Publicidade

10 Exercícios de Interpretação de Texto, com gabarito.

Exercícios sobre Interpretação de Texto.


Questões de interpretação de texto

1. (FEPESE/TIJUCAS/2013) Analise o texto abaixo:

Dia Mundial do Livro 

A coincidência de 23 de abril de 1616 ser a data da morte de Shakespeare e Cervantes levou a
Conferência Geral da UNESCO a escolher essa data como Dia Mundial do Livro. Com ele se pretende render uma homenagem ao livro e a seus autores, além de alentar a todos, em particular aos mais jovens, a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a insubstituível contribuição dos criadores para o progresso social e cultural.
OLIVEIRA, C. D. Atlas Básico de Literatura. São Paulo: Escala Educacional, 2007.

Assinale a alternativa correta de acordo com as informações do texto.
a. ( ) O Dia Mundial do Livro homenageia somente Shakespeare e Cervantes.
b. ( ) O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1616.
c. ( X ) A data 23 de abril foi instituída como Dia Mundial do Livro.
d. ( ) Os escritores decidiram ensinar aos jovens o prazer da leitura.
e. ( ) No Dia Mundial do Livro somente os livros devem ser homenageados.




2. (São José/2012) Texto


“Viver é complicado? É, um pouco. E como tornar a vida mais fácil? Entre outras coisas, aprendendo que todos nós temos um código e, quando passamos a conhecer o nosso, e o dos outros, tudo fica mais suave. Dentro da família podemos ter mãe, pai, dois irmãos, três tias, cinco primas, marido, filhos... É preciso entender o idioma de cada um para não viver num planeta em que cada pessoa fala uma língua diferente. Sabe quando você ouve no telefone a frase ‘Então te ligo; quem sabe a gente vai jantar?’. Pois isso talvez queira dizer várias coisas: pode ser apenas uma desculpa para desligar o
telefone, pois o assunto não está interessando; pode ser que a pessoa esteja esperando uma ligação e não queira ocupar a linha; pode ser que tenha começado o telejornal, e mais 300 razões diferentes, algumas inimagináveis. Os horários, por exemplo: um encontro marcado para nove da noite pode significar nove e meia; entre dez e meia e onze; e em alguns casos até nove horas mesmo. Agora, se você conseguir decodificar o idioma da pessoa, não vai se irritar de ficar esperando duas horas, porque já sabe que, quando ela diz nove, está querendo dizer onze, certo? São essas filigranas que desgastam a relação e você deve fazer todos os esforços para evitar que isso aconteça.”
Danuza Leão: Para entender os outros. São Paulo: Cláudia. 5 maio 2011.


Assinale a alternativa correta.
a. ( ) A cronista instrui a respeito de suas ideias, utilizando uma linguagem denotativa.
b. ( X ) A autora chama a atenção para alguns aspectos do cotidiano que podem prejudicar o
relacionamento entre as pessoas.
c. ( ) Com a interrogação, em “E como tornar a vida mais fácil?”, a autora pede orientação ao leitor,
sobre seus problemas.
d. ( ) Para a autora, todos nós temos um código comportamental, que precisa ser único para
que todos se entendam.
e. ( ) Segundo o texto, quem não quer se irritar deve interpretar os idiomas das pessoas com
quem convive.

3. (Fraiburgo2011) Texto

Até as décadas de 50 e 60 do século passado,a economia de Fraiburgo se baseava na indústria extrativa de madeira. Nessa época nasceram os primeiros plantios de macieiras e, depois de longos anos de pesquisas e experiências, obtiveram-se as variedades que mais se adaptaram ao clima do lugar: Gala e Fuji, além de híbridos dessas espécies, melhoradas geneticamente. 1. Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

  • 1. A expressão “Nessa época” remete às décadas de 50 e 60 do século passado.
  • 2. As expressões “Até” e “além de” implicam ideia de exclusão.
  • 3. A expressão “depois de longos anos de pesquisas e experiências” implica ideia de tempo.
  • 4. O se, em “se baseava” e “se adaptaram”, é pronome relativo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


Sobre Interpretação de texto analise o episódio e o texto abaixo são referência para as questões 4 a 7

Duas estudantes vítimas de furto em um ônibus de transporte interestadual de passageiros, no percurso São Paulo Florianópolis, processaram sem sucesso a empresa de ônibus.
Para o desembargador Luiz Fernando Boller, relator do caso, a ação dos ladrões teve êxito por descaso das próprias vítimas quanto à guarda de seus pertences pessoais: elas deixaram a bagagem de mão sem qualquer vigilância no banco de trás do respectivo assento, que estava vago. O fato de as mulheres terem deixado as bolsas no banco vazio evidencia, para Boller, “descaso das próprias vítimas quanto à guarda da respectiva bagagem de mão, sobretudo diante do valor econômico que representava. Tal circunstância, induvidosamente, corrobora o entendimento de que a empresa não deve ser responsabilizada pelo fato”, escreveu o relator. O desembargador ressalta que o Código de Defesa do Consumidor estabelece que, em casos assim, o nexo causal é excluído, ficando comprovada a culpa exclusiva de terceiros.
(Adaptado do site Consultor Jurídico, acessado em setembro de 2015.)

4 - Do despacho do desembargador Boller, podemos concluir que:
a) a culpa pelo furto ocorrido é exclusivamente das mulheres.
b) não se caracteriza a culpa em razão do baixo valor econômico do objeto furtado.
c) as três partes (as duas vítimas e a empresa de ônibus) são responsáveis pelo furto ocorrido.
d) nos casos em que não se caracteriza nexo causal, o Código de Defesa do Consumidor assume o ônus de indenizar as vítimas.
e) a culpa pelo furto ocorrido é da empresa de ônibus.

5 - A expressão “o nexo”, conforme empregada no texto, significa:
a) a interpretação.
b) a penalidade.
c) a obrigação.
d) o encaminhamento.
e) a relação.

6 - A palavra “corrobora” significa:
a) contraria.
b) confirma.
c) corrói.
d) estabelece.
e) elimina.

7 - A palavra “induvidosamente” significa:
a) discutivelmente.
b) alternadamente.
c) controvertidamente.
d) seguramente.
e) problematicamente.

10 Questões da Interpretação de Texto de Concursos Públicos.


Leia o texto

Desespero

Não há nada mais triste do que o grito de um trem no silêncio noturno. É a queixa de um estranho animal perdido, único sobrevivente de alguma espécie extinta, e que corre, corre, desesperado, noite em fora, como para escapar à sua orfandade e solidão de monstro.
in: Mário Quintana. Sapo Amarelo. São Paulo: Global.

8. (Palhoça/2015) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) feitas sobre o texto.

( ) O autor do texto usa linguagem conotativa.
( ) O autor do texto refere-se ao trem de forma subjetiva.
( ) O texto revela emoções do autor e pode despertar emoções naquele que o lê.
( ) Todo trem é sempre triste ao percorrer seus trilhos.
( ) Todo monstro é órfão tal qual o trem.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. (  ) V • V • V • F • F
b. ( ) V • V • F • F • V
c. ( ) V • V • F • F • F
d. ( ) F • V • V • V • F
e. ( ) F • F • V • V • V


9 - Considere o texto a seguir:
Presente no Brasil há 161 anos, desde o reinado de Dom Pedro II, o serviço estatal de telegramas encontrou na tecnologia uma aliada para resistir ao tempo. A transmissão via internet, que teve início em 2001, impulsionou o tráfego de mensagens no País, dando sobrevida a esse braço dos Correios. (...) A atual transmissão eletrônica é chamada de híbrida: os dados são captados pela Web e depois a mensagem é impressa e envelopada por máquinas na agência mais próxima do destinatário,
sem a intermediação humana.

(O Estado de S. Paulo, 26 jul. 2013.)

A palavra em destaque indica que a transmissão de telegramas atualmente:
a) faz uso tanto de meios eletrônicos quanto mecânicos.
b) depende da intermediação humana em todas as fases.
c) usa uma combinação de meios eletrônicos.
d) ocorre integralmente por transmissão mecânica.
e) combina a ação manual com a eletrônica.

Publicidade

Texto para ler e interpretar

Falando de amor

Se eu pudesse, por um dia,

Esse amor, essa alegria
Eu te juro, te daria
Se pudesse, esse amor todo dia.

Chega perto,

Vem sem medo
Chega mais,
Meu coração,
Vem ouvir esse segredo
Escondido no choro-canção.

Se soubesse como eu gosto

Do teu cheiro, teu jeito de flor…
Não negavas um beijinho
A quem anda perdido de amor.

Chora flauta, chora pinho,

Choro eu, o teu cantor,
Chora manso, bem baixinho,
Nesse choro falando de amor.

Quando passas, tão bonita

Nessa rua banhada de sol,
Minha alma segue aflita:
Eu me esqueço até do futebol.

Vem depressa, vem sem medo

Foi pra ti, meu coração
Que eu guardei esse segredo
Escondido num choro-canção.

Lá no fundo

Do meu coração!

Antônio Carlos Jobim



10. (FEPESE/B. Camboriú/2015) Assinale a alternativa correta.

a. ( ) O apaixonado, se pudesse, casaria com a amada.
b. ( ) O apaixonado guardou para a amada um choro-canção.
c. ( ) A amada passa todos os dias pela rua banhada de sol, mas não olha para o apaixonado.
d. ( ) A pessoa a quem é dedicada a declaração não conhece os sentimentos do declarante.
e. ( ) A pessoa a quem se destina a declaração de amor não corresponde ao sentimento do emissor, embora saiba do sentimento.

Gabarito dos Exercícios de Interpretação de Texto

1.C
2.B
3.A

4 - A
5 - E
6 - B
7 - D

8.A

9. A
10. D


Como ensinar interpretação de texto? 

São questões de Língua Portuguesa para treinamento, simulado e prática. Compreensão e interpretação de texto para concurso. Sugeridas, ainda, para aqueles que buscam como estudar interpretação de texto para o ENEM e Ensino Médio.

interpretação textual, interpretação de cronica, análise e interpretação de texto são atividades fundamentais para preparação. É importante realizar atividades como:

  • interpretação de texto do enem
  • realizar atividades de interpretação de texto ensino médio
  • revisar com exercícios de interpretação de texto ensino médio
  • praticar interpretação de texto enem
  • resolver muitas questões de interpretação de texto
  • enem interpretação de texto
  • aula de português interpretação de texto constantemente



Por Blog Caderno de Educação


CompartilheCompartilheCompartilhe
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Sobre:
O Blog Caderno de Educação visa compartilhar conteúdo e proporcionar a troca de material e experiências com os usuários. Todas as matérias públicadas são opinativas, informativas ou sugestivas e não devem ser utilizadas em substituição a informação especializada de um profissional habilitado.

Recomendados para Você:

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.

 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar