Publicidade

Noções de Sustentabilidade para Concursos Públicos

Noções de Sustentabilidade para Concursos Públicos


Noções de sustentabilidade para concursos públicos é um conteúdo  que vem sendo exigido em diversos certames, principalmente em tribunais como: TRE, TRF, TJ e STJ.

Confira aqui uma série de publicações e dicas sobre o tema com, questões, resumo e apostilas. Para você que está estudando e se preparando para os concursos.

Edital TRF, já apresentou no programa do concurso um tópico específico de noções de sustentabilidade, por isso, apresentamos uma lista das principais leis e resoluções cobradas sobre noções de sustentabilidade

O que você vai conferir nesta postagem sobre noções de sustentabilidade?

  • Dicas de material e legislação sobre noções de sustentabilidade; 
  • Arquivos para baixar sobre Noções de Sustentabilidade;
  • Questões de noções de sustentabilidade
  • Dicas de preparação de noções de sustentabilidade para concursos
  • Vídeo aula sobre Noções de Sustentabilidade

Dicas de material e documentos sobre noções de sustentabilidade: 

Os concursos públicos organizados por diversos tribunais vem exigindo a matéria noções de sustentabilidade em seus editais. Sendo assim, trouxemos algumas questões sobre noções de sustentabilidade.

Questões sobre Noções de Sustentabilidade nos concursos públicos:


57. (FCC/2016/Teresina) A Lei nº 12.305, de 02/08/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos que define rejeitos como resíduos
(A) de atividades em pesquisas com fauna que não apresentem possibilidade técnica de ser lançados em aterros; Lixo como resíduo que não pode ser reaproveitado.
(B) sólidos que apresentem possibilidade ambiental de ser usados para uso em outros produtos; Lixo é resíduo que não deve ser reaproveitado de forma alguma.
(C) descartados que apresentem possibilidade técnica de ser lançados em aterros sanitários adequados; Lixo como resíduo que não deve ser reaproveitado.
(D) sólidos que não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada; Lixo como resíduo que pode ser reaproveitado.
(E) sólidos que apresentem impossibilidade ambiental de ser usados para uso em outros produtos; Lixo como resíduo que não inspira cuidados adequados. 


Gabarito D

2. (CESPE/STJ 2015) A respeito da Política Nacional sobre Mudanças do Clima (PNMC); da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei n.º 12.305/2010; e da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), julgue os seguintes itens. 
  • 42 A A3P é um programa que congrega princípios de sustentabilidade e tem natureza cogente, pois obriga os órgãos e entidades públicas a promover o uso racional dos recursos naturais e a gestão adequada dos resíduos gerados e a adotar outras práticas de mitigação dos impactos antrópicos sobre o meio ambiente. 
  • 43 Constituem instrumentos da PNMC, entre outros, os mecanismos financeiros e econômicos, no âmbito nacional, referentes à mitigação e à adaptação à mudança do clima. 
  • 44 O plano de gerenciamento de resíduos sólidos tem natureza estritamente diagnóstica, ao caracterizar o empreendimento, os resíduos gerados e seus respectivos passivos ambientais.

Gabarito das questões de noções de sustentabilidade

1. B 2.  42 E. 43 C. 44 E

Noções de Sustentabilidade para Concursos Públicos

Informações importantes para sua preparação:

Muitos especialistas concordam que uma das melhores técnicas de preparação para concursos públicos é a resolução de questões de provas anteriores da mesma banca organizadora ou de outras similares. Treine observando regras como:
  • Responda à pergunta sem olhar para nenhuma das opções. Então procure sua resposta.
  • Leia o enunciado da questão encaixando cada uma das respostas possíveis.
  • Se você não tiver certeza de uma resposta, elimine as opções que você sabe que estão incorretas, riscando-as.
  • Termos 'Absolutos' são frequentemente respostas incorretas Por exemplo, nunca, sempre, todos, etc
  • Desenvolva a resposta em sua cabeça antes de analisar as possíveis respostas.
  • Leia todas as opções

O que você está esperando? Treine, treine e treine! Resolva questões

Confira, os vídeos sugeridos para estudo das matérias que incluídas no programa e conteúdo de noções de sustentabilidade e não deixe visitar o Canal no Youtube.

Dicas para sua prova de noções de sustentabilidade para concursos

1. Letra da Lei

Leitura da lei fria! Não adianta. Ler a norma é fundamental para fixar alguns conteúdos. Sempre que puder, leia!


1. Aloque sua atenção com eficiência.

2. Interprete e elabore o que você está lendo.

3. Faça o seu resumo de estudo (por exemplo, localização, interpretações, exemplos)

4. Espace o estudo de um tópico ou área e repita o estudo várias vezes.

5. Organize e estruture as informações que você está tentando aprender.

6. Visualize as informações. Restabeleça o contexto durante um teste.



2. Legislação específica

No nosso caso o que vai fazer a diferença na classificação é focar na legislação de Noções de Sustentabilidade. Não deixe passar! Seja o diferente. 

  • Uma sugestão são os vídeos sobre noções de sustentabilidade para concursos públicos do Canal no Youtube. Confira!

Vídeo aula - Noções de Sustentabilidade para concursos

Assista ao vídeo Resolução 201 CNJ | Questão #1 | CESPE






Aproveite e clique aqui para se inscrever no Canal no Youtube Direito Ambiental em questão para receber as notificações de novos vídeos.

Conteúdo exigido de Noções de Sustentabilidade:

Competências das unidades socioambientais no Poder Judiciário e Plano de Logística Sustentável (Resolução CNJ nº 201/2015). 
Princípios de sustentabilidade nas licitações (Artigo 3º da Lei nº 8.666/1993, regulamentado pelo Decreto nº 7.746/2012 e suas alterações). 
Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº 12.187/2009). Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). 
Conceito de Desenvolvimento Sustentável (Relatório Brundtland). 
Agenda Ambiental da Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente (A3P). 
Critérios de sustentabilidade nos procedimentos de contratação de serviços na Administração Pública (Instrução Normativa nº 5/2017). Meio Ambiente (Arts. 170 e 225 da Constituição Federal). 


Veja também


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.