Ritmo dissoluto Manuel Bandeira (RJ)

4) Assinale a alternativa que não apresenta um autor Romance de 30
a) Érico Veríssimo, (RS)
b) Jorge Amado, (BA)
xc) Salvador Dali, (BA)
d) Graciliano Ramos, (AL)

5) Sobre o regionalismo no Romance de 30 assinale a alternativa ERRADA:
a) tem escritores como o baiano Jorge Amado, o gaúcho Erico Verissimo, o paraibano José Lins do Rego e o alagoano Graciliano Ramos. 
b)o autor realista descreve sua terra e sua gente, mas não com exaltação;
c) tem como características compreensão do momento presente, das desigualdades sociais, da formação da elite etc.
xd) o autor realista descreve sua terra e sua gente ressaltando e realçando suas qualidades e com grande exaltação;



Questões de literatura sobre Padre Antônio Vieira


1) Sobre a vida de Padre Antônio Vieira assinale a alternativa errada
a) Nasceu em Lisboa
b) Estudou no colégio dos jesuítas,
c) Em 1640, prega o seu audacioso sermão Contra as armas de Holanda.
xd) Nasceu no Brasil, na Bahia indo para Lisboa quando criança

2) Os sermões de Padre Antônio Vieira se caracterizam por:
I - notável conjunto de obras-primas da oratória ocidental,
II - constituem um mundo rico e contraditório, a revelar uma inteligência voltada para as
coisas sacras e, simultaneamente, para a vida social
III - crônicas da história imediata

Quantos itens estão corretos?
a) 1
b) 2
xc) 3
d) nenhum

3) Aponte a alternativa correta sobre o Sermão da Sexagésima do Padre Antônio Vieira
I -  fulmina a linguagem rebuscada e defende a argumentação clara e harmoniosa.
II - O principal alvo de sua crítica são os pregadores cultistas, com seu artificialismo e seu gosto
exagerado pela antítese.

Assinale a alternativa correta

a) Somente a primeira afirmação está correta
xb) Estão corretas ambas as afirmativas
c) Somente a segunda afirmação está correta
c) Nenhuma das afirmativas estão corretas


Ora suposto que já somos pó e não pode deixar de ser, pois
Deus o disse; perguntar-me-eis, e com muita razão, em que
nos distinguimos os vivos dos mortos? Os mortos são pó,
nós também somos pó. Distinguimo-nos, os vivos dos
mortos, assim como se distingue o pó do pó. Os vivos são
pó levantado, os mortos são pó caído; os vivos são pó que
anda, os mortos são pó que jaz.



4) A partir da leitura do fragmento, assinale a alternativa correta que aponta a obra do Padre Antônio Vieira correspondente.
xa) Sermão de Quarta-feira de Cinzas
b) Sermão da Montanha
c) Os sertões
d) História do Futuro (1854).


9) Padre Antônio Vieira tinha sua obra do dividida em três tipos de trabalhos, exceto: 
a) Profecias, 
b) Cartas  
c) Sermões
xd) Cantigas


Questões discursivas de literatura sobre Indianismo


1) Cite três características da literatura brasileira que marca o indianismo.
elementos pitorescos (os habitantes do Novo Mundo) 
mitologia romântica européia (a teoria do bom selvagem), 
visão idealizada (os índios são falsos e, às vezes, inverossímeis)

2) Qual é a importância das referências etnográficas no Indianismo? 
deveriam conferir um tom "verdadeiro" às obras (roupagens, armas, costumes, etc.). 

3) O que pode ser considera como o principal objetivo do Indianismo na literatura brasileira? 
Elaboração de um herói mítico brasileiro, de um antepassado glorioso do qual a nação pudesse se
orgulhar.

4) Em que a literatura regional maranhense se destaca no Indianismo?

maior conhecimento da vida aborígine;
* uso épico e lírico de um índio ainda não de culturado pelo homem branco;
* esplêndido domínio estilístico, sobretudo na questão do ritmo e da estrutura melódica.

5) Quais são os principais poemas no indianismo brasileiro?
Marabá, O canto do piaga, Leito de folhas verdes e, principalmente, I-Juca Pirama.


Fonte: Wagner Lemos



Exercícios de Literatura sobre o poema Mãos Dadas de Carlos Drummond.


1. Sobre Carlos Drummond de Andrade é INCORRETO afirmar que:
a) foi um poeta e contista 
b) foi um cronista brasileiro,
c) foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro.
xd) foi um expoente romantista regionalista

2. Carlos Drummond de Andrade fundou

xa)  "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil.
b) "A Revista", para divulgar o romantismo no Brasil.
c) "A Hora da Verdade", para divulgar o comunismo no Brasil.
d) "A Hora da Verdade", para divulgar o modernismo no Brasil.



3. Carlos Drummond de Andrade é um dos principais representantes da Segunda Geração Modernista. A Poesia de 30. Sobre este período é INCORRETO afirmar que:
a) Estende-se, aproximadamente de 1930 a 1945, 
b) A segunda fase foi rica na produção poética e, também, na prosa. 
c) Parte dos poetas de 30 absorveram experiências de 22, como a liberdade temática, o gosto da expressão atualizada ou inventiva, o verso livre e o antiacademicismo
xd) A Poesia de 30 estende-se, aproximadamente de 1930 a 1940 e caracteriza o completo rompimento com o movimento de 22. 

4. Para Responder as questões abaixo leia o poema de Carlos Drummond de Andrade e responda:

Mãos Dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.


O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.

a) Além da função poética que permeia todo o texto, que outra função da linguagem nele predomina?
Emotiva ou expressiva

b) Explique o sentido das palavras sublinhadas.
Caduco: Ultrapassado, fora de moda, etc
Raptado:Abduzido

c) No seu entendimento qual é o tema central do texto?
Livre



Exercícios sobre Carlos Drummond de Andrade
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5. O poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, foi publicado no início do século XX e ainda hoje causa espanto e curiosidade no leitor. 
Leia-o, atentamente, para responder.


No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.


(Carlos Drummond de Andrade)

Sobre o poema drummondiano, é INCORRETA a alternativa
XA) A literariedade do texto é justificada pela ausência de rimas.
B) As repetições conferem ao poema uma ideia de monotonia.
C) O substantivo “pedra” pode assumir várias significações.
D) O poema apresenta certo grau de humor sobre os acontecimentos.

Com base na leitura, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A linguagem coloquial dos versos reforça o tema do poema, que enfatiza o cotidiano.
XB) O sujeito lírico representa, no poema, sua capacidade de superar situações difíceis.
C) A repetição demonstra que o eu lírico se encontra diante de um obstáculo ou problema.
D) O uso do ver “ter” no lugar do “haver” demonstra que o eu lírico se identifica com problemas do homem comum.

Os versos abaixo são os primeiros da segunda estrofe do poema de Drummond. "Nunca me esquecerei desse acontecimento Na vida de minhas retinas tão fatigadas."

Assinale a alternativa CORRETA.
A) O substantivo “retinas” está usado em sentido contrário ao do dicionário.
B) O substantivo “acontecimento” refere-se a uma perda amorosa.
XC) Os versos identificam um sentimento de desânimo do eu poético.
D) O adjetivo “fatigadas” induz à conclusão de que há esperança para o poeta



6. Leia o Poema de Carlos Drummond de Andrade

AO DEUS KOM UNIK ASSÃO

Carlos Drummond de Andrade Eis-me prostrado a vossos peses que sendo tantos todo plural é pouco.
Deglutindo gratamente vossas fezes vai se tornando são quem era louco.
(...)
Se komuniko
que amorico
me centimultiplico
scotch no bico
paparico
rio rico
salpico
de prazer meu penico
em vosso honor, ó Deus komunikão.
Farto de komunikar
Na pequenina taba
subo ao céu em foguete
até a prima solidão
levando o som
a cor, o pavilhão da komunikânsia
interplanetária interpatetal.
(...)
Senhor! Senhor!
Quem vos salvará
de vossa própria, de vossa terríbil
estremendona
inkomunikhassão?


A respeito do poema de Drummond, analise as proposições:
  • I. Kom Unik Assão é um caso de neologismo alogenético.
  • II. No poema, a desagregação vocabular é um procedimento constitutivo de efeitos de sentido.
  • III. O poeta cria o plural inusitado “peses” a fim de rimar com “fezes”.
  • IV. As grafias inusitadas são propositais e visam ao estranhamento.
Está CORRETO o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
X D) II e IV, apenas.

4) Leia o texto de Carlos Drummond.
História de flor

Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício
cochilava e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e a coloquei num copo. 
Logo senti que ela não estava feliz. 
O copo destinava-se a beber, e uma flor não é para ser bebida.
Passei-a para um vaso e notei que ela me agradecia revelando melhor sua delicada composição. 
Quantas novidades há numa flor se a contemplarmos bem.
Sendo o autor do furto, eu assumia a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia.
Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. 
Nem apelar para o médico de flores. 
Eu a furtara eu a via morrer.
Já murcha e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde nascera.
O porteiro estava atento e repreendeu-me:

— Que ideia a sua, de vir jogar lixo neste jardim!



Carlos Drummond de Andrade


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o texto.

  • ( ) O autor usa nesta pequena crônica seis vezes a palavra flor. Isso pode indicar certa pobreza vocabular.
  • ( ) A repetição da palavra flor indica que o tema tratado percorre por inteiro o texto e assegura sua unidade.
  • ( ) O tema da flor se altera de tal forma que no final ela – a flor – é caraterizada como lixo.
  • ( ) Temos presente neste texto o recurso coesivo do paralelismo semântico, concretizado na repetição da palavra flor.
  • ( ) A repetição de palavras no texto pode ser um recurso textual significativo e funcional, principalmente em certos gêneros textuais, a exemplo de editoriais de jornal.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( ) V • V • F • F • F
b. ( ) V • F • F • F • V
c. ( ) F • V • V • F • V
d. ( ) F • V • F • V • F
e. ( X ) F • V • F • F • V


Questões sobre arcadismo para Ensino Médio


1. Quais eventos podem ser considerados como marco inaugural do arcadismo no Brasil?

Aqui o marco inaugural do arcadismo deu-se em 1768 com a fundação da “Arcádia Ultramarina”, em Vila Rica, e a publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa. 

2. No século XVIII um acontecimento político de repercussão ocorreu em Vila Rica Minas Gerais. Estabeleça a relação deste movimento com o arcadismo no Brasil.

O acontecimento político mais importante será a Inconfidência Mineira, tentativa mal-sucedida de libertar a província das Minas Gerais do domínio colonial português. A politização do movimento apresentou-se através dos poetas árcades brasileiros, participantes da Conjuração.

3. Sobre as características do arcadismo no Brasil assinale a alternativa INCORRETA.
a)destacam-se a introdução de paisagens tropicais, como em Caramuru, 
b) valorização da história colonial, 
c) o início do nacionalismo e da luta pela independência e 
xd) a colocação da colônia em segundo plano em relação aos colonizadores

4. Indique uma obra para cada um dos a Autores abaixo:

  • a) Santa Rita Durão: Caramuru.
  • b) Cláudio Manuel da Costa: Obras Poéticas e Villa Rica.
  • c) Basílio da Gama: O Uraguai.
  • d) Tomás Antônio Gonzaga: Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.



5. CARAMURU e O URAGUAI foram :
a)Poemas dos insubmissos
b)Poemas de xingamentos
c)Poemas de vida solitária 
d)Poemas de vida chata
xe)Poemas épicos – poemas sobre acontecimentos históricos de grande relevância

6.CARAMURU e O URAGUAI , são respectivamente , poemas de: 
a)Graciliano Ramos e José Lins do Rego 
b)Manuel Bandeira e Oswald de Andrade 
c)Cecília Meireles e Rachel de Queiroz 
xd)Santa Rita Durão e Basílio da Gama 
e)Eça de Queirós e Mário de Andrade


7. Sobre o arcadismo analise os itens:
I. é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo.
II. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética

Está(ão) Correto(s)

a) Apenas I
b) Apenas II
xc) I e II
d) Nenhum dos itens


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Confira os Exercícios sobre Denotação e Conotação, com Gabarito.

Fonte: 
FEPESE



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