Publicidade

Questões sobre o Livro Os Sertões, de Euclides da Cunha

..Questões sobre o Livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, com gabarito. 

Exercícios resolvidos sobre o livro de Euclides da Cunha autor pré-modernista no Brasil. Sugerido para as aulas de literatura de ensino fundamental e médio. 

Questões sobre os sertões, com gabarito


1. (Serrita PE 2015) “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, no primeiro lance de vista, revela o contrário...” 
Os Sertões – Euclides da Cunha
a) O autor quis mostrar que a superioridade do sertanejo em relação ao litorâneo tem
um fundamento racial.
b) O autor valoriza a raça do homem do litoral
c) O autor usa uma linguagem romântica para descrever o sertanejo e os sertões.
d) A denúncia do crime cometido pela nação conta si própria na Guerra de Canudos não é o tema de “Os Sertões


2. (Chapecó 2017/FEPESE) “Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda história, resistiu até o esgotamento completo.Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosa mente cinco mil soldados”. (CUNHA, 1987, p. 4017)
Esse trecho, retirado da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, retrata a chamada Guerra de Canudos.Sobre esse conflito, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Envolveu a população sertaneja do nordeste,em especial da Bahia, que lutava basicamente contra a injusta situação fundiária e de miséria.
b. ( ) Entre as lideranças de Canudos destaca-se o monge João Maria, cujas promessas de salvação eterna foram capazes de mobilizar aproximadamente 30 mil pessoas para o arraial de Canudos.
c. ( ) Já na primeira expedição, o Exército conseguiu sitiar Canudos que não conseguiu resistira o cerco das tropas armadas com metralhado-res e com canhões.
d. ( ) Canudos era considerado um “mau exemplo”pelo governo do Estado da Bahia por dividiras terras de forma igual entre os seus habitantes, garantindo que todos possuíssem sua propriedade privada.
e. ( ) Antônio Conselheiro foi uma das lideranças de Canudos e, por ser um defensor da República,ganhou diversos simpatizantes entre os membros do governo.



3) (FHA-MG/IBFC) Considere o trecho abaixo, extraído de Os sertões, de Euclides da Cunha.
"Decididamente era indispensável que a campanha de Canudos tivesse um objetivo superior à função estúpida e bem pouco gloriosa de destruir um povoado dos sertões. Havia um inimigo mais sério a combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela campanha seria um crime inútil e bárbaro, se não se aproveitassem os caminhos abertos à artilharia para uma propaganda tenaz, contínua e persistente, visando trazer para o nosso tempo e incorporar à nossa existência aqueles rudes compatriotas retardatários."

Analise as afirmações abaixo.
I. O trecho indica a imparcialidade e a neutralidade de Euclides da Cunha, escritor e jornalista, apenas preocupado, com uso do narrador em terceira pessoa, em registrar o conflito.
II. Observa-se na obra, representante do Pré-Modernismo, a descrição apoiada no cientificismo para explicar o conflito, o povo e o cenário.
Está correto o que se afirma em
a) somente I 
b) somente II
c) I e II
d) nenhuma
Gabarito das questões sobre os Sertões
1A 2A 3B

==============


Considerando o texto responda as questões 1 a 3 do livro sertões abaixo
“Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua.
Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante” (CUNHA, Euclides da. Os sertões. 29. Ed. Rio de Janeiro: Círculo do livro, 1975. p. 38).

1. A respeito do livro Os sertões, afirmou o crítico Massaud Moisés: “É um ensaio recheado de elementos estéticos e literários”. Usando como exemplo o excerto acima, a opinião do crítico traduz-se em:


a) A relação empática entre o sujeito e o objeto observado determina os caracteres ensaísticos do texto.
b) Em essência, o texto revela fatos observados e sentidos numa simbiose entre a imaginação e a concepção estética da linguagem.
c) O texto apresenta um substrato linguístico de perfil estético, mas não se desvencilha de seu caráter dissertativo argumentativo.
d) O caráter ensaístico do texto esvazia de sentidos a atuação do sujeito.
e) Evidenciam-se os constituintes ficcionais que fazem do texto um produto da imaginação e da recriação estética.


2. Numa visão generalista, os sertões


a) apresenta imagens de um ambiente hostil, completamente recriadas pela imaginação do sujeito.
b) é exemplo de uma construção linguística mapeada por elementos constituintes de um texto dissertativo.
c) fundamenta-se nas circunstâncias, visto que, para o processo criador, seria impossível apresentar imagens da caatinga sem ser dependente daquele mundo hostil.
d) abdica das metáforas para não sucumbir aos apelos fantasiosos de uma narrativa ficcional.
e) não está centrado apenas na referência aos dados da realidade; consta-lhe também um tratamento estético, tanto na ordem dos sentidos quanto na estruturação semântica.

3. Mas, sendo também uma obra de ficção, o texto de Euclides da Cunha


a) vale-se da impessoalidade do discurso para revelar uma imagem do ambiente sertanejo esteticamente concebida.
b) privilegia uma ação cognoscitiva diante da realidade, ou seja, quer descrever o mundo exterior sem transpor as relações lógicas entre os significantes e os significados.
c) institui ao ambiente uma forma de expressão da caatinga a partir das correlações temporais lineares que se processam entre o mundo sensível e o sujeito.
d) constitui-se de uma concepção linguística tradicional para rever imagens preexistentes e singularizadas no processo criador.
e) é também um construto linguístico de caráter estético  esboçado por nuances subjetivas que evidenciam as interferências da emoção do sujeito sobre o ambiente. 

4. (IFRN/2013)Avalie as afirmativas abaixo acerca do Pré-Modernismo brasileiro.
I. Pré-Modernismo não constitui propriamente uma escola literária, mas um momento de transição  entre a tradição literária do séc. XIX e a sua ruptura radical, proporcionada pelo Modernismo.
II. Em relação às obras pré-modernistas, percebe-se uma divergência entre a prosa e a poesia, pois, enquanto a prosa anunciava a modernidade, a poesia ainda mantinha-se ligada aos temas recorrentes no séc. XIX.
III. São considerados pré-modernistas escritores como Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato, cujas obras expressaram uma visão crítica e questionadora dos problemas brasileiros.
IV. A prosa pré-modernista está ligada a um momento de importação da identidade do povo brasileiro e de reinvenção de tipos marginalizados, como o sertanejo de Os sertões e o caipira de Urupês.

Estão corretas as afirmativas


A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e VI.
5 - (Curitiba 2014/UFPR) “Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante...”. (CUNHA, 2011, p. 70)
O trecho acima, do livro Os Sertões (Campanha de Canudos), de Euclides da Cunha, apresenta algumas características da vegetação da caatinga, segundo as impressões do autor. Assinale a alternativa que indica corretamente outras características desse domínio.


a) O tipo climático predominante na área da caatinga é o árido, em que se destacam a elevada temperatura e a precipitação altamente irregular.
b) Um dos graves problemas ambientais na caatinga tem sido a ampliação das áreas afetadas ou suscetíveis à desertificação, potencializada pelo modo de ocupação do território.
c) As principais bacias hidrográficas dessa região são as do São Francisco e do Paranaíba, no entanto, vários dos afluentes desses dois rios são intermitentes.
d) As características da caatinga favorecem a existência de fauna e floras únicas, porém de pouca diversidade biológica e pobres em recursos energéticos.
e) A área da caatinga apresenta paisagens morfológicas e fitogeográficas de forte apelo ao turismo, destacando-se principalmente as Chapadas Diamantina e dos Guimarães. 
Clique aqui para acessar o Livro Os Sertões em PDF
Gabarito das questões do texto sobre os sertões
1 C  2 E  3 E 4 A 5 B


Questões sobre Os Sertões, pré-modernismo, com gabarito


Outras Questões objetivas sobre Os Sertões
1) Sobre os livro Os Sertões é INCORRETO afirmar que
a) é um livro brasileiro, escrito por Euclides da Cunha
b) foi publicado em 1902. 
c) é considerado como o primeiro livro-reportagem brasileiro
d) faz a narrativa da guerra dos emboabas.

2) Analise os itens seguintes

I. Os Sertões Trata da Guerra de Canudos (1896-1897), no interior da Bahia.
II.  Euclides da Cunha presenciou uma parte da guerra como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo. 
III. Uma obra que aborda de Sociologia, Geografia, História ou crítica humana

quantos itens estão corretos
a) 1
b) 2
c) 3
d) nenhum


3) Considerando o estilo da obra Os sertões é INCORRETO afirmar que
a) o autor faz uso de muitas figuras de linguagem, 
b) o autor às vezes omite as conjunções (assindetismo), 
c) ausência completa de polissindetismo na obra s Sertões evitando a repetição de termos. 
d) Ocorre, com frequência, a mistura de termos de alta erudição tecno-científica com regionalismos populares e neologismos do próprio autor.

4) Euclides da Cunha deixou claro em "Os Sertões" seu ponto de vista sobre racismo, qual das alternativas não reflete esse ponto de vista
a) acreditava numa "raça superior"
b) contrário a miscigenação com "raças inferiores", 
c) acreditava em uma definição sistematizada da "raça brasileira"
d) como abolicionista acreditava na igualdade racial

5) O livro Os Sertões divide-se em três partes: A terra, O homem e A luta, sobre a sobre A terra, marque a alternativa ERRADA
A) Na primeira parte são estudados o relevo, o solo, a fauna, a flora e o clima da região nordestina. 
B) Euclides da Cunha revelou que nada supera a principal calamidade do sertão: a seca. 
c) Registrou, ainda, que as grandes secas do Nordeste brasileiro obedecem a um ciclo de nove a doze anos, desde o século XVIII, numa ordem cabalística.
d) Euclides da Cunha revelou que nada supera a principal calamidade do sertão: a instabilidade da estações chuvosas e seca aualmente.

6) Sobre o homem em Os Sertões é CORRETO afirmar que:
a)fala da independência do homem em relação ao meio (geografia), da raça (hereditariedade) e do momento histórico (cultura). 
b) o homem como habitante do lugar, sua relação com o meio, sua gênese etnológica, seu comportamento, crença e costume; 
c) Omite o passado e relatos de como era a vida e os costumes de Canudos;
d) Não discorre sobre a vida de Antônio Conselheiro, o líder de Canudos.


7)A luta em Os Sertões foi marcada pela Guerra de Canudos, é incorreto afirmar que:
a) Os Sertões explica com riqueza de detalhes os fatos dessa guerra que dizimou a população de Canudos. 
b) Relata as quatro expedições a Canudos, 
c) Retrata movimento de tropas;
d)Não mostra casos isolados dos acontecimentos da guerra.

8. Leia com atenção o texto abaixo:
O movimento social, também conhecido como  ………………………… , foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócioreligioso, liderado por ………………………… , que durou de 1896 a 1897, e
envolveu a comunidade de Canudos, no interior do
Estado da Bahia, no Nordeste do Brasil.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. ( ) Quilombos • Zumbi
b. ( ) Balaiada • João Maria
c. ( ) Os Sertões • Euclides da Cunha
d. ( ) Campanha do Contestado • Sepé Tiaraju

e. ( ) Guerra de Canudos • Antônio Conselheiro




9. (São José 2007) 
“Oitocentos homens desapareciam em fuga, abando-nando as espingardas, arriando as padiolas, em que seestorciam feridos; jogando fora as peças de equipamen-tos; desarmando-se; desapertando os cinturões, para acarreira desafogada 
[...]”. CUNHA. Euclides da. Os sertões. São Paulo: Abril, 2003. P. 252. 

No texto, o autor descreve a retirada da tropa quetinha sido comandada pelo Cel. Antonio Moreira Cesar,morto em combate, um dos episódios de um violento conflito ocorrido no início do período republicano, no nordeste brasileiro, entre tropas legalistas e os segui-dores de Antônio Conselheiro.
Assinale a alternativa que identifica o conflito.
a.( ) Revolta dos Munkers.
b.( ) Guerra dos Böers.
c.( ) Guerra dos Mascates.
d.( ) Guerra dos Canudos


10 (Sabará 2017)
“Em 2016, a obra ‘Os Sertões’, escrita a partir do trabalho jornalístico de Euclides da Cunha, foi revisitada. Além do texto estabelecido pela edição crítica de Walnice Nogueira Galvão, o volume conta com uma extensa fortuna crítica,
reprodução de páginas das cadernetas de campo de Euclides da Cunha e um conjunto de imagens de Flávio de Barros, único registro fotográfico conhecido do conflito. Esta edição crítica comemorativa foi publicada por ocasião dos 150
anos de nascimento de Euclides da Cunha, completos em janeiro de 2016.”
(Disponível em: http://www.sescsp.org.br/livraria/3791_OS+SERTOES#/content=detalhes-do-produto.)
O famoso livro de Euclides da Cunha tem como tema principal:
A) A Revolta dos Alfaiates, ocorrida na Bahia, ainda no período colonial brasileiro.
B) A saga dos sulistas que empreenderam sob o comando de Bento Gonçalves, a Revolução Farroupilha.
C) A Revolução Praieira, que em pleno período imperial brasileiro, questionou a ordem estabelecida no Brasil.
D) A Rebelião de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro, ocorrida no sertão da Bahia e duramente reprimida


Questões sobre o Livro Os Sertões, de Euclides da Cunha




Gabarito das questões sobre Os Sertões

1 D 2 C 3 C 4 D 5 D 6 B & D 8 E 9 D 10 D


Questões Discursivas sobre os Sertões


1 - Ao definir o sertanejo como uma raça forte o autor faz alusão a  um herói da mitologia grega e a um personagem da literatura clássica de Vitor Hugo. Descreva essas comparações.
"Colado ao dorso deste, confundindo-se com ele, graças à pressão dos jarretes firmes, realiza a criação bizarra de um centauro bronco"
"É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos."


2 - O Livro Os Sertões também é caracterizado pelo seu cientificismo. O Ciclo das secas para o autor se defrontam em paralelismo singular, uma coincidência repetida bastante. Explique como o autor explicou este fenômeno.
Ele cita as maiores, as secas de 1710-1711, 1723-1727, 1736-1737, 1744-1745, 1777-1778, do século XVIII. E de 1808-1809, 1824-1825, 1835-1837, 1844-1845, 1877-1879. Esta coincidência, é que de fato, sendo, no século anterior, o maior interregno de 32 anos (1745-1777), houve no nosso outro absolutamente igual e, o que é sobremaneira notável, com a correspondência exatíssima das datas (1845-1877).


3 - A relação com a natureza é uma das marcas do escritor. De que forma o autor de Os Sertões diferencia a luta pela vida nas caatingas da luta pela vida nas florestas?
A luta pela vida, que nas florestas se traduz pela busca da luz, fugindo ao afogado das sombras e alteando-se para os raios do Sol 
Nas caatingas dos Sertões é oposta, é mais obscura, é mais original, é mais comovedora. O Sol é o inimigo que é forçoso evitar, iludir ou combater.


4 - Para Euclides da Cunha qual é a árvore sagrada do sertão e porque ele assim a considera?
Se não existisse o umbuzeiro aquele trato de sertão estaria despovoado. O umbu alimenta e mitiga a sede do sertanejo.  Sócia fiel das rápidas horas felizes e longos dias amargos dos vaqueiros. Representa o mais frisante exemplo de adaptação da flora sertaneja.


5 -  O autor não se prende a retratar ou explicar o ambiente de forma científica deixando o fato literário sobrepor o real com uma narrativa vibrante  e carregada. 
"O contraste é empolgante." Afirma o autor de Os Sertões ao se referir a uma comparação entre Costa e o Sertão Nordestino. Explique, de forma resumida, esta visão do escritor.


Para ele a extensa faixa da costa, que vai da Bahia a Paraíba, se vêem transições mais acentuadas, com natureza exuberante ostenta-se sem variantes nas grandes matas que debruam a costa, fazendo que a observação rápida do estrangeiro prefigure dilatada região vivaz e feracíssima. 
Por outro lado para o autor quebra-se o "encanto de ilusão belíssima e a natureza empobrece-se; despe-se das grandes matas; abdica o fastígio das montanhas; erma-se e deprime-se — transmudando-se nos sertões exsicados e bárbaros, onde correm rios efêmeros, e desatam-se chapadas nuas, sucedendo-se, indefinidas, formando o palco desmedido para os quadros dolorosos das secas."  Regiões opostas com opostas condições à vida. "Entra-se, de surpresa, no deserto."

6 - Para o autor o sertão de Canudos é um índice sumariando a fisiografia dos sertões do Norte. Quais são os seis estados que segundo o escritor de uma certa forma convergem com esta área?


Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí — que o tocam ou demoram distantes poucas léguas. 

7 - Relacione os termos que, na sua visão, descrevem a visão que Euclides tinha a respeito de Conselheiro.
Livre. Exemplos: Pavoroso, Arrebatador, Bufão, Pietista.
---------------------------------


Temas para atividades

Pesquisa sobre Canudos Euclides da Cunha 
Resumo da Obra Os Sertões 
Análise do livro Os Sertões 
Resenha da obra de Euclides da Cunha Os Sertões 
Disserte sobre Os Sertões a luta 
Leitura de livro sobre a guerra de canudos 
Disserte sobre Os Sertões o homem 
Encontre Os Sertões para ler online 
Encontre o livro Os Sertões pdf ..


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


2 comentários:

Brenda Medeiros disse...

Podia ter o gabarito das Questões discursivas sobre os sertões!!

Caderno de Educação disse...

Vou providenciar...vlw

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.