Questões sobre o Livro A Escrava Isaura
20 questões de múltipla escolha com cinco alternativas, sobre o romance "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães, importante obra do Romantismo brasileiro da terceira fase, também chamada de romance de cunho social e abolicionista.
📘 QUESTÕES – A Escrava Isaura – Bernardo Guimarães
1. A Escrava Isaura foi publicado originalmente em:
A) 1835
B) 1850
C) 1875
D) 1888
E) 1891
2. A obra de Bernardo Guimarães pertence à fase do Romantismo brasileiro conhecida como:
A) Ultrarromântica
B) Indianista
C) Abolicionista ou social
D) Parnasianista
E) Pré-modernista
3. Isaura é descrita como:
A) Uma mulher de traços africanos marcantes
B) Uma jovem de aparência branca, apesar de ser escrava
C) Uma indígena mestiça
D) Uma mulher de origem europeia
E) Uma senhora de engenho
4. O maior vilão da história é:
A) Álvaro
B) Leôncio
C) Belchior
D) Miguel
E) Tomásia
5. Isaura é filha de:
A) Um senhor de escravos e uma dama francesa
B) Um africano livre e uma escrava indígena
C) Um homem branco e uma escrava negra
D) Dois escravos libertos
E) Um sacerdote e uma portuguesa
6. Qual é a principal luta da personagem Isaura ao longo do romance?
A) Encontrar seus pais
B) Ser reconhecida como herdeira legítima
C) Libertar-se da escravidão e viver com dignidade
D) Casar-se com um europeu
E) Tornar-se dona de terras
7. O senhor que persegue Isaura obsessivamente é:
A) Álvaro
B) Belchior
C) Leôncio
D) Geraldo
E) Raimundo
8. O romance é ambientado principalmente:
A) No sertão nordestino
B) Na corte do Rio de Janeiro
C) Em um engenho no interior de Campos, no Rio de Janeiro
D) Em Minas Gerais
E) Em Salvador
9. Isaura é representada como símbolo de:
A) Rebeldia política
B) Mulher fatal
C) Pureza, beleza e sofrimento
D) Submissão cega
E) Racionalidade científica
10. A libertação final de Isaura ocorre por meio de:
A) Um levante de escravos
B) Uma fuga para a Europa
C) Uma compra feita por Álvaro
D) Uma herança inesperada
E) Um decreto do imperador
11. Álvaro representa:
A) O vilão aristocrata
B) O padre libertador
C) O mocinho abolicionista
D) Um amigo de infância
E) Um funcionário do governo
12. O tom da narrativa de Bernardo Guimarães pode ser definido como:
A) Científico e documental
B) Irônico e satírico
C) Sentimental e moralizante
D) Realista e frio
E) Filosófico e existencial
13. A figura de Leôncio é associada à:
A) Tirania e exploração sexual
B) Liberdade e coragem
C) Inocência e generosidade
D) Fé e justiça
E) Cultura europeia
14. A obra pode ser vista como:
A) Uma sátira ao clero
B) Um retrato fiel da aristocracia portuguesa
C) Uma crítica ao sistema escravocrata
D) Um elogio ao regime monárquico
E) Um tratado filosófico
15. O pai de Isaura, Miguel, representa:
A) A submissão diante do sistema
B) A luta por justiça e liberdade
C) A violência do senhor de engenho
D) A covardia masculina
E) A traição familiar
16. A aparência de Isaura foi usada por Bernardo Guimarães para:
A) Mostrar a beleza africana
B) Exaltar a mestiçagem
C) Tornar a personagem mais aceitável para o público da época
D) Denunciar a nobreza
E) Criar uma figura grotesca
17. O romance A Escrava Isaura mistura:
A) Elementos realistas e científicos
B) Literatura fantástica e mitologia
C) Romance sentimental com crítica social
D) Discurso religioso e alegoria bíblica
E) Estética gótica com regionalismo
18. Em relação à linguagem, a obra apresenta:
A) Um vocabulário técnico e rebuscado
B) Linguagem simples, direta e sentimental
C) Narrativa complexa e experimental
D) Uso frequente de regionalismos
E) Escrita poética e cifrada
19. O final do romance é:
A) Trágico e pessimista
B) Ambíguo
C) Feliz e conciliador
D) Revolucionário
E) Inacabado
20. A publicação da obra teve importância histórica porque:
A) Foi o primeiro romance publicado no Brasil
B) Incentivou a criação da Lei Áurea
C) Foi traduzido para vários idiomas e combateu o ideal escravocrata
D) Foi adaptado pela corte imperial
E) Marcou o início do Modernismo
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✅ GABARITO COM EXPLICAÇÕES POR EXTENSO
1. C – 1875
O romance foi publicado em 1875, no fim do período romântico no Brasil.
2. C – Abolicionista ou social
É parte do romantismo social, preocupado com causas como a escravidão.
3. B – Uma jovem de aparência branca, apesar de ser escrava
Isaura é quase branca, o que intensifica a crítica ao sistema escravocrata, mostrando a arbitrariedade da escravidão.
4. B – Leôncio
Leôncio é o vilão que tenta seduzir e aprisionar Isaura, representando o senhor opressor.
5. C – Um homem branco e uma escrava negra
Sua origem reforça a crítica à escravidão baseada apenas na condição materna.
6. C – Libertar-se da escravidão e viver com dignidade
O grande objetivo de Isaura é conquistar sua liberdade.
7. C – Leôncio
Personagem central que encarna o poder abusivo do senhor de escravos.
8. C – Em um engenho no interior de Campos, no Rio de Janeiro
A história se passa nesse cenário rural e típico da sociedade escravocrata brasileira.
9. C – Pureza, beleza e sofrimento
Isaura é a heroína romântica idealizada: bela, sofredora e virtuosa.
10. C – Uma compra feita por Álvaro
Álvaro compra a liberdade de Isaura, símbolo da vitória do amor e da justiça.
11. C – O mocinho abolicionista
Álvaro representa o homem justo, sensível e defensor da liberdade.
12. C – Sentimental e moralizante
O tom romântico visa comover e ensinar lições morais ao leitor.
13. A – Tirania e exploração sexual
Leôncio tenta dominar Isaura não só como escrava, mas também como objeto sexual.
14. C – Uma crítica ao sistema escravocrata
Apesar de seu romantismo, a obra tem um claro viés crítico.
15. B – A luta por justiça e liberdade
Miguel luta incansavelmente pela liberdade da filha.
16. C – Tornar a personagem mais aceitável para o público da época
Isaura foi idealizada como branca para gerar maior empatia dos leitores da elite.
17. C – Romance sentimental com crítica social
Combina amor, sofrimento e denúncia social.
18. B – Linguagem simples, direta e sentimental
A obra busca ser acessível e emotiva para o grande público.
19. C – Feliz e conciliador
Isaura se casa com Álvaro e conquista sua liberdade, final típico de romance romântico.
20. C – Foi traduzido para vários idiomas e combateu o ideal escravocrata
A obra ganhou notoriedade internacional e contribuiu para o debate abolicionista.
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