Publicidade

Saiba Como Responder as Questões Discursivas.

Como você deve responder questões discursivas?


As questões discursivas assustam estudantes em geral. 

O que são questões discursivas?

Questões discursivas são perguntas que exigem uma resposta mais elaborada e detalhada do que uma simples resposta curta ou verdadeira ou falsa. Normalmente, as questões discursivas requerem que o respondente expresse sua opinião, argumentos e exemplos para apoiar sua posição. Elas são comuns em exames escolares, concursos públicos, entrevistas de emprego, entre outras situações.

É preciso estar preparado para desenvolver o texto de maneira objetiva, clara e lógica. 

Acompanhe algumas dicas para responder uma questão discursiva ou redação. Algumas podem ser proveitosas para você.

A seguir estão algumas orientações para responder questões discursivas:

  • Leia e compreenda a pergunta: Certifique-se de ter compreendido plenamente o que a pergunta está solicitando antes de começar a responder.
  • Planeje sua resposta: Pense em seus argumentos e exemplos antes de começar a escrever sua resposta.
  • Seja claro e objetivo: Mantenha a clareza e objetividade ao escrever sua resposta, evitando divagações e desvios irrelevantes.
  • Use exemplos concretos: Use exemplos concretos para ilustrar seus argumentos e tornar sua resposta mais convincente.
  • Estruture sua resposta: Estruture sua resposta de forma lógica, começando com uma introdução, seguida dos argumentos principais e terminando com uma conclusão.
  • Revisão e edição: Verifique se sua resposta está bem escrita, sem erros de ortografia e gramática, antes de entregá-la.

As provas produzem sentimentos estressantes que podem alterar a capacidade de pensar durante o exame. A sensação de ter um nervosismo avassalador pode causar sentimentos de pânico. 

Esse tipo de preocupação reduziria o pensamento dos alunos e sua objetividade. Preparação e técnica podem modificar os pensamentos e comportamento para os positivos. 

O aluno deve reagir positivamente à situação diante da questão da prova. Esses pensamentos ajudam a gerenciar melhor a ansiedade

Como você deve responder questões discursivas?

25 dicas para responder questões discursivas.

  1. Aborde o tema logo no início da questão para mostrar ao examinador que você realmente conhece o assunto, criando uma boa primeiro impressão.
  2. Para permitir que novas ideias se formem para respostas mais fáceis, anote-as assim que pense neles.
  3. Responda a cada pergunta usando suas habilidades técnicas de redação.
  4. Capriche em sua caligrafia - o examinador deve ser capaz de ler!
  5. Anote as respostas cuidadosamente com caneta indicada no papel.
  6. Evite clichês, gírias e nunca use "linguagem de vulgar".
  7. Mantenha suas frases objetivas e simples, pois pode dar errar menos com frases diretas.
  8. Use palavras familiares, concreto não abstrato.
  9. Continue a reler as perguntas enquanto as responde, pois isso impedirá que você saia do tema.
  10. Não perca tempo e energia anotando coisas que a pergunta não exige que você
  11. Tome nota cuidadosa das palavras-chave em questões como "como?", "Por quê?", "Quando?"'o quê?', 'explicar', 'discutir', 'comparar', 'contraste', 'provar isso', etc. 
  12. Faça exatamente o que a questão está exigindo.
  13. Para questões do tipo de ensaio, passe os primeiros minutos planejando sua resposta. estajuda a garantir que o ensaio tenha um início promissor, meio e convincente fim. 
  14. Planejar (esquematizar) sua redação no início também ajuda você a evitar de perder importantes idéias.
  15. Para respostas numéricas ou de tipo de problema, certifique-se de que os examinadores possam ver exatamente como você alcançou suas respostas. 
Publicidade
  1. Mostre claramente cada passo que você dá, se algo der errado você ainda pode obter pontos pelo desenvolvimento.
  2. Dez vez em quando, dê um minuto de folga. Dê ao seu cérebro a chance de descansar e refletir.
  3.  Fique de olho no relógio. 
  4. Verifique o tempo no relógio se for permitido
  5. Seja severo consigo mesmo com o tempo que você está alocando para cada pergunta. 
  6. Deixe um espaço amplo após cada resposta para que você possa adicionar algo mais tarde. 
  7. Se o tempo estiver acabando escreva todos os principais tópicos e sub-pontos do tema, pelo menos você está mostrando que tem todas as informações necessárias para responder a essa pergunta.
  8.  Não saia cedo. Ignore os outros candidatos que saem quando terminaram a prova. Mesmo no último minuto uma ideia pode voltar para você que poderia valer alguns pontos extras
  9. Leia o seu script do começo ao fim. 
  10. Corrija todos os erros de ortografia, gramática e pontuação. 

.. Cinco estratégias para melhorar suas respostas na prova dissertativa para concursos públicos

As provas discursivas de concursos públicos são desafiadoras porque forçá-lo a responder em um período de tempo limitado. Você tem que gerenciar com eficácia o seu tempo e seus nervos. 

Sempre que você responder a uma pergunta discursiva, considere a melhor forma de estruturar sua resposta. É fácil responder a uma pergunta dissertativa com uma introdução simples e parágrafos de corpo. Isso permite que o examinador entenda sua resposta. Ao responder a uma pergunta, comece citando a introdução para que o instrutor possa analisá-la primeiro. Depois disso, use os parágrafos do corpo para responder à pergunta.

Aqui estão cinco dicas para escrever em suas provas dissertativas.

1. Planeje como você usará seu tempo

Um dos desafios que fatalmente surgirá na prova do seu concurso é que você tem um tempo limitado. Mais, há muitos estágios envolvidos na escrita de uma resposta forte. Você pode superar estas barreiras orçando seu tempo para tarefas diferentes.
Antes de responder

  • planeje e faça um brainstorm
  • organize suas ideias e desenvolva um foco
  • escreva
  • revisar e polir

2. Releia as perguntas antes de respondê-las

Antes de começar a responder a uma pergunta, é importante saber como respondê-la. A primeira coisa a fazer é compreender o que a pergunta está abordando. Se for sobre um tema muito semelhante ao que você estudou, pode usar as mesmas  respostas que fez no seu próprio estudo. Isto irá ajudá-lo a economizar tempo o processo de escrita.

Certifique-se sempre de responder a cada parte da pergunta que lhe for feita.
Perder uma parte da pergunta pode levar a uma resposta fora do tópico. Isso pode resultar em um redução de pontos.


3. Organize seus pensamentos usando um breve esboço, mapas mentais ou diagramas

O planejamento de sua redação é uma parte importante do processo de escrita. Você pode achar útil para decidir o que e como você escreverá fazendo algumas anotações preliminares. Você também pode inclua-os como parte de sua resposta para mostrar ao examinador.

Ao abordar um novo tópico, é melhor  pensar com cuidado antes de escrever sua redação. Isso garantirá que seus pensamentos sejam expressos de forma lógica e concisa, sem incluir palavras ou ideias desnecessárias. 
Alguns candidatos assumem que precisam apenas abordar os tópicos listados em seus materiais de curso. Infelizmente, isso leva muitos candidatos a abordar tópicos abaixo do ideal e ficam muito aquém da marca que estão tentando atingir, busque o maior nível de informação e conhecimento que puder.

Além disso, você deve explorar o tópico completamente para poder escrever uma resposta completa. Depois de saber o que incluir e excluir em seu ensaio, escrever torna-se muito mais fácil.

4. Seja legível

Ajuda a pessoa que marca a ver quais são suas idéias e o que você está tentando dizer.
Considere escrever espaçado para ajudar a tornar sua escrita mais legível. Isso também vai te ajudar quando você está revisando seu trabalho.
Cinco estratégias para melhorar suas respostas na prova dissertativa

5. Escreva algo

Se você não tiver certeza do que fazer, tente escrever tópicos sobre o assunto. Você pode desenvolver um senso mais forte de qual é a sua tese depois de desenvolver seus argumentos. Lembre-se de deixar espaço para que você possa adicionar suas idéias.

 A melhor maneira de responder a uma pergunta é respondê-la da forma mais natural possível. É importante pensar sobre o que o examinador vai procurar e como poderá interpretar a sua resposta. Quando estiver  respondendo deve pensar sobre a forma como podem interpretar a sua resposta.
Pode utilizar várias formas diferentes para responder a uma pergunta discursiva. Uma das formas é utilizar uma linguagem que seja fácil de compreender.  
Também se pode aproveitar outras oportunidades para que se possa usar os conhecimentos e a experiência de uma forma interessante.  

Como realizar uma prova discursiva?

Para realizar uma prova discursiva, você deve seguir os seguintes passos:
    1. Compreenda o tema e as regras da prova: antes de começar a escrever, leia cuidadosamente o enunciado da prova e certifique-se de compreender o tema e as regras.
    2. Planeje seu texto: pense nas ideias que deseja incluir e organize-as de forma clara e coerente.
    3. Desenvolva suas ideias: escreva um texto coerente e bem estruturado, usando argumentos e exemplos para apoiar suas afirmações.
    4. Revisão: revise seu texto antes de entregá-lo, corrigindo erros de ortografia e gramática.
    5. Conclusão: escreva uma conclusão coerente e condizente com o tema da prova.
Lembre-se de que uma boa prova discursiva requer clareza, coesão e coerencia nas ideias, bem como um bom domínio da língua e das regras gramaticais.


O que é uma prova discursiva?

Uma prova discursiva é um tipo de prova em que o candidato deve escrever um texto coerente e bem estruturado sobre um tema determinado. A prova discursiva exige que o candidato demonstre sua capacidade de compreender e analisar um tema, bem como de expressar seus pensamentos de forma clara e coerente. A avaliação normalmente leva em consideração a qualidade do texto, incluindo a coesão e coerencia das ideias, a correção gramatical e ortográfica, e a capacidade de apresentar argumentos e exemplos que apoiem suas afirmações.

Quais são os tipos de prova discursiva? 

Existem diversos tipos de prova discursiva, mas alguns dos mais comuns incluem:
    1. Dissertação: é uma prova em que o candidato deve escrever um texto coerente e bem estruturado sobre um tema determinado. A dissertação normalmente exige que o candidato apresente argumentos e exemplos que apoiem suas afirmações.
    2. Redação: é uma prova em que o candidato deve escrever um texto coerente e bem estruturado sobre um tema determinado. A redação normalmente exige que o candidato apresente argumentos e exemplos que apoiem suas afirmações, além de ter uma boa qualidade de escrita e domínio da língua.
    3. Ensaio: é uma prova em que o candidato deve escrever um texto coerente e bem estruturado sobre um tema determinado. O ensaio normalmente exige que o candidato apresente argumentos e exemplos que apoiem suas afirmações, além de ter uma boa qualidade de escrita e domínio da língua.
    4. Carta: é uma prova em que o candidato deve escrever uma carta sobre um tema determinado. A carta normalmente exige que o candidato apresente argumentos e exemplos que apoiem suas afirmações, além de ter uma boa qualidade de escrita e domínio da língua.
Lembre-se de que a especificidade de cada tipo de prova discursiva pode variar de acordo com as regras e exigências do examinador ou instituição que a aplica.

Fonte
goreycs.ie/Exam%20Preparation%20for%206th%20years.pdf


Adquira o Livro Português Esquematizado Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva. O candidato tem diante de si todo o arsenal de Língua Portuguesa. Clique aqui e confira!



Compartilhe Compartilhe Compartilhe
Compartilhe em sua s Redes Sociais!


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.