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Aprenda a Elaborar um Currículo Simples e Objetivo

Dicas para escrever o seu  Currículo


Você sabe como escrever um Currículo atualizado, bom e simples?

O que é um Curriculum Vitae?

A origem do termo é latina e significa "o curso da vida ou do trabalho. ”
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Você sabia que o currículo é uma maneira de se comunicar. 

Isso mesmo! Você precisa atrair a atenção do avaliador. O currículo é uma ferramenta de marketing e pode ser um dos documentos mais importantes que você irá escrever em sua vida profissional?


Existem modelos de computadores que podem ajudá-lo a escrever seu currículo ou empresas comerciais que cobrarão pela produção. Muitos são excelentes e feitos por bons profissionais.


Alguns modelos simples, como abaixo, podem ser suficiente, dependo do caso específico.



Clique aqui para baixar esse modelo

No entanto, esteja ciente de que essas são formas muito impessoais de produzir seu currículo. 


Dicas de Cursos

Os Cursos Profissionalizantes são uma ótima oportunidade para quem está entrando no mercado de trabalho confira esses três cursos oferecidos por sites parceiros: 

✔Curso de Administração Contábil e Financeira 
✔Curso de Administração de Empresas 
✔Curso de Auxiliar Administrativo 

Então vamos lá! Comece a elaborar o seu currículo:

Pegue um papel e faça uma lista de tudo o que você acha que deve ser incluído em seu currículo.

Considere tanto seu nível educacional quanto sua história profissional.


Tome cuidado para não esquecer nada. 


Lembre-se!!! Não apenas indique o que você fez, mas inclua as habilidades que você usou ao longo da vida.

E aí? 

Já fez o rascunho das suas experiências e habilidades mais importantes?

Agora Reveja sua lista e organize as informações nos seguintes grupos:

• Conteúdo: resumo de habilidades, experiências e formação (detalhadas e em ordem cronológica inversa);
• Propósito - conseguir emprego, estágio, treinamento, etc;
• Informações de contato - nome, endereço,número de telefone, email;
• Educação - cursos técnicos, profissionalizantes, graduação ou pós-graduação, principalmente as relacionadas com a área procurada ou que agreguem valor;
• Experiências em Serviço comunitário que podem ser relevantes 


    Conteúdo do currículo:

    O ponto mais prestigiado do seu currículo deve aparecer na primeira página, logo acima da metade da folha. Certifique-se de colocar importantes informações aqui, seus pontos fortes ou sua descrição de habilidades. 


    O topo da segundo página, se houver, também é um bom lugar para informações de destaque. Esses são os locais que atrairão a atenção dos leitores. 

    Uma dica é que você deve em seus esforços para manter seu currículo atualizado, adquirir o hábito de documentar tudo o que você faz.

    Cada experiência listada deve incluir:

    • Nome e local da organização
    • Atividade exercida
    • Datas de envolvimento, geralmente designado por mês e ano de início e término
    • Descrição da experiência 

    Primeiramente escreva o cargo, nome do empregador, localização e período de emprego

    (por exemplo, novembro de 2016 - fevereiro de 2017).

    Em seguida forneça uma breve descrição do responsabilidades / tarefas do cargo. Use verbos de ação para descrever essas atividades.


    Importante! Observe as habilidades relevantes que você desenvolveu e conquistas alcançadas enquanto trabalhava para cada empregador. Sugira e interprete como seu trabalho experiência refere-se às atividades do empregador.


    Observe quaisquer projetos ou tarefas especiais que você concluídas e responsabilidades que você tinha.  Liste sua posição mais recente primeiro e depois continue em ordem cronológica inversa.


    Lembre-se o uso de verbos de poder indica que você tomou uma atitude. Exemplos incluem palavras como "realizado", "alcançado" e "gerenciado" "positivo", "resultados" e "significativo".

    Quando revisores veem essas palavras de ação eles percebem que você é uma pessoa que tem iniciativa.

    Para preparar um currículo eficaz você precisa ser:

    • Claro - bem organizado e lógico
    • Conciso - relevante e necessário
    • Consistente - não misture estilos ou formas
    • Atual - atualizado
    • Completo - inclui tudo o que for preciso

    Observe abaixo alguns elementos de um bom currículo.
    • CLAREZA: use de forma concisa e inequívoca o idioma e a formatação. Evitar repetição inútil.
    • ORGANIZAÇÃO: organize suas informações de tal maneira que o que é mais relevante é destacado e atrai o leitor (coloque o mais relevante ou informações importantes em direção ao topo da página). Deve ser visualmente atraente e use uma variedade de formatos ferramentas, como: espaço em branco, negrito,itálico, marcadores e outras técnicas.


    • CONSISTÊNCIA: Organize deliberadamente seu currículo para evitar confusão. Estar consistente com onde você coloca a sua formação. Por exemplo, coloque os elementos-chave do título, organização, datas e local na mesma ordem para cada experiência.

    Veja um modelo simples e direto. 


    Clique aqui para baixar o modelo

    Dicas sobre a Identificação.



    Seu nome, endereço completo, número de telefone com área código e e-mail (verifique se é profissional).

    Geralmente, dados pessoais como o estado civil, data de nascimento, saúde, altura e peso podem ser  informações inadequadas e podem tirar o enfoque de suas qualificações profissionais e realizações. Avalie se é o momento de incluí-las, se não for solicitado.


    Formatação e Qualidade



    Primeiramente é importante que você saiba que não existe um formato padrão para um currículo, no entanto, a formatação faz com que seu currículo pareça mais profissional e mais fácil de ler. 



    Certifique-se de que a empresa contratante não fornece um modelo. Agora reveja a lista e decida o que incluir e o que excluir.

    Dicas de Forma e estilo.
    • Use 10-12 tamanho da fonte
    • Times New Roman e verdana são fontes padrões
    • Cuidado no uso de negrito, itálico, sublinhado, CAPS, etc.
    • Use linhas para separar cabeçalhos / seções
    • Use declarações com marcadores com verbos orientados à ação
    • As margens de 1/2 polegada nos quatro lados são padrão
    • Equilibre espaço em branco e texto
    • Liste todas as informações em ordem cronológica em cada seção
    • Use subtítulos sempre que necessário para facilitar a identificação das principais informações
    • Seu nome deve aparecer em cada página do seu currículo
    • Correção ortográfica
    Fonte: SC.EDU

    Use também:
     Papel comum (branco) 
    • Tamanho da fonte: 12 pontos
    • De um lado
    • Margens: 1 ”ao redor
    • Use negrito para coisas que se destacam
    • Número de páginas
    • Sem gráficos
    • A mesma fonte em todo (pode variar de tamanho alguns)


    Arquivos

    Quando se trata de padrões eletrônicos, programas genéricos de processamento de texto geralmente são aceitáveis, mas recomenda-se que os currículos sejam salvos no formato MS Word ou Adobe PDF. 

    Você precisa ter certeza de que seu currículo possa ser aberto com a maioria dos softwares atuais. Lojas de cópias comerciais pegam arquivos eletrônicos (via e-mail ou USB) e fazem várias copias impressoras de qualidade profissional. Para a maioria das aplicações, no entanto, uma jato de tinta ou laser doméstica produzirá cópias aceitáveis.


    Como Elaborar um Currículo Simples e Objetivo

    Veja também

    Cuidados importantes antes de enviar o currículo!

    • Revise, revise, revise! Solicite a alguém para analisar seu currículo antes de enviá-lo.
    • Use sua rede para que seu currículo seja analisado por alguém do setor.
    • Revise seu rascunho final com um olhar crítico - verifique se todas as suas declarações de currículo são positivas,orientada para a realização e verdadeira. Os fatos podem ser facilmente verificados por empregadores anteriores.
    • Acompanhe os CVs criados em uma pasta de arquivos do computador

    Resumindo em 10 regras a serem seguidas:

    1. Simplicidade: não complique demais um currículo com muitas categorias ou muita informação.
    2. Destaques: verifique se o seu CV destaca todas as suas realizações em sua carreira e vida pessoal até o momento. Pense no seu currículo como uma oportunidade de se vender.
    3. Verdadeiro: você deseja destacar suas realizações, mas não quer parecer excessivamente orgulhoso, e certamente não deve fabricar informações, pois isso se tornará óbvio para o seu empregador em algum momento.
    4. Único: use um estilo e um tom que sejam pessoais para você, mas de maneira sutil. Seja positivo, direto e pessoal. 
    5. Específico: o conteúdo deve ser personalizado de acordo com cada solicitação de emprego individual com a descrição do trabalho.
    6. Digitado: complete seu currículo em um processador de texto e garanta que, além de usar uma verificação ortográfica, você verificaram o documento quanto a erros de digitação ou formatação. Evite gíria.
    7. Sucinto: seja conciso. Os empregadores não ficarão impressionados com várias páginas de informações inúteis. Seja breve (idealmente duas, mas no máximo três páginas), mas não esmague as informações - mantenha-as bem espaçadas para que mais fácil de ler. Você deve deixar os empregadores que desejam descobrir mais.
    8. Cronológico: coloque as informações em ordem cronológica reversa, com os eventos mais recentes primeiro em cada posição.
    9. Revisão: peça a opinião de um colega ou gerente respeitado. Obtenha um segundo par de olhos para revisar criticamente o que você escreveu.
    10. Qualidade: use papel A4 de boa qualidade (não colorido) e sempre escolha uma fonte de tipo apropriada, para garantir que seu currículo parece o mais limpo e profissional possível. Não deve ser embalado com texto, mas deve ter algum espaço em branco.
    Os marcadores são uma boa maneira de exibir texto.

    Outro modelo simples de currículo:






    Você precisa de mostrar sua personalidade e desenvolver um estilo único. 



    Cuidado!!! Segundo especialistas no tema dizem que alguns empregadores podem identificar currículos produzidos por esses modelos. Separe na lista as informações que considera mais importantes.

      Observação: Esta postagem apresentam somente sugestões gerais que podem não ser adequadas para determinados avaliadores, portanto não há garantias quanto ao sua aprovação na vaga pretendida.

      Referências
      https://finearts.utexas.edu/sites/files/cofa/cv_guide_fall2014_pdf.pdf
      https://www.fip.org/files/ypg/Guides/YPG+Guide+to+Writing+a+CV.pdf
      https://sc.edu/about/offices_and_divisions/career_center/documents/students_curriculumvitae.pdf
      https://spproxy.soton.ac.uk/files.aspx?f=https://intranet.soton.ac.uk/sites/hr/How to/Writing a successful cv.pdf


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