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Questões sobre a obra Noite na Taverna

 Questões sobre a obra "Noite na Taverna"

20 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sobre a obra "Noite na Taverna", de Álvares de Azevedo, importante nome do Romantismo brasileiro, especialmente da segunda geração (ultrarromântica). Ao final, há o gabarito comentado com explicações por extenso.

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📘 QUESTÕES – NOITE NA TAVERNA – ÁLVARES DE AZEVEDO

1. Noite na Taverna pertence a qual fase do Romantismo brasileiro?

A) Primeira geração – nacionalista

B) Segunda geração – ultrarromântica

C) Terceira geração – social

D) Pré-modernismo

E) Parnasianismo

2. O livro se caracteriza por apresentar:

A) Uma narrativa épica sobre o descobrimento do Brasil

B) Uma coletânea de poemas satíricos

C) Histórias narradas por cinco personagens boêmios

D) Um ensaio filosófico sobre o amor

E) Um diário religioso

3. Qual dos temas abaixo é mais presente em Noite na Taverna?

A) Esperança no progresso humano

B) Otimismo com a vida

C) Morte, amor trágico e melancolia

D) Heroísmo e coragem patriótica

E) Amor romântico idealizado

4. A ambientação da obra é:

A) Em uma fazenda brasileira

B) Em uma taverna sombria e decadente

C) Em uma escola militar

D) No sertão nordestino

E) Em um convento católico

5. Quantos personagens principais contam suas histórias na taverna?

A) Três

B) Quatro

C) Cinco

D) Seis

E) Sete

6. O estilo da narrativa se aproxima de qual estética?

A) Neoclássica

B) Realista

C) Gótica e macabra

D) Naturalista

E) Clássica

7. Como pode ser classificado o tom da obra?

A) Religioso e místico

B) Cômico e leve

C) Fúnebre, melancólico e perverso

D) Científico e analítico

E) Épico e heróico

8. O nome de um dos narradores que compartilham histórias na taverna é:

A) Lúcio

B) Jorge

C) Solfieri

D) Álvaro

E) Bento

9. A linguagem usada na obra é marcada por:

A) Objetividade e neutralidade

B) Racionalidade científica

C) Exagero, lirismo e subjetividade

D) Discurso jornalístico

E) Formalidade jurídica

10. Solfieri é um personagem que:

A) Sonha em se tornar padre

B) Foge para o Brasil

C) Se apaixona por uma morta

D) Vive uma vida estável e feliz

E) Se torna rei de um país europeu

11. A visão de amor em Noite na Taverna pode ser descrita como:

A) Idealista e espiritual

B) Trágica, doentia e obsessiva

C) Puramente religiosa

D) Puramente carnal

E) Esperançosa e futurista

12. O autor da obra, Álvares de Azevedo, pertence a qual geração romântica?

A) Nacionalista e indianista

B) Antiescravista

C) Ultrarromântica

D) Modernista

E) Vanguardista

13. Um dos temas recorrentes nos contos da obra é:

A) A crítica social direta

B) A libertação da mulher

C) O sofrimento existencial e o prazer na dor

D) A denúncia do capitalismo

E) A vida no campo

14. Em termos de forma, a obra é:

A) Uma peça teatral

B) Uma coletânea de crônicas

C) Um romance epistolar

D) Uma novela em estrutura de narrativas interligadas

E) Um livro de fábulas

15. Que figura literária é mais usada nos textos da obra?

A) Antítese

B) Ironia

C) Hipérbole

D) Metonímia

E) Aliteração

16. Qual elemento NÃO faz parte do universo de Noite na Taverna?

A) Canibalismo

B) Assassinato

C) Amor incestuoso

D) Exaltação patriótica

E) Necrofilia

17. O clima predominante na narrativa é:

A) Alegre e festivo

B) Reflexivo e sereno

C) Noturno, sombrio e carregado

D) Cívico e idealista

E) Infantil e ingênuo

18. A obra revela influência de quais autores europeus?

A) Cervantes e Camões

B) Rousseau e Voltaire

C) Byron e Goethe

D) Shakespeare e Bacon

E) Dickens e Swift

19. A estrutura da narrativa se assemelha a:

A) Um romance linear

B) Uma série de monólogos encadeados

C) Uma fábula infantil

D) Um tratado filosófico

E) Um roteiro cinematográfico

20. A obra representa a fusão de quais elementos principais?

A) Regionalismo e humor

B) Sentimentalismo e religiosidade

C) Erotismo, morbidez e desilusão

D) Filosofia e positivismo

E) Estética e nacionalismo

Questões sobre a obra "Noite na Taverna"

Veja também

✅ GABARITO COM EXPLICAÇÕES POR EXTENSO

    1. B – Segunda geração – ultrarromântica

A obra é um clássico da fase ultrarromântica, marcada por temas como morte, pessimismo, morbidez e sofrimento amoroso.

    2. C – Histórias narradas por cinco personagens boêmios

São cinco amigos reunidos em uma taverna contando histórias de suas vidas decadentes.

    3. C – Morte, amor trágico e melancolia

Esses são os principais temas do livro, com tom gótico e dramático.

    4. B – Em uma taverna sombria e decadente

A taverna é o cenário onde as histórias são contadas, à meia-noite.

    5. C – Cinco

Os narradores são: Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Arnold.

    6. C – Gótica e macabra

A obra tem forte influência do romantismo sombrio europeu.

    7. C – Fúnebre, melancólico e perverso

O tom da obra é carregado de decadência e dor.

    8. C – Solfieri

É um dos narradores e protagoniza uma das histórias mais macabras.

    9. C – Exagero, lirismo e subjetividade

A linguagem da obra é tipicamente romântica, com muitos exageros e introspecção.

    10. C – Se apaixona por uma morta

Solfieri protagoniza uma narrativa que envolve necrofilia, um exemplo do tom macabro do livro.

    11. B – Trágica, doentia e obsessiva

O amor é visto como obsessão e sofrimento, não como algo ideal ou puro.

    12. C – Ultrarromântica

Álvares de Azevedo é o maior nome da segunda geração do romantismo no Brasil.

    13. C – O sofrimento existencial e o prazer na dor

A dor e a morte aparecem como temas de fascínio, e não apenas de repulsa.

    14. D – Uma novela em estrutura de narrativas interligadas

As histórias são contadas por diferentes personagens, mas todas se unem no cenário e no tom.

    15. C – Hipérbole

Há exagero constante nas emoções, mortes e reações dos personagens.

    16. D – Exaltação patriótica

O livro não aborda temas nacionalistas, o que era comum apenas na primeira geração do Romantismo.

    17. C – Noturno, sombrio e carregado

Tudo se passa de madrugada, com atmosfera pesada e pessimista.

    18. C – Byron e Goethe

Ambos influenciaram a estética do romantismo sombrio e existencialista.

    19. B – Uma série de monólogos encadeados

Cada personagem narra sua história em tom confessional.

    20. C – Erotismo, morbidez e desilusão

A obra é marcada por amores doentios, morte, decadência e perda de sentido.



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